PEUGEOT: releitura futurística com o Interception

Com um novo conceito que exalta sua atitude felina e atraente, um interior com um design revolucionário e uma promessa de sensações de condução inéditas, o PEUGEOT INCEPTION CONCEPT abre uma nova era e materializa a visão da marca para seus futuros veículos elétricos.  Primeiro manifesto do Design PEUGEOT sob a direção de Matthias Hossann, o PEUGEOT INCEPTION CONCEPT traz em si essa transformação fundamental da Marca.

ÉMOTION.

O PEUGEOT INCEPTION CONCEPT é a expressão realista dessa visão otimista, capaz de enfrentar os desafios do futuro. Com a nova geração do i-Cockpit® e o comando Hypersquare, ele revoluciona o prazer de dirigir, através de uma nova gestualidade intuitiva. Com o conceito inédito de área envidraçada panorâmica Skyspace, proporciona novas emoções e sensações. Seu habitáculo cria um novo espaço interno e a arquitetura inovadora agrega materiais que exploram os reflexos coloridos para abolir o preto, além de redefinir a noção de sustentabilidade graças a novas técnicas.

EXCELLENCE.

O PEUGEOT INCEPTION CONCEPT abre novas perspectivas com uma arquitetura audaciosa derivada da geração das plataformas “BEV-by-design” e dimensões generosas que valorizam a excelência de suas inovações.

Este manifesto inspirará os futuros produtos da Marca, inclusive os mais compactos, a partir de 2025.

Linda Jackson, CEO da marca PEUGEOT

“A PEUGEOT está empenhada na eletrificação de sua gama. Em 2023, 100% dos veículos da gama serão eletrificados e nos dois próximos anos serão lançados cinco novos modelos 100% elétricos. Nossa ambição é simples:  fazer da PEUGEOT a primeira marca elétrica na Europa em 2030. Este objetivo e esta visão ambiciosa abrem o caminho para uma transformação radical da Marca. Ela se materializa hoje no PEUGEOT INCEPTION CONCEPT que marca o começo de uma nova era! PEUGEOT fez a promessa de que o mundo é melhor com Allure, e o PEUGEOT INCEPTION CONCEPT passa a encarnar o sentido dessa promessa”

PEUGEOT INCEPTION CONCEPT – A marca abre o caminho para uma nova visão do automóvel

O nome PEUGEOT INCEPTION CONCEPT (ou « Inceptio » em latim) significa o “início”. Nenhum outro nome poderia sintetizar melhor a ambição deste manifesto da PEUGEOT que traz em si a promessa de uma nova era para a Marca. Com um design visionário, o PEUGEOT INCEPTION CONCEPT põe em destaque um habitáculo que oferece perspectivas tecnológicas originais e nos faz embarcar numa experiência automobilística exclusiva.

  • O PEUGEOT INCEPTION CONCEPT nos projeta para uma nova dimensão, entre sonho e realidade, com a promessa de emoções intensas ao nos aproximar, tocar ou entrar no veículo. O objetivo é levar a maior parte de suas inovações para as linhas de produção a partir de 2025.

Matthias Hossann, diretor de design da PEUGEOT

“A PEUGEOT se transforma, mas o PEUGEOT INCEPTION CONCEPT permanece incontestavelmente um PEUGEOT. Ele exprime a atração felina atemporal da Marca e mostra a que ponto somos otimistas em relação ao futuro do automóvel e das emoções que ele proporciona. Brilhante e luminoso, o PEUGEOT INCEPTION CONCEPT reinventa a experiência espacial da condução ao mesmo tempo que ilustra algumas de nossas reflexões que nos permitirão reduzir em mais de 50% a pegada de carbono da PEUGEOT até 2030. A transformação da Marca abrange todos os aspectos da concepção, da produção e da vida dos PEUGEOT de amanhã. O Design faz parte integrante dessa transformação. »

EXCELÊNCIA das novas plataformas STLA “BEV-by-design”, a base de uma revolução

O PEUGEOT INCEPTION CONCEPT foi projetado para usar uma das quatro plataformasBEV-by-design” do grupo Stellantis. A chegada dessa nova gama de plataformas a partir de 2023 vai revolucionar os modelos PEUGEOT de amanhã. Concebidas para a eletrificação, sua arquitetura tem diferenças significativas que os designers souberam aproveitar para repensar integralmente o habitáculo do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT, imaginando assim uma postura de condução inédita e uma nova experiência a bordo para os passageiros.

