Por que a Joe Gibbs Racing entra na temporada NASCAR de 2025 com muito a provar

por Racer

A Joe Gibbs Racing decidiu que bom não era bom o suficiente após a temporada de 2024, o que tornará o próximo ano intrigante para a organização.

Três das quatro equipes de Gibbs parecem diferentes do ano passado, e um dos seus melhores chefes de equipe, Chris Gabehart, saiu do box onde supervisionava uma equipe, e agora está supervisionando tudo como diretor de competição. Todas as mudanças se resumiram a tentar tornar a organização mais forte.

Gibbs venceu seis corridas no ano passado com dois pilotos; os outros dois não venceram. Mas três dos quatro pilotos ganharam uma vaga na pós-temporada. Nenhum deles, no entanto, chegou ao Championship 4.

Segundo Kelly Crandall, da revista Racer, considerando que Gibbs é uma das equipes poderosas da Cup Series, a expectativa é vencer com frequência e disputar o título da Cup Series. Mas Gibbs não vence um campeonato de pilotos desde 2019 com o agora ex-piloto Kyle Busch. Desde que a corrida pelo título mudou para Phoenix Raceway, houve pilotos de Gibbs na disputa, mas todos eles acabaram ficando aquém.

Denny Hamlin terminou em quarto lugar nos pontos em 2020 e em terceiro em 2021. Martin Truex Jr., agora aposentado, terminou em segundo lugar nos pontos em 202. Foi Christopher Bell quem carregou a bandeira nas últimas temporadas, chegando à corrida do campeonato em 2022 e 2023.

Mais uma vez, foi bom, mas não bom o suficiente. Não para um time como o Gibbs. Eles querem mais.

Daí a intriga. Os movimentos que foram feitos nesta offseason funcionarão? Eles foram os corretos?

Aqui está uma análise:

Denny Hamlin, Chris Gayle e a equipe nº 11

Bem, será este o ano para Hamlin vencer o campeonato da Cup Series? Será Gayle quem ajudará a fazer isso acontecer?

Um campeonato é tudo o que importa para Hamlin. Suas realizações e total de vitórias (54) são dignas do Hall da Fama da NASCAR, mas a falta de um campeonato é o elefante na sala. Não há vergonha nisso, porque um campeonato não está nas cartas para todos, mas é certamente notável quando você considera o quão bem-sucedido Hamlin tem sido em todas as outras áreas.

Então isso significa um Hamlin muito motivado entrando em 2025. Aqueles que estavam no scrum com Hamlin em 22 de novembro, o dia em que as mudanças de organização em Gibbs foram anunciadas, tiveram a sensação de que ele não estava necessariamente feliz em perder Gabehart. Não foi uma decisão de Hamlin, e ele não sabia que isso aconteceria até que lhe disseram que estava feito.

Hamlin não ficou entusiasmado com a mudança de chefe de equipe, mas uma nova perspectiva pode ser tudo o que é necessário para que ele garanta o título evasivo. Matthew Thacker/Motorsport Images

Daí a motivação para continuar a ter sucesso, apesar da mudança de chefe de equipe. Gayle, enquanto isso, se torna o próximo homem a tentar fazer Hamlin superar o obstáculo. E tem que haver um pouco de determinação para Gayle também. Ele tem duas vitórias na Cup Series em 214 largadas, e muito mais a conquistar.

Uma vitória rápida para Hamlin e Gayle daria um bom tom para a temporada. Então, a questão é o quanto mais eles podem fazer juntos.

Chase Briscoe, James Small e a equipe nº 19

É uma corrida a pé entre Hamlin, Gayle, Briscoe e Small para ver quem sente que tem mais a provar em Gibbs. No caso da equipe nº 19, Briscoe tem uma ótima segunda chance de sucesso na Cup Series após a dissolução da Stewart-Haas Racing, onde venceu duas vezes em quatro anos. Briscoe sabe o que se espera dele em Gibbs e não espera estar por perto se não entregar.

