Por que o veículo elétrico mais barato da VW também pode ser o mais avançado

por Green Car Reports

Embora a Scout Motors da Volkswagen planeje lançar caminhões elétricos com raízes na arquitetura elétrica zonal da Rivian a partir de 2027, no mesmo ano a VW também lançará essa arquitetura zonal em um produto muito mais humilde e acessível: o ID.1 de US$ 22.000 — ou qualquer que seja seu nome na versão de produção.

Por um tempo, o ID.1 pode ser simultaneamente o EV mais simples e mais avançado em tecnologia na linha global da marca Volkswagen, enquanto também carrega o menor preço. A VW confirmou na semana passada que ele será o primeiro veículo verdadeiramente definido por software entre seu grupo de marcas, que inclui Audi e Porsche.

Segundo Bengt Halvorson, da Green Car Reports, ao contrário do SUV e picape elétricos Scout , o pequeno EV, apresentado pelo conceito ID.Every1 no início deste mês, não chegará aos EUA. Mas na semana passada, a Green Car Reports deu uma primeira olhada na parte externa do conceito VW ID.Every1 , de perto em Dusseldorf, Alemanha, não apenas tendo uma ideia de como esse EV inovador atingirá metas de preço sem precedentes, mas também de como a VW adotará essa arquitetura zonal em EVs pequenos e grandes, simples e luxuosos. 

Conceito Volkswagen ID.Every1
Conceito Volkswagen ID.Every1

Em uma apresentação para a Green Car Reports e alguns outros veículos na semana passada, o chefe de design da VW, Andreas Mindt, explicou que o ID.Every1 não deve ser um mini-Golf ou um Polo menor, nem se parecer com uma versão menor de qualquer outro produto do portfólio da VW, embora Mindt veja alguma semelhança com o Golf Mk4 (1999-2004). 

De perto, as rodas de 19 polegadas — enormes para um carro tão pequeno — trazem o peso visual para os cantos e ajudam a aterrar as proporções, e os oficiais sugeriram que a versão de produção parece muito próxima do carro de exibição. Mindt enfatizou o quão importante era ter uma carroceria fina com uma bitola larga e manter a aparência geral da carroceria “super limpa”, sem vincos, revestimentos ou acabamentos plásticos adicionais, e nada pintado nela. Tire toda a desordem, ele explicou, “e parece melhor, não mais barato”.

Outra característica marcante é o teto que, neste modelo de quatro lugares, é mais baixo no meio, criando uma espécie de visual de bolha dupla que não só resulta em melhor aerodinâmica, mas também em um teto mais forte, observou Mindt.

Conceito Volkswagen ID.Every1

Volkswagen ID.Cada1

Chegando ao preço abaixo de US$ 22.000 deste EV

Kai Grünitz, chefe global de desenvolvimento técnico da Volkswagen, lembrou na semana passada, ao lado do carro-conceito, que no início de 2023, quando a VW formou o projeto, era realmente difícil definir como ela poderia realizar um EV com o ponto de preço alvo de 20.000 euros. Então, ela recorreu a fornecedores para obter informações e analisou muitos veículos de concorrentes, especialmente da China. 

Em suma, a equipe precisava de mais do que a versão de “entrada” com tração dianteira da plataforma MEB da VW compartilhada com o ID.2 de 25.000 euros, sinalizada pelo conceito ID.2all de 2023. A parte frontal do veículo é essencialmente a mesma do ID.2, à frente do pilar dianteiro, mas de lá para trás eles são carros muito diferentes. 

Um motor de 70 kW (94 cv) é uma das primeiras concessões de custo, então reduziu o comprimento total em comparação ao ID.2 — de 159,4 polegadas para 152,8 polegadas, com um balanço mais curto. A bateria vem da China, e o layout do feixe de torção na parte traseira começou com o eixo traseiro do Polo atual e, Grünitz apontou, limita o tempo que a bateria pode durar por causa dos pontos de montagem do layout. 

O 1 terá uma bateria pequena e uma autonomia para dirigir na cidade . O e-Up EV anterior tinha aproximadamente a mesma autonomia com pouco mais de 32 kwh de capacidade utilizável (37 kwh brutos) e pesava cerca de 2.700 libras. 

Em um modelo de produção seguindo o ID.Every1, as células LFP no formato de célula unificada serão fornecidas pela China, proporcionando um alcance de pelo menos 155 milhas pelos testes WLTP europeus. 

Volkswagen ID.Cada1
Volkswagen ID.Cada1

Fundamentalmente, o layout de tração dianteira torna o ID.Every1 e o ID.2 menos caros de fazer em comparação com se fossem de tração traseira, disse Grünitz. No ID.2, ele permite espaço para uma espécie de “porão” na parte traseira do veículo, bom para duas caixas de garrafas, de acordo com Grünitz, fornecendo 410 litros (14,5 pés cúbicos) no total, o que é 8% a mais do que o Golf de hoje — um carro de tamanho maior. 