  • A plataforma STLA Large usada pelo PEUGEOT INCEPTION CONCEPT ganha uma silhueta de sedan, baixa (1.34 m) e eficiente, com 5,00 m de comprimento. Um tamanho deliberadamente escolhido para realçar as inúmeras inovações desse manifesto. A plataforma também faz parte da nova linguagem formal da PEUGEOT, garantia permanente do DNA da Marca.
  • As novas plataformas nativas elétricas “BEV-by-design” introduzirão igualmente os módulos tecnológicos alimentados pela inteligência artificial : STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA Autodrive.
  • O PEUGEOT INCEPTION CONCEPT 100% elétrico possui a tecnologia 800 V.  Graças à bateria de 100 kWh ele percorre 800 km com apenas uma carga completa, ou seja, o equivalente da distância de Paris a Marselha ou de Bruxelas a Berlim. Seu consumo é notável, com apenas 12,5 kWh por 100 km. A bateria recarrega o equivalente de 30 km de autonomia em um minuto, ou 150 km em cinco minutos. O PEUGEOT INCEPTION CONCEPT se recarrega por indução, simplificando esta etapa por não precisar de cabo.
  • Dois motores elétricos compactos, um na frente e outro atrás,  proporcionam ao PEUGEOT INCEPTION CONCEPT tração nas quatro rodas, garantido a excelência de uma condução dinâmica perfeitamente controlada. A potência acumulada chega a 680 cv (500 kW). A aceleração de 0 a 100 km/h é efetuada em menos de 3 segundos.
  • A excelência da tecnologia embarcada na família de plataformas é concretizada no PEUGEOT INCEPTION CONCEPT pelo Steer-by-Wire. Ele elimina o volante tal como o conhecemos há décadas e o substitui por um comando Hypersquare em que as ligações mecânicas dão lugar a comandos elétricos digitais.


Jérôme Micheron, diretor de Produto da PEUGEOT

“Os clientes têm grandes expectativas em relação ao carro elétrico. Graças à nova geração de plataformas “BEV-by-design” dedicadas aos veículos elétricos, estaremos à altura dessas expectativas. Vamos surpreender com a organização espacial inédita de nossos futuros veículos, vamos simplificar os gestos e reinventar a experiência da condução. Essas ambições reais se concretizam hoje na forma do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT. A transformação da PEUGEOT vai muito além da ambição de se tornar 100% elétrica. A Marca disponibilizará plenamente todas as novas possibilidades oferecidas pela tecnologia elétrica e pelos novos softwares para proporcionar experiências inéditas e enriquecedoras»

ATITUDE felina para uma nova linguagem formal

Logo à primeira vista é possível reconhecer um PEUGEOT por sua postura felina. Os genes da marca estão presentes, porém os códigos são reinterpretados com vistas à nova era que começa agora. Esta nova linguagem formal será introduzida nos próximos modelos PEUGEOT a partir de 2025. Ela é mais simples e mais pura, além de integrar um acabamento e texturas dignos do universo digital. O novo design oscila entre linhas sensuais e curvas atléticas, mais geométricas e afiadas, como nos ressaltos horizontais nos para-lamas.

O desafio do design do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT repousa inteiramente no contraste entre um perfil dinâmico – para uma postura felina – e um habitáculo concebido como uma cápsula envidraçada que se estende até à frente dos pés do condutor e do passageiro dianteiro.

Visto de perfil, o design conserva os códigos PEUGEOT de um sedã elegante e esbelto da PEUGEOT, enquanto a vista de cima nos leva para um futuro próximo, onde os carros elétricos são projetados sobre plataformas dedicadas. Toda a magia do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT consiste em ousar uma transição perfeitamente fluida entre o design exterior e interior, possibilitada, entre outros, por sua área envidraçada exclusiva.

