Pole: Lundgaard na ponta dos pés em Toronto

por Indycar

Christian Lundgaard ganhou o Prêmio NTT P1 para a Honda Indy Toronto em condições mistas na tarde de sábado, sua segunda pole da temporada NTT INDYCAR SERIES.

Em uma sessão de qualificação cheia de surpresas e condições mistas, Christian Lundgaard deu a virada final ao conquistar o prêmio NTT P1 para a Honda Indy Toronto no sábado.

Lundgaard, 21, da Dinamarca, conquistou sua segunda pole nesta temporada e de sua jovem carreira na NTT INDYCAR SERIES com o tempo de 1 minuto e 4,1567 segundos no No. 45 Vivid Clear Rx Honda, disputado por Rahal Letterman Lanigan Racing. A outra pole de Lundgaard veio no GMR Grand Prix em maio no circuito de Indianapolis Motor Speedway.

A pole provou como o foco da RLL em melhorar seu ritmo em circuitos de rua temporários como o percurso de 11 curvas e 1.786 milhas ao redor do Exhibition Place de Toronto está valendo a pena. O melhor desempenho de qualificação anterior da equipe de três carros nesta temporada em uma pista de rua foi 11º por Lundgaard no Grande Prêmio Firestone de São Petersburgo, apresentado pela RP Funding no início de março.

“Tenho um histórico, pelo menos nos karts, de ser rápido na chuva”, disse Lundgaard. “Só pilotei na chuva uma vez com este carro, que foi a Indy GP do ano passado, e não fomos competitivos.

“O carro Hy-Vee Vivid Clear Rx hoje estava lá. Eu não posso agradecer a esta equipe o suficiente. Sei que está molhado e é complicado, mas olhando para onde estávamos nos circuitos de rua no início deste ano e no ano passado, fizemos um grande progresso.”

A cobertura ao vivo da corrida de 85 voltas começa às 13h30 ET de domingo no Peacock e na INDYCAR Radio Network nos Estados Unidos e TSN no Canadá. O aquecimento matinal de 30 minutos começa às 10h15, com cobertura ao vivo no Peacock e na INDYCAR Radio Network nos EUA e TSN+ no Canadá.

Todos os pilotos da sessão Firestone Fast Six mudaram para pneus Firestone slick em uma pista seca depois de usar pneus de chuva durante a segunda sessão escorregadia. Isso criou alguns momentos de rabo de peixe e coração na garganta, enquanto todos os seis pilotos lutavam por aderência nas poucas áreas onde a pista permanecia molhada. Um punhado de pilotos roçou na parede durante a emocionante e imprevisível sessão final, enquanto a traseira de seus carros desviava e saía das curvas.

Scott McLaughlin largará em segundo, empatando sua melhor temporada, após uma volta de 1: 04,4790 no No. 3 Gallagher Insurance Team Penske Chevrolet. McLaughlin girou no início do Firestone Fast Six e perdeu seu melhor tempo até aquele ponto como penalidade por desencadear um amarelo local, mas ele fez sua volta mais rápida nos momentos finais da sessão – como quase todos os pilotos – quando o circuito começou a secar após uma chuva intensa no início da qualificação.

Pato O’Ward se classificou em terceiro em 1: 04.5500 no No. 5 Arrow McLaren Chevrolet. Marcus Ericsson se juntará a ele na segunda fila depois de se classificar em quarto lugar em 1: 04.9091 no No. 8 Huski Ice Spritz Honda.

Felix Rosenqvist largará em quinto após uma volta de 1: 04,9423 no No. 6 Arrow McLaren Chevrolet, já que Arrow McLaren e Team Penske colocaram dois pilotos cada um no Firestone Fast Six. O atual campeão da série e detentor do recorde de pole da INDYCAR SERIES Will Power foi o segundo piloto da Penske nas três primeiras filas, qualificando-se como o melhor sexto da temporada em 1: 05,0703 no No. 12 Verizon Team Penske Chevrolet.

A sessão de qualificação de três rodadas foi quase tão notável para quem perdeu o Firestone Fast Six quanto para quem chegou ao grupo final.

O líder do campeonato Alex Palou, que lidera por 110 pontos sobre o companheiro de equipe Scott Dixon, encontrou o primeiro soluço de sua temporada dominante na primeira rodada. Ele não conseguiu avançar porque a chuva fraca começou nos 90 segundos finais de seu grupo, enquanto ele e outros pilotos estavam com pneus slick e começará em 15º lugar no 10º lugar do Journie Rewards Honda. O pior ponto inicial anterior de Palou nesta temporada foi o sétimo em São Petersburgo e Texas.

“Nós realmente não juntamos tudo o que tínhamos”, disse Palou. “Tivemos muito mais ritmo do que isso e não conseguimos melhorar nos suplentes (pneus). É uma pena que vamos ter que largar de trás, mas sabemos que temos um carro rápido e podemos fazer isso a partir daí.

O atual vencedor da corrida de Toronto, Dixon, também não fez o Firestone Fast Six, perdendo apenas o avanço do segundo grupo por 0,1128 de segundo. Ele largará em sétimo no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda.

Kyle Kirkwood, o mais rápido no treino de sexta-feira e o segundo no treino de sábado de manhã, largará em oitavo no No. 27 AutoNation Honda. O bicampeão da série Josef Newgarden, terceiro na classificação, largará em 11º no No. 2 Snap-on Tools Team Penske Chevrolet.

Por Paul Kelly | Publicado: 15 de julho de 2023

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