Os Miseráveis (Victor Hugo, 1862), Os Três Mosqueteiros (Alexandres Dumas, 1844) e A Bela e a Fera (Gabrielle-Suzanne Barbot, 1740) são todos grandes exemplos literários franceses adaptados para os cinemas que evidenciaram e continuam a disseminar o romantismo inspirado pelo país. O novo Peugeot 3008 é um retrato desse viés romantico e apaixonado dos franceses, afinal o bólido ostenta um design apaixonante a primeira vista.
Mas não é apenas um design excepcional que o modelo tem a oferecer, dotado de tecnologias inteligentes, o NOVO PEUGEOT 3008 oferece ajuda à condução de última geração, bem como o novo PEUGEOT i-Cockpit® 2.0 equipado com um novo painel de instrumentos com visualização de alta qualidade e uma nova tela sensível ao toque com 10 polegadas de alta definição para a GT Pack e de 8” para a versão Griffe.
A Peugeot aposta em uma diversificação do carro com duas versões top de linha, sendo a primeira delas batizada de GT PACK composta de equipamentos complementares, batizados de “pack” com visual mais esportivo e arrojado, e a versão GRIFFE, super completa e sofisticada.
No entendimento da Peugeot o design do 3008 é tão especial que eles puderam atender tanto ao gosto por carros mais luxuosos quanto pelo gosto de carros mais esportivos e é justamente essa diferenciação que as duas opções do 3008 apresentam, ambas extremamente completas, mas com “pegadas” diferentes, ao gosto do freguês.
Em moldes parecidos com o 2008 a Peugeot investiu em um design com uma nova grade Frameless, sem moldura, consolidando o estilo cada vez mais suntuoso, ao mesmo tempo em que mantém a fluidez das linhas. Em um novo efeito de design, suas aletas se prolongam sob os faróis, realizando a fusão de todos os elementos. Finalmente, o emblema do modelo agora está posicionado à frente do capô.
Para acentuar a esportividade, aberturas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção inferior integram o para-choque a partir do primeiro nível de acabamento. No GT Pack, uma grade específica evidencia a subida de gama estilística da versão.
Os faróis dianteiros também foram redesenhados para acentuar a agressividade, além de contar com tecnologia LED nos dois níveis de acabamento, com um prolongamento de DRL na forma de presa, e com a extremidade cromada. Essa assinatura luminosa está alinhada com o estilo atual da Peugeot, sendo imediatamente reconhecida e ponto focal das campanhas de marketing, o “dente de sabre”.
No nível de acabamento GT Pack, os faróis Full LED promovem uma pegada high-tech e diferenciada, graças à extensão da assinatura luminosa e à função de iluminação em curvas (EVS) que otimiza a visibilidade até 90 km/h. Os faróis de neblina foram substituídos pela função “Foggy Mode” integrada aos faróis Full LED, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.
Na traseira, as novas lanternas adotam a tecnologia Full LED (inclusive para a luz de ré), exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva. As setas de direção são do tipo “scrolling”, enquanto as lanternas são recobertas com acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo, aumentando visualmente a largura da traseira. Além disso, os emblemas GT (nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas) foram modernizados.
Segundo informações da Peugeot o 3008 será oferecido na versão GT Pack nas cores: Vermelho Ultimate e Azul Vertigo. Já na versão Griffe as cores serão: Branco Nacré, Cinza Artanse, Cinza Platinium e Preto Perla Nera
A PEUGEOT apostou pesado no i-Cockpit® 2.0 evoluindo ainda mais e deixando mais moderno e sofisticado:
O cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável, ganha um bloco de mostradores digitais com tecnologia “Normally Black”, acabamento de alta qualidade e leitura aprimorada com contrastes superiores. Já a nova central multimídia com tela tátil de 10”e alta definição, é acompanhada por sete elegantes teclas “toggles switches”, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, ar-condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta. Todas as configurações vêm equipadas de fábrica com o seletor de modos de condução que permite escolher entre os modos Normal, Sport e Eco.
Destacando a modernização do i-Cockpit, novos estofados e acabamentos vêm marcar a subida de gama, contribuindo para a percepção de qualidade e a atratividade do habitáculo. Destacando-se sobremaneira o novo revestimento de couro Alcantara® Preto Mistral no GT Pack e o novo revestimento de couro preto com pespontos Tramontane na versão Griffe.