  •  VIDROS INTELIGENTES

Os passageiros do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT estão no centro de 7,25 m2 de área envidraçada que contribuem para a audácia conceitual desse manifesto. A área envidraçada total (para-brisa, vidros laterais e laterais-traseiros) é composta por um tipo de vidro concebido para a arquitetura. Adaptado ao PEUGEOT INCEPTION CONCEPT, o vidro conserva suas qualidades térmicas excepcionais e é submetido a um tratamento multicromático (tratamento com banhos de óxidos metálicos), um processo inicialmente utilizado pela NASA para a viseira dos capacetes dos astronautas. O vidro NARIMA® possui uma reflexão mais quente, em tons amarelos, e uma transmissão bastante fria, em tons azulados. Essa área envidraçada cria um diálogo sutil entre o exterior e o interior. No exterior, ela se reflete na tonalidade neutra da carroceria. No interior, sua luminosidade é difundida sobre os materiais, modificando em permanência seus reflexos e cores. Os passageiros do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT descobrem uma nova experiência no ambiente de Cores & Materiais do veículo, enquanto o tratamento do vidro multicromático soluciona o problema térmico e anti-UV.

  • UMA COR DE CARROCERIA EXCLUSIVA

A cor da carroceria do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT é composta por finíssimos pigmentos de metal em uma única camada, o que requer uma quantidade bem menor de energia na aplicação. Seu aspecto extremamente qualitativo valoriza os volumes da carroceria e, assim como os vidros, sua tonalidade muda ao interagir com o ambiente exterior.

  •  UMA FACE DIANTEIRA EXCLUSIVA, A “FUSION MASK”

O para-choques frontal adota uma novíssima assinatura luminosa PEUGEOT que integra as três garras emblemáticas da marca. Esta nova face dianteira dotada de uma forte identidade de marca promove a fusão entre a grade e a assinatura no seio de um mesmo objeto que também inclui os sensores. Ela é composta por uma única peça de vidro em cujo centro se encontra o logo luminescente realçado pelo efeito 3D. Esta máscara é percorrida por três finas barras horizontais atravessadas pelas três garras. Os quatro módulos dos conjuntos ópticos estão alojados sob a máscara de vidro, que por sua vez é tratada com um efeito espelhado. A impressão é feita com a tecnologia digital INKJET.

  • PORTAS COMUNICANTES

Uma “TECH BAR” atravessa horizontalmente a superfície das portas. É uma tela superficial que emite diferentes mensagens no exterior do veículo quando o condutor e os passageiros se aproximam. A inteligência artificial do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT reconhece a condutora ou o condutor e efetua as regulagens de conforto (posição dos bancos, temperatura, modo de condução e preferências multimídia) desejadas por cada ocupante.

Além do nível de carga das baterias, a “TECH BAR” exibe as mensagens habituais de boas-vindas e de despedida e integra os diversos sensores e radares necessários para a condução autônoma. Assim, sem a presença desses elementos técnicos, a carroceria é totalmente lisa. A parte inferior das portas é maior e bastante saliente para aumentar o aerodinamismo dessa zona ultrassensível.

  • UMA ZONA TÉCNICA NA PARTE DIANTEIRA

O PEUGEOT INCEPTION CONCEPT não descuida dos aspectos relacionados à utilização e à praticidade e adota um elemento de carroceria móvel na frente do imenso para-brisa. Este pequeno capô libera a zona técnica Aero Tech Deck na qual o PEUGEOT INCEPTION CONCEPT concentra todas as funções de manutenção elétrica, como a tomada para recarga e o nível da carga.

  • UMA TRASEIRA EXPRESSIVA

Como um reflexo identitário da nova assinatura frontal, a parte traseira apresenta um acabamento ultra-high-tech com as três garras que parecem adentrar infinitamente o veículo graças às duas espessuras de vidro, criando um efeito verdadeiramente mágico. A parte traseira do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT exalta a escultura sutil dos para-lamas, marcados por uma linha simples que se difunde num volume generoso e sensual.

