Por Oriane Launay
Porsche e Toyota tiveram motivos para comemorar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA no Bahrein hoje (2 de novembro), já que Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor conquistaram o Campeonato Mundial de Pilotos de Endurance de Hipercarros da FIA, enquanto Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryō Hirakawa garantiram a glória do Campeonato Mundial de Fabricantes de Endurance de Hipercarros da FIA para a Toyota.
A Bapco Energies 8 Horas do Bahrein foi emocionante e imprevisível desde o início, com o primeiro grande drama surgindo logo na décima volta, quando Buemi se viu expulso da liderança enquanto dava uma volta no TF Sport Corvette #82. Isso fez a estrela suíça cair para o sétimo lugar, e foi somente nos estágios finais que o TOYOTA GAZOO Racing GR010, que estava na pole position, #8, voltou a disputar.
Depois de ultrapassar Antonio Giovinazzi no Ferrari AF Corse 499P #51, líder de longa data da corrida, e Vanthoor no campeão eleito #6 Porsche Penske Motorsport 963, Buemi embarcou em sua última corrida em segundo lugar, atrás apenas de Matt Campbell no Porsche Penske Hypercar #5. Explorando seus pneus mais novos, o tetracampeão mundial partiu para uma investida, estabelecendo uma nova volta mais rápida enquanto caçava implacavelmente sua presa. O movimento decisivo veio com 40 minutos restantes – depois disso, o resultado nunca pareceu em dúvida.
“Essa foi talvez minha melhor pilotagem”, Buemi refletiu depois. “O contato inicial nos colocou em desvantagem, mas é sempre um jogo longo e nossa estratégia era garantir que guardássemos alguns pneus excelentes para o final da corrida. Quando voltei para o carro, estávamos em décimo e honestamente pensei que não tínhamos chance de voltar, mas com nossa vantagem de pneus, consegui fazer algumas manobras e sabia que o #5 começaria a ter dificuldades em algum momento. No final, tudo se encaixou perfeitamente.”
O sucesso da equipe #8 representou a primeira vitória da pole position na principal categoria do WEC nesta temporada – e, ainda mais significativo, garantiu à Toyota seu quarto troféu consecutivo de Fabricantes de Hipercarros.
As honras dos pilotos, no entanto, foram para a Porsche, com Estre, Lotterer e Vanthoor cumprindo sua etiqueta de favoritos pré-evento ao segurar seus rivais Ferrari e Toyota para fechar o acordo. Surpreendentemente, nenhum dos três candidatos ao campeonato terminou dentro dos pontos no Bahrein — pela primeira vez em 2024 — mas os resultados do trio #6 Porsche Penske Motorsport no início da campanha provaram ser mais do que suficientes para fazer o trabalho.
Do sexto lugar no grid, uma difícil turnê de abertura viu o Porsche 963 cair na ordem para 15º , após o que a equipe adotou uma abordagem conservadora, sabendo que um oitavo lugar seria suficiente, independentemente de qualquer outra coisa que acontecesse. Como se viu, eles nem precisavam disso, com o #7 Toyota GR010 Hypercar sendo vítima de um problema intermitente na bomba de combustível, e a #50 Ferrari nunca realmente aparecendo após o contato na primeira volta, o que a fez cair no grid.
A corrida do Porsche #6 foi igualmente movimentada, subindo na classificação para o segundo lugar apenas para então sofrer uma série de penalidades tardias que restringiram o carro a um 11º lugar – embora, naquela altura, no contexto da luta pelo título de pilotos, o resultado da corrida fosse um tanto irrelevante.
“Foi uma corrida horrível!”, avaliou Vanthoor. “Não cometemos muitos erros este ano, mas eu compensei isso hoje! Ainda assim, estamos lançando as bases para esta temporada, com uma ótima estratégia e um ótimo carro, e é por isso que somos campeões mundiais agora. Foi um ano incrível. Nunca trabalhei com uma equipe como esta antes, desde meus companheiros de equipe até os mecânicos e engenheiros. Este é um dos melhores dias da minha vida e acho que ainda não caiu a ficha. É algo que nunca vou esquecer.”
Atrás do vencedor da corrida Toyota, o pódio foi completado pela Ferrari #51 e pelo Porsche #5, enquanto a Peugeot e a Alpine confirmaram sua recente boa forma em quarto e quinto lugares com o #93 9X8 e o #35 Alpine A424, respectivamente.
Ferrari arrisca a glória do LMGT3
A Vista AF Corse obteve sucessos consecutivos na classe LMGT3, em uma corrida que poderia ter seguido vários caminhos diferentes – com várias mudanças de liderança e uma luta épica pela supremacia.
A chave para a vitória da equipe #55 Ferrari 296 LMGT3 foi uma decisão ousada e tardia de estratégia, fazendo um pit stop a menos que a maioria dos concorrentes. Cortesia de uma aula magistral de gerenciamento de pneus, Alessio Rovera se defendeu de uma ameaça dupla TF Sport Corvette na hora final para consolidar o segundo triunfo consecutivo da equipe italiana no carro que ele divide com François Heriau e Simon Mann.
As equipes do Corvette completaram os pódios, com o #81 pilotado por Charlie Eastwood, Rui Andrade e Tom van Rompuy superando o carro irmão #82 – que teve que se recuperar de uma penalidade inicial pelo contato com Buemi – e ficando em segundo lugar.
A United Autosports McLarens não conseguiu repetir o desempenho da classificação ao longo das oito horas e acabou caindo para sexto e oitavo.
Fonte: WEC News