Como exigência cada vez maior do mercado de usuários a PEUGEOT investiu na eletrônica do 3008, o seu sistema PEUGEOT DRIVER ASSIST PLUS – que se traduz em “auxílios à condução“ – evoluiu e passa a ser de última geração, complementando a oferta de tecnologias embarcadas, tais como: Piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos. Caso contrário, a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. Essa função é disponível no pack Drive Assist Plus. Correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go), no qual o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. Equipamento disponível no pack Drive Assist Plus. Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão. Leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas (pare, contramão, ultrapassagem proibida, etc.).
O NOVO PEUGEOT 3008 ainda oferece mimos muito bem vindos com equipamentos de ajuda à condução e de conforto, destacando-se: o Visiopark 1 com câmera traseira em 180°, Visiopark 2 com câmeras dianteira e traseira em 360°, PEUGEOT Park Assist, assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais, alerta de atenção do condutor, para monitorar a vigilância do condutor em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo, assistência de farol alto, com comutação automática de faróis altos/baixos, sistema ativo de vigilância de ponto cego (com correção de trajetória). Função disponível entre 12 e 140 km/h, tampa do porta-malas com acionamento automático (mãos livres), teto solar panorâmico, bancos massageadores, multipontos na versão GT Pack e freio de estacionamento elétrico.
Precisa-se de um parágrafo a parte para falar da conectividade, afinal atualmente um dos primeiros itens cobrados em carros novos é a interação com os smartphones, que se integram perfeitamente ao NOVO PEUGEOT 3008. As informações são exibidas na central multimídia graças à compatibilidade com o sistema MirrorScreen que inclui os protocolos de conexão Apple CarPlay™ e Android Auto™. Para a recarga de seus aparelhos, na parte dianteira do console central há a tecnologia de recarga sem fio, por indução, além da entrada USB. Na parte traseira, duas novas portas USB complementam as possibilidades de recarga.
Para o conforto sonoro dos ocupantes, o NOVO PEUGEOT 3008 pode ser equipado com o sofisticado sistema Hifi premium de 515 Watts da FOCAL®, marca francesa de áudio de alta-fidelidade. As grades dos alto-falantes (tweeters e saída central) ganham um novo acabamento na tonalidade Bronze Belém.
Mas e a parte mais importante? Não nos esquecemos do motor! O propulsor do bólido ficou por conta do já conhecido, testado e premiado motor 1.6 THP de 165 cv que continua fazendo sucesso não só no novo Peugeot 3008, masem outras unidades da Marca. Seu torque de 24,5 kgfm surge a 1.400 rpm que, aliado à transmissão automática de seis velocidades, imprime uma condução adequada para o design do SUV. Trata-se de uma tecnologia aplicada em motores a combustão, com pressão de turbo controlada eletronicamente, o que permite economia quando necessário sem abrir mão do torque em momentos críticos, graças ao vasto uso da eletrônica do projeto que garante baixo atrito interno das peças móveis.
Para dar o suporte devido ao 1.6 THP, o câmbio automático de seis marchas traz ainda o modo manual, possibilitando que as trocas de marchas possam ser feitas pelo motorista através das aletas (paddle shifters). Com escalonamento preciso e trocas bem programadas, graças à tecnologia a tecnologia “Quickshift” (mudanças de marcha mais rápidas e excelente fluidez).
Com três modos de condução, Normal, Eco e Esportivo, o novo 3008 consegue transitar entre a esportividade, economia e conforto. O balanço entre boa potência, torque e carroceria moderna resulta em ótimos números de consumo e diversão para todos a bordo.
Vale ainda destacar que o novo PEUGEOT 3008 também dará acesso à plataforma de compras Cart, que a Stellantis vai estrear em breve, no início do próximo semestre. Por meio de um aplicativo compatível com a central multimídia do carro e com uma solução de pagamento segura e integrada, será possível usufruir de produtos e serviços de várias marcas, sem sair do caminho.
Um dos exemplos de parceria do Cart é com a ConectCar, pela qual os usuários terão uma experiência mais interativa ao passar por pedágios e estacionamentos. O aplicativo permitirá solicitar uma etiqueta (tag) para receber em casa ou qualquer outro endereço. Com ela, o cliente poderá ativar o serviço e habilitar o pagamento automático. Além de condições especiais e da conveniência de não precisar parar na cancela para pegar o bilhete e passar pelo guichê para efetuar o pagamento, o usuário vai acompanhar as notificações de pagamentos, as transações recentes e realizar a busca por estabelecimentos credenciados mais próximos pela central multimídia do novo 3008.
A Peugeot tem certeza do sucesso do novo 3008 e você leitor, o que acha?