  • RODAS AERODINÂMICAS

As rodas “AERORIM” do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT conjugam aerodinâmica e estética com maestria. Elas são desenhadas de forma a respeitar a simetria axial, assim como as rodas de 20 polegadas do novo PEUGEOT 408.  Inserções de têxtil forjado contribuem para o esforço aerodinâmico, enquanto detalhes de alumínio micro perfurado afirmam o aspecto ultra-high-tech do design. O emblema do Leão iluminado permanece estático enquanto as rodas giram. No interior da roda pode-se ver a pinça de freio recoberta com vidro espelhado. Este aspecto inusitado do design complementa as partes de vidro do Hypersquare, bem como das faces dianteira e traseira do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT.

Phil York, Diretor de Marketing e Comunicação da PEUGEOT

“Assim como no PEUGEOT INCEPTION CONCEPT, nossos futuros modelos contarão com a inteligência artificial STLA Brain e serão totalmente conectados. Os clientes da PEUGEOT terão uma experiência sem falhas, que vai associar interação física e humana, conversas virtuais com a marca e serviços inteligentes online. O PEUGEOT INCEPTION CONCEPT revela uma parte dessas importantes inovações. Os futuros modelos da PEUGEOT montados nas plataformas “BEV-by-design” serão não apenas zero emissão, como também relaxantes e excitantes, fáceis de comprar, de utilizar e de atualizar”.

O PEUGEOT INCEPTION CONCEPT representa a visão do futuro do automóvel, para melhor corresponder às expectativas dos clientes que buscam cada vez mais prazer e estão abertos às novas tecnologias. Uma nova geração de clientes, mais conectados e que querem uma marca que ofereça veículos elétricos com uma grande autonomia, um acesso fácil à recarga, uma conectividade integrada com softwares de programação de trajetos através de uma interface simples. A PEUGEOT tem a solução e no decorrer dos dois próximos anos lançará cinco novos modelos 100% elétricos, terá uma gama totalmente elétrica e a partir de 2030, todos os modelos da PEUGEOT vendidos na Europa serão elétricos.

EMOÇÃO de novas sensações com o Hypersquare, a revolução no i-Cockpit®

Já são mais de 9 milhões de i-Cockpit® nas ruas. Já faz dez anos que essa nova geração de cockpit dotada de inovações ergonômicas foi revelada na primeira geração do PEUGEOT 208. Hoje ela é reinventada pelo PEUGEOT INCEPTION CONCEPT, que se baseia em tecnologias futuristas confirmadas. Seus criadores optaram por uma arquitetura inteiramente repensada, abolindo o volante com seus habituais comandos integrados. Já nascido digital e inspirado nos videogames, o comando Hypersquare dá um salto à frente e consolida o conceito i-Cockpit® inventado pela PEUGEOT ao transpô-lo para um futuro próximo.

  • UMA NOVA GERAÇÃO DO i-COCKPIT®

Com seu comando Hypersquare inédito, o PEUGEOT INCEPTION CONCEPT oferece sensações a bordo amplificadas por uma experiência de condução ágil e toda uma nova geração mais intuitiva do i-Cockpit®. Com um clique ou o toque de um  dedo, pode-se controlar todas as configurações de condução. A tecnologia steer-by wire proporciona uma condução mais instintiva e simples, como num videogame, mas na vida real. A ergonomia extrema do Hypersquare, que substitui o volante convencional, cria um novo gestual natural, mais simples e seguro. Novos gestos para um novo prazer de conduzir, esta ergonomia também oferece um conforto de condução incomparável.

O Hypersquare com comandos elétricos digitais é composto por uma tela que possui nos quatro cantos alvéolos circulares que executam diversas funções:

  1. Preensão totalmente natural e universal do comando de direção,
  2. Conforto de condução na ponta dos dedos,
  3. Ativação dos comandos do veículo com um simples impulso do polegar.

O gestual se assemelha àquele que empregamos no dia a dia com os smartphones. O aspecto intuitivo induz um alto nível de segurança.

