Por Stephen Edelstein
A política de EV foi uma das principais questões para os eleitores de Michigan na eleição presidencial de 2024. E em um estado onde as políticas do governo Biden criaram alguns dos maiores empregos, mensagens negativas podem ter ajudado a entregar o principal estado decisivo para Donald Trump.
Essa é a conclusão de um relatório post-mortem da American EV Jobs Alliance , um grupo bipartidário apoiado pelo estrategista político republicano de longa data Mike Murphy, pelo estrategista político Joe Sacks e pelo pesquisador David Hill. O grupo observou que, no dia da eleição, mais de US$ 30 milhões foram gastos em Michigan em anúncios de televisão que mencionavam EVs — 94% dos US$ 35,5 milhões gastos no total em anúncios políticos relacionados a EVs em todo o país.
Influência da política de VE no voto presidencial – American EV Jobs Alliance
Anúncios pró-Trump tendem a focar em uma narrativa errônea de que a vice-presidente Kamala Harris proibiria carros de combustão interna se eleita, devastando empregos na indústria automobilística de Michigan no processo, de acordo com o relatório. Mas, na maior parte, os democratas não responderam com anúncios defendendo as políticas de EV do partido, com 89% dos anúncios atacando os democratas.
A negatividade teve um impacto, o relatório descobriu. Em uma pesquisa duas semanas antes da eleição, o dobro de eleitores de Michigan acreditava que pressionar por mais EVs seria ruim para os empregos em Michigan, e 73% dos lares da indústria automobilística acreditavam nisso. Mais da metade (61%) acreditava que pressionar por mais vendas de EVs seria algo ruim para Michigan, e mais de um terço acreditava que era “provavelmente verdade” que os democratas planejavam proibir veículos a gasolina.
Pré-produção do GMC Hummer EV 2022 na fábrica Factory Zero em Detroit, Michigan
Michigan ganhou quase 20.000 novos empregos na indústria com investimentos em VEs, e abriu espaço para mais com exemplos como a conversão para VE da fábrica de Lansing Grand River da GM, que de outra forma estaria em perigo de fechar, auxiliada por US$ 500 milhões em fundos federais designados pelo governo Biden. Mas a falta de anúncios positivos mencionando isso significava que esses ganhos e exemplos eram amplamente desconhecidos dos eleitores no estado, concluiu o relatório.
Os eleitores desinformados de Michigan podem em breve sentir as consequências de suas ações. A administração Trump deve restringir os investimentos em VEs . Durante a campanha, Trump supostamente se ofereceu para eliminar os incentivos para VEs em troca de uma doação de US$ 1 bilhão para a Big Oil , e a eliminação do crédito tributário federal para VEs está supostamente perto do topo da agenda de sua equipe de transição. E enquanto o CATL da China está disposto a negociar com Trump sobre uma fábrica de baterias nos EUA , seu próprio partido elaborou uma legislação para eliminar subsídios para baterias baseadas em tecnologia chinesa.
Fonte: Green Car Reports