
O icônico carro estrela Porsche 917K de 1969 , que antes era de propriedade de Steve McQueen, permanecerá sob a propriedade de um tal Jerry Seinfeld, depois que o comediante recusou um lance de US$ 25 milhões durante o evento Kissimmee, Flórida, da Mecum Auctions no sábado. Tal venda teria feito da estrela de Le Mans um vendedor recorde de todos os tempos para os produtos da montadora de Stuttgart.
O carro, um dos apenas 25 construídos em 1969, é uma máquina de corrida genuinamente aterrorizante. Um motor Tipo 12 V-12 refrigerado a ar fica atrás do motorista, produzindo 580 cv e 366 lb-ft em um veículo que pesa menos de 1800 lbs. Os pés do motorista ficam à frente do eixo dianteiro, protegidos apenas por uma fina camada de carroceria de alumínio. (Era preciso manter esse fato fora de mente ao fazer 215 mph na Mulsanne Straight.)
Segundo Lucas Bell, para a revista Road & Track, este exemplar é mais conhecido por seu papel no filme de 1971 “Le Mans”, no qual McQueen interpreta o piloto fictício Michael Delaney. O Porsche com pintura Gulf foi comprado pelo ator em 1970 com a intenção de fazer uma corrida genuína na famosa corrida, mas o estúdio que apoiava o ator interveio e proibiu sua participação por preocupações relacionadas à segurança. Isso não quer dizer que McQueen nunca tenha visto ação na pista, no entanto; ele ficou em 2º lugar nas 12 Horas de Sebring de 1970 em um Porsche 908/2 .
Leilões Mecum
Seinfeld adquiriria a famosa máquina de corrida em 2001, com o carro eventualmente passando por uma extensa restauração que terminou em 2024. O comediante é bem conhecido por sua predileção pela Porsche, com sua garagem mantendo ou tendo mantido alguns dos melhores exemplos da raça que já existiram. A combinação deste carro em particular de uma história de propriedade repleta de estrelas e significado genuíno significa que os especialistas consideram este um dos Porsches mais valiosos que existem. Outro 917K usado no filme, Chassis 024, foi vendido anteriormente por US$ 14,08 milhões em 2017 , tornando-o o Porsche mais valioso já vendido em leilão.
Será interessante ver se o legado de McQueen, que faleceu há 45 anos, continuará a aumentar o valor desta máquina em particular nas próximas décadas. O carro provavelmente sempre valerá mais do que um 917K “comum” — mas quanto mais é a questão.