Peugeot e-208 – Elétrico

A Peugeot anunciou o início da comercialização do Peugeot e-208 GT no mercado nacional, seu hatch esportivo 100% elétrico, além disso os 20 primeiros compradores do modelo garantirão uma estação de recarga doméstica. Segundo a marca a chegada da versão, que é topo de gama na Europa, é ponto de partida para o lançamento de um ecossistema de eletrificação pensado para o consumidor deste nicho de mercado, entre os pilares da ofensiva da marca francesa está o movimento “Move To Electric”.

O pionerismo tem sempre um custo alto para aqueles que o abraçam. Por um lado a fábrica que resolve ser pioneira enfrentará a dúvida se seu produto será um sucesso ou um fracasso, enquanto que o consumidor que se aventura em comprar algo inedito, corre o risco de ter um “mico” nas mãos.

Basta lembrar dos que compraram os primeiros carros a alcool no final da década de 70 e amargava em busca de postos de gasolina que vendessem o novo combustível, ou ainda quem comprou equipamentos eletricos depois da mudança dos pinos das tomadas eletricas no Brasil e tinham que procurar adaptadores para carregarem seus dispositiovos.

O fato é que, os carros eletricos não são o futuro, mas sim o presente da industria automotiva e quem não se eletrificar, rapidamente ficará para trás em um mercado ainda muito lucrativo.

A Peugeot sabe exatamente o custo de ser pioneira e por isso está garantindo facilidades para quem comprar o e-208, fornecendo gratuitamente a tão necessária estação de recarga  doméstica.

É obvio que isso não resolverá todos os problemas, pois aqueles milhares de brasileiros que moram em prédios e condomínios ainda terão uma dura negociação com o sindico e administradores para convencer a instalar a estação de recarga doméstica.

No maior shopping do Rio de Janeiro já há disponivel sistemas de recarga para carros elétricos, dentre os milhares de vagas disponíveis para estacionar nos dois paviementos do shopping, existe cerca 5 vagas com sistema de recarga, pode parecer pouco, e realmete é, mas já é um começo e isso ditará uma tendencia.

Com relação ao e-208 a Peugeot quer escrever o capítulo de maior sucesso da Série 200, o Novo PEUGEOT 208 é um carro extremamente bonito, e não por acaso já conquistou diversos prêmios na Europa e no Brasil desde o seu lançamento, em 2020. O hatch foi o grande vencedor do European Car Of The Year, um dos prêmios mais cobiçados do mundo, e no Brasil, com suas configurações equipadas com motorização flex, recebeu o título de Melhor Hatch Compacto pelo Prêmio UOL Carros. Já na versão 2021, o modelo foi eleito o Melhor Carro Compacto na décima primeira edição do CAR AWARDS BRASIL, e conquistou destaque no prêmio de Compra do Ano 2021, realizado pela Revista Motorshow.

Agora a marca dá início à comercialização do PEUGEOT e-208 GT, que entrega altas doses de esportividade e emoção com um ingrediente especial adicionado à receita: eletrificação! Rápido, magnético e segundo a fábrica divertido de pilotar, o PEUGEOT 208 passa agora a ser oferecido também na configuração 100% elétrica.

A performance do PEUGEOT e-208 GT é garantida por um motor que entrega 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW), que permite ao modelo acelerar de 0 a 100km/h em 8,3 segundos. Há três modos de condução disponíveis, e a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento. O modo “Eco” tem como foco a otimização da autonomia; já o “Drive” é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.

O câmbio tipo joystick dispõe de cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo. O condutor pode escolher entre “moderado”, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e “aumentado”, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.

BATERIA DE ALTA PERFORMANCE

Com a bateria que possui  50 kWh de capacidade, o carro é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug (presente no mesmo local de abastecimento da versão a combustão).

O sistema é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente continua (DC). O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo. 

O PEUGEOT e-208 GT pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW (o que, na prática, significa recuperar cerca de 270 km de autonomia) – os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel. A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de qu

ilometragem de 160 mil km.

Esclarecendo o tempo de recarga, algo que é extremamente importante para quem quer se eletrificar:

Poder de carga Tempo previsto (bateria kW a 80%)

1,8 kW (tomada doméstica)24h56
11 kW / 22 kW04h03
7,4 kW06h02
50 kW53 minutos
100 kW30 minutos

O PEUGEOT 208 marcou a estreia da produção de hatches na plataforma CMP (Common Modular Platform), uma das mais modernas da PSA. Uma das características dessa plataforma é poder ser otimizada para versões térmicas e elétricas na mesma linha de produção. Assim, a Marca é capaz de manter exatamente o mesmo padrão de equipamentos para toda a linha, garantindo que todo PEUGEOT 208 disponha dos itens de segurança e de assistência à condução do mais alto nível, qualquer que seja sua motorização.

Isso quer dizer, por exemplo, que mesmo com uma bateria de 220 litros de densidade acoplada debaixo do piso do veículo, a arquitetura da plataforma do e-208 GT permite:

–         Manter o mesmo volume de porta-malas da versão a combustão (311 litros).

–         Espaço frontal e traseiro dos ocupantes idênticos aos da versão a combustão.

–         Excelente posição de dirigir e aplicação das mais modernas tecnologias de assistência à condução.

Para rodar com plena segurança no Brasil, a marca aplicou um pacote de alterações com reforços específicos para as nossas condições topográficas, climáticas e, principalmente, de pavimentação. Uma delas é o pacote para proteção da bateria, com aplicação de chapas metálicas (ao invés de plásticas) em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre. As bandejas de suspensão do e-208 GT ganharam reforços, a famosa “tropicalização”, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas aqui são do tipo run flat.

O sistema de fixação da bateria de 12 volts também foi levado em conta e recebeu adaptação para garantir um funcionamento perfeito e seguro em nosso país, assim como o sistema de climatização, que sofreu ajustes para obtenção do máximo desempenho térmico mesmo em situações de elevada temperatura ambiente, ampliando o nível de conforto a bordo do veículo.

O lançamento de um veículo elétrico, segundo a Peugeot, não trata apenas da oferta de um novo produto, e sim de todo um ecossistema de mobilidade elétrica pensado para o consumidor. Por isso, a chegada do PEUGEOT e-208 GT representa não somente a introdução da eletrificação no portfólio, mas também o pontapé inicial para um importante reposicionamento da Marca no país, que tem entre seus pilares estratégicos o movimento Move To Electric.

Esse ecossistema engloba uma série de ações para garantir a melhor experiência possível em termos de eletrificação. Para construí-lo a Marca fez o mapeamento da jornada da eletrificação, desde a compra até o pós-venda, a fim de identificar as principais necessidades e antecipar soluções, garantindo tranquilidade ao cliente. Com isso, a PEUGEOT traz ao mercado inovação além do produto em si, por meio de uma estrutura específica para o cliente de elétricos, com várias vantagens de pós-venda.

E você leitor, gostou do novo Peugeot e-208?

Você será um dos pioneiros da eletrificação ou deixará isso para outros?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *