O Pirelli Cinturato All Season SF3 obteve a pontuação mais alta em um teste comparativo conduzido pela Tyre Reviews sobre os principais produtos para todas as estações atualmente no mercado, publicado em setembro de 2024. Os pneus foram testados no tamanho 19 polegadas (235/35 R19) em um Volkswagen Golf GTI em uma variedade de condições, de asfalto seco a neve, e o Cinturato All Season SF3 se destacou como o melhor entre os seis pneus testados.
Teste comparativo da Tyre Reviews
Para mostrar uma comparação aprofundada em superfícies secas e molhadas, bem como neve e gelo, o teste também incluiu pneus de verão e inverno como referência. Ao longo dos testes, o Cinturato All Season SF3 mostrou excelente desempenho. Em superfícies molhadas, a entrada de curva e a aderência do pneu Pirelli se destacaram, e ele também provou ser o pneu mais esportivo da seleção. Sua superioridade em testes de frenagem em piso molhado foi igualmente clara, com o Cinturato All Season SF3 superando as outras marcas com uma distância de parada significativamente menor: 25,14 metros contra 26,6 metros para o pneu em segundo lugar. Isso destacou a capacidade do pneu Pirelli de garantir segurança ideal em condições molhadas. O Pirelli Cinturato All Season SF3 também ficou em primeiro lugar em todos os testes relacionados à aquaplanagem. Em testes em piso seco, o Cinturato se destacou não apenas por seu desempenho de frenagem e aderência do eixo dianteiro, mas também por chegar tão perto do desempenho dos pneus de verão usados como referência. A tração no gelo também foi notável. Em termos de conforto, a Pirelli alcançou os melhores níveis gerais em termos de ruído: tanto em termos de intrusões menores quanto mais substanciais. O Cinturato também mostrou excelentes resultados de resistência ao rolamento, levando a melhor eficiência de combustível e menores emissões.
O Cinturato All Season SF3
Lançado na primavera de 2024, o Cinturato All Season SF3 representa a mais recente atualização do pneu para todas as estações da Pirelli para carros médios e compactos, e é o resultado de um processo de desenvolvimento do centro de P&D da Pirelli que usa principalmente técnicas de modelagem virtual. Essa escolha tornou possível estudar todas as variáveis em paralelo, como compostos, padrão de piso e distribuição de tensões físicas no pneu.
Fonte: Pirelli & C. S.p.A.