Por dentro, um console central mínimo ou omitido era um aspecto que poderia cortar custos. Enquanto o carro base será muito limpo e simples por dentro, os compradores poderão adicionar elementos que se encaixem em grupos de clientes — jovens interessados ​​em entretenimento, por exemplo, ou donos de cachorros. A VW até considerou eliminar a tela de exibição completamente e enfatizar uma abordagem de trazer seu próprio dispositivo, disse Mindt, mas isso não economizou dinheiro de fato e precisava de uma interface básica para usabilidade, então trouxe uma tela dedicada para o centro.

Volkswagen ID.Cada1

Volkswagen ID.Cada1

Também vale destacar: o ID.Every1 tem freios a disco traseiros, enquanto todos os outros modelos MEB atuais — até mesmo a van elétrica VW ID.Buzz de US $ 60.000 — vêm com freios a tambor traseiros. 

E estabelecendo outra ruptura limpa com os VW EVs existentes, não espere um nome numérico na produção. Ele terá o que Grünitz chamou de “um nome real” — embora ele tenha enfatizado que ainda não foi decidido exatamente o que. 

Volkswagen ID.Cada1
Volkswagen ID.Cada1

Pequeno VW EV, grande na arquitetura Rivian

Quando chegar em 2027, o pequeno ID.1 EV da VW, seja qual for o seu nome para os compradores, vai apostar alto na arquitetura elétrica Rivian-VW, ao mesmo tempo em que leva adiante alguns componentes familiares. Tanto o ID.1 quanto o ID.2 que chegarão antes dele em 2026 usarão adaptações conscientes de custos de componentes da plataforma MEB, mas o ID.1 conectará esses componentes de uma forma totalmente nova. 

Como Grünitz explicou, serviu como uma espécie de linha de base para a arquitetura zonal. “Normalmente você tem arquitetura eletrônica, e essa arquitetura eletrônica já está definida, e você tem as funcionalidades que vêm com essa arquitetura”, disse Grünitz. “E aqui fizemos o contrário.”

Grünitz disse que, da forma como a VW está adotando a arquitetura zonal da Rivian, você pode ter até quatro zonas. A zona central — a “computação principal” — será a mesma na maioria ou em todos os veículos aos quais ela é aplicada. Eles usarão a mesma família SoC (sistema em chip), embora possivelmente começando com um SoC com menor potência para o ID.1, disse Grünitz, mas a arquitetura base será a mesma em todos os veículos . 

Arquitetura elétrica e pilha de software da Rivian e do Grupo Volkswagen
Arquitetura elétrica e pilha de software da Rivian e do Grupo Volkswagen

A próxima geração da Scalable Systems Platform (SSP) do VW Group se tornará modular de uma nova maneira, permitindo que combinações dos mesmos componentes principais prontos para uso sejam usadas em tudo, desde carros pequenos até SUVs maiores. Parte integrante disso é a mesma arquitetura, que conectará esses componentes principais em apenas algumas zonas, enquanto que, de outra forma, nos veículos de hoje haveria muitas dezenas de controladores separados. 

Em outras palavras, pode haver muitos dos mesmos chips, chicotes e conectores por baixo, mas vários outros componentes que permitem recursos de luxo e conveniência serão reservados para os veículos que serão construídos no SSP — incluindo o próximo ID Golf, previsto para 2028 e possivelmente com destino aos EUA. 

Isso significa que o ID.1 não terá todas as funcionalidades dos veículos SSP, explicou Grünitz, mas haverá esforços para adicionar algumas delas — com um novo carregador de inicialização, por exemplo, fornecendo muito mais recursos de atualização sem fio do que é possível em veículos MEB, e essencialmente o mesmo que está por vir para o SSP. 

Volkswagen ID.Cada1
Volkswagen ID.Cada1

Apesar das raízes modestas, ele está vendo este EV de entrada como um veículo totalmente definido por software . Como a VW expôs em sua revelação do ID.Every1, ele “pode ser equipado com novas funções ao longo de todo o seu ciclo de vida”.

Outra maneira de ver isso, mencionou Grünitz, é que o ID.1 pode ter cerca de 95% da arquitetura zonal desses futuros veículos SSP, mas não todos os componentes para acompanhá-lo. 

Quais são alguns exemplos de componentes principais que a VW pode deixar de fora do ID.1 de US$ 22.000? 

“É um veículo de entrada, então ele terá um conjunto de ADAS totalmente diferente; você não precisa de direção de nível 3 , por exemplo”, explicou Grünitz, observando que ainda está decidindo quais sensores serão incluídos. Mas, para simplificar, o ID.1 não virá com todas as redundâncias necessárias para se tornar um robotaxi no futuro. 

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