O centro do Hypersquare é constituído por uma tela do tipo tablet, dedicada à exibição das informações de controle. Os pictogramas das diferentes funções (ar-condicionado, volume do rádio, ADAS, etc.) são exibidos nos dois painéis laterais para facilitar o acesso ao comando desejado. Este se encontra no interior dos alvéolos circulares e para acessá-lo basta deslocar o polegar sem largar o comando de direção. Para um conforto de condução ainda maior, o aro do Hypersquare é feito através de impressão 3D, e a tela digital de vidro que fico no centro lhe confere um valorizador aspecto High-Tech.

 A futura geração do i-Cockpit integra a plataforma tecnológica Stellantis STLA Smart Cockpit.

  • O HYPERSQUARE COMBINADO COM O HALO CLUSTER

O comando Hypersquare combina-se em plano de fundo com uma tela flexível que difunde em 360° as informações de condução ou infoentretenimento. Esse HALO CLUSTER, com sua tela circular, permite informar os passageiros que se aproximam do veículo. Uma comunicação exterior que reforça o conceito de compartilhamento e de uma nova visão do automóvel.

Durante a transição para a condução autônoma de nível L4 (STLA AutoDrive), o HYPERSQUARE se retrai e uma grande tela panorâmica corrediça se estende a partir do piso, oferecendo um novo modo de vida no habitáculo.

A PEUGEOT tem a ambição de implantar o Hypersquare numa próxima geração de veículos da gama antes do final da década.

  • STEER-BY-WIRE

Previamente ao desenvolvimento do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT, a Marca testou e incorporou a tecnologia do Steer-by-Wire a fim de desenvolver essa inovação e incrementar a facilidade de condução, a segurança e a confiabilidade visando uma utilização regulamentada. A coluna de direção desaparece, abrindo a possibilidade de implantar uma nova arquitetura a bordo do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT.

EMOÇÃO de novas perspectivas de condução, sensações amplificadas e um conforto sublimado

O PEUGEOT INCEPTION CONCEPT propõe uma visão inédita para o interior de um grande sedã e cria novos posições para os bancos, mais alongadas, conforme as novas arquiteturas “BEV-by-design” dedicadas aos veículos elétricos. A linha de cintura alta funciona como um tranquilizador reforço da segurança. A fileira 1 se projeta para a frente e oferece uma visão da estrada excepcional.

A fileira 2 beneficia de uma visibilidade externa levada ao extremo, graças às generosas superfícies envidraçadas e às novas proporções dos bancos. As fachadas de vidro na parte posterior dos encostos dos bancos dianteiros oferecem aos ocupantes da fileira 2 uma zona exclusiva para ajustar a ambientação e as configurações. Cada material do habitáculo foi tratado em função de seus reflexos. Assim, a cor no interior do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT evolui em função do ambiente circundante e da luz que ilumina o interior. A bordo, o espaço, o conforto e a emoção são potencializados.

  •  BANCOS IMERSIVOS

Todas as proporções dos bancos foram retrabalhadas, com uma largura ampliada e um conforto imersivo: o Comfort Fit, com um assento que se adapta à morfologia de cada passageiro. A arquitetura e a estrutura aparente do banco ajustam-se o mais próximo possível do corpo. Não se trata mais de se sentar num banco de carro, mas de se instalar num mobiliário inédito, adaptado às condições de uma condução dinâmica, ou em modo relaxante durante as fases de condução autônoma. Os bancos do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT com suas proporções espetaculares oferecem a postura Comfort Fit em que os apoios de cabeça não ultrapassam a linha de cintura. A altura baixa do assento possibilita esta arquitetura inédita que libera o espaço.

  • O PAINEL DE INSTRUMENTOS DESAPARECE

A bordo do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT, todos os equipamentos são mais baixos. Em frente aos assentos, o cockpit minimalista e retrátil nas fases de condução autônoma, destina-se unicamente ao condutor. O painel de instrumentos desaparece, assim como o tablier. Com a visibilidade totalmente aberta para a estrada, os ocupantes usufruem de novas perspectivas e experiências, multiplicando a emoção sentida a bordo.

