Por Stephen Kilbey
O 9X8 nº 94 da Peugeot TotalEnergies liderou as telas de cronometragem na primeira sessão de treinos livres do Campeonato Mundial de Endurance da FIA 8 Horas do Bahrein, realizado em condições ensolaradas.
O melhor tempo veio logo no início da corrida de Paul di Resta, 1m50.837s, que foi 0.49 acima do Porsche Penske Motorsport 963 nº 5 de Frédéric Makowiecki, que foi o único outro piloto a marcar uma volta abaixo de 1m51s. Sua volta também veio com mais de uma hora restante no relógio. Fazendo com que as três marcas ficassem entre as três primeiras estava o nº 51 Ferrari AF Corse 499P, que terminou dois décimos atrás com 1m51.041s.
O carro irmão 9X8 contribuiu para o início encorajador da Peugeot na reunião ao ficar em quarto lugar, à frente do líder do campeonato, o Penske Porsche nº 6, que terminou em quinto com 1m51.116s.
Mais abaixo na ordem, em oitavo e nono, os dois BMW M Hybrid V8 tiveram uma sessão produtiva, completando 85 voltas combinadas, o maior número de qualquer equipe na classe.
O Cadillac V-Series.R, que conquistou a pole position, terminou em 18º com o menor total (32 voltas) e um tempo 1.s atrás do ritmo.
O LMGT3 teve o Lexus RC F LMGT3 nº 78 da AKKODIS ASP liderando o caminho, com Kelvin van der Linde marcando 2m02.079s.
Alessio Rovera terminou três décimos atrás no No. 55 Vista AF Corse Ferrari, mas mais rápido que Matteo Carioli, que colocou o Iron Lynx Lamborghini Huracan em terceiro com um na segunda metade da sessão. Isso empurrou o irmão vencedor do Fuji No. 54 AF Corse 296 LMGT3 para o quarto lugar.
Não houve grandes dramas na sessão de 90 minutos, que foi interrompida apenas uma vez por uma breve placa amarela em todo o percurso.
Fonte: Racer.com