
O Acura Grand Prix de Long Beach estabeleceu um recorde histórico de público em 2024 e, com o evento no centro da cidade lotado no último fim de semana para seu 50º aniversário, outro recorde deve ser estabelecido.
“Ainda estamos esperando a contagem final das vendas de ingressos, mas esperamos que o número supere o recorde de 194.000 pessoas que tivemos no ano passado para o 49º evento”, disse o presidente da Grand Prix Association of Long Beach, Jim Michaelian, à RACER.
A 50ª edição também foi a primeira do Grande Prêmio sob a nova administração da Penske Entertainment, que adquiriu os direitos de realização da famosa corrida de rua no final do ano passado. Com novas perspectivas sobre como o evento é administrado pela equipe de Michaelian, que foi contratada pela Penske, e a riqueza de entretenimento que oferece por meio da IndyCar, IMSA, SRO, Stadium Super Trucks, Fórmula Drift e corridas históricas, o presidente da Penske Corporation, Bud Denker, deixou a pista impressionado com tudo o que testemunhou de dentro.
“Este é meu 19º ano indo lá, e agora é muito diferente para mim, do ponto de vista de um promotor”, disse Denker à RACER. “Ver as pessoas enfileiradas ao longo da cerca em frente às arquibancadas, três ou quatro em fileiras, simplesmente se iluminarem… Elas estavam ao longo da cerca porque os ingressos de entrada geral eram tudo o que tínhamos; elas não conseguiam um lugar porque todos os lugares já estavam esgotados.
“A demografia também, o público mais jovem, obviamente intergeracional, mas também de todas as etnias, com uma forte presença hispânica, que o mercado representa.
Eu achava que talvez tivessem muita coisa acontecendo naquela pista. A cada minuto, tem alguma coisa enchendo a pista. Mas funciona lá, porque é só trabalhar essa subcultura; a cultura dos carros e o drifting todas as noites. Foi incrível. Eu nunca tinha visto drifting na minha vida até ir lá à noite, e eles estavam sob as luzes. Eles estavam em festa. As arquibancadas estavam lotadas.
Denker está encarregado de organizar o Grande Prêmio de Detroit da Penske e está envolvido de maneira semelhante com a rodada dupla do Iowa Speedway e o próximo Grande Prêmio de Arlington em 2026. A festa de três dias na praia que ele acabou de vivenciar deve influenciar como algumas das outras corridas sob os cuidados da Penske serão no futuro.
“Eles criaram um grande festival”, disse Denker. “Tem música, DJs em frente ao centro de convenções, pessoas dançando e, em cada cruzamento, havia algo acontecendo para criar atividades para as pessoas. Todos aqueles barzinhos que eles têm, e food trucks, e a natureza de festival que você sempre deseja.”
A outra parte para Detroit é que, bem, Long Beach tem cinco ou seis categorias diferentes competindo lá. E isso realmente funciona lá. Agora, em Detroit, o problema que temos é que não temos espaço no paddock para abrigar tantas categorias. Mas isso nos deu muito em que pensar, porque algumas das outras categorias, os caminhões de estádio, ou os carros SRO, ou o drifting, trazem muitas pessoas de diferentes idades que realmente têm a chance de ver coisas que nunca viram antes, especialmente em Detroit.
Com a compra do Grande Prêmio em novembro e os preparativos para 2025 bem encaminhados, a Penske Entertainment deixou o evento comemorativo de 50 anos nas mãos da Michaelian. Com um ano inteiro para aplicar alguns dos refinamentos e melhorias da Penske, Denker espera que a 51ª edição do Grande Prêmio de Long Beach conte com a mesma supervisão de alto nível da equipe da GPALB, além de algumas novidades no visual do local.
“Tem uma base ótima. Realmente tem lá, e temos algumas ideias lá”, disse ele. “Vamos investir em algumas áreas. A última coisa que eu faria seria entrar no mundo deles e perturbá-los. E a união com Jim e todos tem sido perfeita. Para o ano que vem, espero ajudá-lo mais investindo em algumas áreas, e vamos fazer isso porque, cara, eles sempre disseram que Long Beach é uma joia, o maior evento depois das 500 Milhas de Indianápolis, e vocês viram isso neste fim de semana. É a pura verdade.”