  • SOM PREMIUM FOCAL

Sensações amplificadas passam pelo som, e o PEUGEOT INCEPTION CONCEPT é equipado com um sistema de alta fidelidade Premium da FOCAL, marca francesa especializada em Audio Hifi. A espacialização do som no interior é ótima, com lugares pensados sob medida. O sistema é composto por um amplificador, diversas barras de som (cada uma delas com diversos alto-falantes coaxiais de 100 mm) implantados nas portas e na parte frontal do habitáculo. Também existem dois subwoofers instalados no piso.

Um trabalho de concepção conjunta com a assinatura “PEUGEOT- FOCAL”, que também se encontra gravada nas grades das barras de som.

EXCELÊNCIA de materiais com durabilidade renovada

Transformar a PEUGEOT numa marca elétrica significa muito mais do que instalar baterias e motores elétricos em nossos carros. O interior do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT é a concretização das pesquisas avançadas sobre a profunda transformação dos ambientes a bordo. Aqui, o preto foi totalmente abolido em benefício de novas atmosferas nascidas do casamento da luz filtrada pelo vidro multicromático e de materiais em tons metálicos relativamente neutros, capazes de alterar o ambiente interno apenas pelo jogo de reflexos. O PEUGEOT INCEPTION Concept é uma vitrine de novas técnicas que a marca vai explorar para reduzir sua pegada de carbono em mais de 50% até 2030 na Europa e se tornar totalmente neutra em emissões de carbono até 2038.

  • TÊXTEIS FORJADOS

Não basta repensar a arquitetura dos veículos. O PEUGEOT INCEPTION CONCEPT levou a reflexão mais longe ao imaginar novas soluções para maximizar a economia circular. Assim nasceu o têxtil forjado. As sobras de tecidos 100% poliéster provenientes das oficinas de prototipagem do centro de design ou de fornecedores são reaproveitadas e termocomprimidas a vácuo, com injeção de um aglutinante na forma de uma resina. Esta tecnologia produz um material extremamente duro e durável que pode ser transformado em peças de sustentação ou de acabamento. Ele pode ser utilizado em diversas estruturas, tais como portas, e não requer elementos de revestimento suplementares: o trabalho do design consiste em dar visibilidade a essas peças, até então invisíveis.

  • O AÇO GALVANIZADO BRUTO

Partindo do princípio de que um carro, mesmo elétrico, tem um mínimo de 50% de aço na sua composição, surgiu a ideia de mostrar essa matéria em sua forma bruta, pensando em limitar o número de componentes do habitáculo. É o que foi feito nas estruturas dos bancos e no console do PEUGEOT INCEPTION CONCEPT. O aço é então tratado por galvanização (banho de zinco e tratamento anticorrosivo), obtendo um reflexo estético bruto. Essa solução está perfeitamente alinhada com o conceito que consiste em realçar os reflexos específicos de cada uma das matérias utilizadas no espaço interno. A evocação de matérias brutas está inscrita no DNA, como no caso do cobre utilizado no conceito Onyx há dez anos.

  •  O ENCONTRO DO VELUDO E DA IMPRESSÃO 3D

O acabamento dos bancos e do piso é realizado com um tipo particular de veludo, 100% poliéster reciclado com um reflexo intensamente metálico que brinca com a luz difundida pela cápsula de vidro. É um material 100% reciclado. Para acompanhar as novas perspectivas proporcionadas pelas posições dos bancos e a visão desobstruída da estrada, o veludo se prolonga no piso, onde é impresso com padrões 3D para desempenhar a função de tapete.  A continuidade entre os bancos e o piso é, portanto, realizada com um único material. A impressão em 3D nesse tecido flexível é revolucionária e 100% reciclável, feita em colaboração com a STRATASYS.

  • O COLCHÃO AIR QUILTING®

O Comfort Fit dos bancos é exacerbado pela presença de verdadeiros colchões reguláveis na altura dos ombros. Este estofamento eletro soldado, feito com uma matéria única, facilmente reciclável, provém dos bolsos infláveis recuperados de bancos convencionais. Normalmente invisível, este bolso é tratado com um efeito metálico para se integrar nos bancos. É visível no nível do apoio do ombro e permite multiplicar o Comfort Fit em função do modo de condução. Dar visibilidade ao que estava oculto representa mais simplicidade, menos peças e mais conforto.

Fonte: Stellantis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *