Por Kelly Crandall
Os três companheiros de equipe da Hendrick Motorsports que ainda estão lutando por uma vaga na corrida pelo campeonato da NASCAR Cup Series expressaram confiança em suas chances de avançar com uma corrida restante na Rodada de 8.
Mas todos os três pilotos enfrentam desafios diferentes indo para a corrida de eliminação. William Byron é o único piloto da Hendrick sentado em uma vaga de transferência, mas ele está na bolha com uma pequena vantagem de sete pontos.
“Absolutamente”, disse Byron sobre fazer o trabalho no Martinsville Speedway (domingo, 2 da tarde, horário do leste dos EUA). “Fizemos isso na primavera, então deveríamos conseguir.”
O triunfo de Byron na primavera em Martinsville Speedway foi sua terceira vitória nas primeiras oito corridas da temporada. Ele não venceu desde então.
No domingo, no Homestead-Miami Speedway, Byron terminou em sexto. Foi sua quinta colocação consecutiva no top 10, no entanto, uma vitória de Tyler Reddick diminuiu a vantagem de Byron na linha de corte em 20 pontos.
“Nós meio que tivemos o que tivemos (domingo)”, disse Byron. “Não fomos bons o suficiente, e estávamos apenas tentando conseguir tudo o que podíamos. Sinto que um sexto lugar é bom. Se tivesse ficado verde lá, acabaríamos entre os cinco primeiros. Não sei como isso muda os pontos, mas só temos que ir para Martinsville Speedway e competir por uma vitória.”
Byron está uma posição à frente de Kyle Larson, que está sete pontos atrás de uma vaga de transferência. Pela segunda semana consecutiva, Larson e sua equipe tiveram que lutar por trás após um problema no início da corrida.
Em Homestead, foi um furo que fez Larson bater na parede no primeiro estágio. Ele então rodou no estágio final, com 13 voltas para o fim, enquanto lutava com Ryan Blaney pela liderança da corrida. Larson tentou se espremer entre Blaney e Austin Dillon na curva 3.
“Você está tomando decisões em frações de segundo”, disse Larson após terminar em 13º. “Austin não fez nada errado. Eu só esperava que ele me visse chegando quando (Blaney) chegasse ao seu interior, e talvez ele corresse uma pista fora do muro só para me dar um pouco de ar limpo. Ele continuou a correr sua linha.
“Eu tinha um pequeno buraco e estava tentando abrir espaço para ficar na frente do nº 3 e chegar rapidamente à parede para, com sorte, ficar do lado de fora do nº 12 ou construir uma corrida para tentar alcançá-lo nas (curvas) 1 e 2. Mas sim, simplesmente não deu certo.
“Eu estava indo o mais rápido que pude. A equipe No. 5 HendrickCars.com Chevy fez um ótimo trabalho se recuperando depois do pneu furado.”
Larson foi o maior perdedor de pontos no domingo. Ele foi de 35 pontos acima da linha de corte para sete abaixo.
“Às vezes fomos fortes em Martinsville, então veremos”, disse Larson. “Não é minha melhor pista, mas tenho sido muito melhor lá desde que entrei para a Hendrick Motorsports. Precisamos apenas nos classificar bem e dar o nosso melhor.”
Enquanto isso, Chase Elliott reduziu alguns pontos de seu déficit em direção a uma vaga de transferência, mas ainda está em uma situação de vitória obrigatória. Elliott terminou em quinto em Homestead após um DNF precoce na corrida de abertura da rodada em Las Vegas quando foi pego em um acidente com vários carros. Elliott está em último no grid do playoff em um buraco de 43 pontos.
“Eu fiquei cada vez mais tenso conforme o dia passava”, disse Elliott sobre a corrida de domingo. “Eu estava apenas tentando administrar isso na parte da frente de uma corrida e, no final das contas, eu simplesmente não fiz um bom trabalho de administrar isso. Quando o ritmo ficou mais rápido e todos começaram a pressionar, eu realmente não tinha mais nada para pressionar.
“Foram algumas semanas realmente sólidas para o time No. 9 NAPA Chevy, de uma perspectiva de ritmo. Isso é encorajador conforme você avança nos playoffs.”
Elliott, assim como seus companheiros de equipe, é um vencedor no Martinsville Speedway. Elliott venceu a corrida de outono em Martinsville em 2020, o que o levou à corrida do campeonato, que ele venceu e conquistou o título da Cup Series.
“Muito confiante”, disse Elliott sobre o próximo fim de semana.
A Hendrick Motorsports venceu cinco das últimas oito corridas do Martinsville Speedway. Após a vitória de Eliott em 2020, Alex Bowman venceu no outono de 2021, Byron na primavera de 2022 e Larson na primavera de 2023. Além da vitória de Byron mencionada anteriormente nesta temporada.
E na corrida de primavera de abril, a Hendrick Motorsports terminou em 1-2-3 em uma corrida que comemorou seu 40º aniversário, com Byron liderando Larson e Elliott na linha de chegada.
Fonte: Racer.com