Por Stephen Kilbey
A Porsche revelou uma nova lista de pilotos para as campanhas FIA WEC e IMSA de 2025 da Porsche Penske Motorsport com sua frota de 963s.
Mathieu Jaminet e Matt Campbell pilotarão o 963 nº 6 da Penske na classe IMSA WeatherTech SportsCar Championship GTP, enquanto o carro nº 7 será compartilhado pelo atual campeão de pilotos Felipe Nasr e Nick Tandy. Laurens Vanthoor e Kevin Estre darão suporte aos pilotos da temporada completa em corridas selecionadas da Endurance Cup.
No WEC, Julian Andlauer foi promovido à equipe de fábrica da Hypercar após uma campanha de destaque com a Proton Competition em 2024. Ele dividirá o número 5 com Michael Christensen. O número 6, por sua vez, será compartilhado por Vanthoor e Estre.
Ambos os carros correrão com apenas dois pilotos durante toda a temporada, uma mudança em relação a 2023 e 2024, com Jaminet e Campbell prontos para se juntar à equipe em La Sarthe.
Essas mudanças também incluem três importantes saídas de seus pilotos, já que o campeão de pilotos de 2024, Dane Cameron, o líder do campeonato de pilotos do FIA WEC Hypercar, Andre Lotterer, e o vencedor do Le Mans GTE Pro e das 24 Horas de Nurburgring, Frédéric Makowiecki — piloto de fábrica por 11 anos — estão todos prontos para serem dispensados no final do ano.
“Gostaria de agradecer a Dane Cameron, André Lotterer e Frédéric Makowiecki por seu trabalho incrível nos últimos anos. Todos os três desempenharam um papel significativo para que pudéssemos celebrar grandes sucessos com o Porsche 963 em ambos os lados do Atlântico em apenas o segundo ano de competição”, disse Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. “Competimos em 2025 com uma escalação alterada. Nosso esquadrão continua entre os principais escalões das corridas de resistência internacionalmente.
“Além disso, continuamos dedicados à nossa iniciativa de muito sucesso, apoiando outro ex-Porsche Junior a subir ao topo da carreira. Nas últimas temporadas, Julien Andlauer nos impressionou ao volante de todos os carros de corrida Porsche de Weissach. Ele merece absolutamente essa promoção para o time de pilotos de fábrica.”
Urs Kuratle, diretor de automobilismo de fábrica da LMDh na Porsche, disse: “Com a nova formação, acredito que montamos uma combinação vencedora para 2025. Teremos dois pilotos muito experientes em ambas as séries, além de dois pilotos em carros irmãos, todos eles subiram nas fileiras do programa júnior da Porsche e nos conquistaram completamente como jovens talentosos.
“Gostaria também de agradecer a Dane Cameron, André Lotterer e Frédéric Makowiecki. Todos os três contribuíram para levar a campanha da Porsche Penske Motorsport para onde ela está agora nas corridas de resistência globais: no topo.”
Jonathan Diuguid, diretor administrativo da Porsche Penske Motorsport, observou que os calendários WEC e IMSA de 2025 abriram as portas para a Porsche mobilizar suas duplas de pilotos com mais frequência.
“Para 2024, confiamos na consistência e continuidade e fizemos apenas alguns ajustes direcionados ao time”, disse ele. “Essa decisão provou ser correta. Estimulados por esses sucessos, adotaremos uma abordagem semelhante para 2025. A porta se abriu para o envolvimento (dos pilotos) em ambas as séries.”
Fonte: Racer.com