E esse deveria ser o caso. Briscoe é um vencedor comprovado e é considerado um dos melhores talentos da garagem. Ele precisa mostrar consistentemente.

Small, enquanto isso, quer provar que pode ter sucesso sem Martin Truex Jr. Muito crédito pelo sucesso da equipe foi para a habilidade de Truex, e Small quer que algum respeito seja dado ao seu nome pelo trabalho que ele fez no pit box. Isso faz duas pessoas determinadas, mas os resultados contarão a história.

Christopher Bell, Adam Stevens e a equipe nº 20

A dupla Bell e Stevens é a única em Gibbs que permanecerá a mesma entrando na temporada. Com base nisso, as expectativas para o time nº 20 são as mesmas: vencer, e vencer muito.

Nas últimas três temporadas, Bell e Stevens venceram oito corridas, o que os coloca empatados com o companheiro de equipe Hamlin como o maior número dentro da organização durante o mesmo período. Bell também esteve no Championship 4 durante duas das últimas três temporadas.

É uma questão de estourar a porta ao lado e ganhar um campeonato da Cup Series. A equipe é capaz e Bell continua a se destacar como um dos melhores pilotos do esporte. Stevens é um chefe de equipe bicampeão da Cup Series e consegue a maioria das pessoas que ele guia.

A única desvantagem aqui é que Bell e Stevens, às vezes sem culpa própria, tiveram chances escapando por entre os dedos. É por isso que Bell diz que o time não mostrou seu potencial total mesmo cinco anos em sua carreira na Cup Series. Então, imagine o quão dominante seu time pode ser quando esse dia chegar.

As esperanças de Bell no campeonato de 2024 foram desfeitas quando ele foi penalizado por andar na parede em Martinsville na semana anterior à final de Phoenix. Imagens de automobilismo

Uma intriga particular em torno de Bell é esta: a felicidade geral pode se traduzir em sucesso? Gibbs afrouxou suas regras em torno de suas corridas de terra de pilotos, o que significa que Bell está de volta para se divertir longe do circuito da NASCAR. Para qualquer um que acompanhou o Chili Bowl na semana passada, Bell virou manchete não apenas por sua performance, mas pelo sorriso em seu rosto.

Um bom espaço mental vai longe para qualquer atleta. Se poder correr corridas de terra traz a Bell tanta felicidade e confiança, não há razão para que isso não se traduza nas tardes de domingo.

Ty Gibbs, Tyler Allen e a equipe nº 54

A pressão sobre esta equipe não tem nada a ver com empregos em jogo. Mas em termos de atender às expectativas, a pressão está lá para começar a atingir consistentemente os resultados que uma equipe Joe Gibbs Racing deveria obter, incluindo vencer.

Gibbs não venceu em suas duas primeiras temporadas. Não é o fim do mundo, e outros jovens pilotos foram mais longe, mas Gibbs já deveria ter vencido. Sua média de chegada em 2024 foi de 17,4 (um pouco melhor do que os 18,4 que ele obteve em sua temporada de estreia), e ele estava à beira de disputar uma vaga na pós-temporada por pontos. Todos os números precisam aumentar para o terceiro ano.

E então, entra Allen. Agora o homem encarregado de elevar a equipe nº 54, Allen se torna um chefe de equipe da Cup Series pela primeira vez. Isso por si só traz pressão para ter um bom desempenho. A boa notícia é que Allen não é estranho a liderar equipes de corrida bem-sucedidas. Ele teve um 2024 frutífero, vencendo oito corridas com quatro pilotos diferentes. Será que esses dois vão se dar bem e com que rapidez?

Joe Gibbs espera que seja mais cedo do que tarde. Mas o mesmo pode ser dito sobre todos os seus times após tentar não deixar pedra sobre pedra antes de uma nova temporada.

You may also like