Por Eric Smith
Palou competiu na corrida de carros esportivos Indianapolis 8 Hour apresentada pela AWS de 4 a 6 de outubro no Intercontinental GT Challenge no percurso de 2,439 milhas e 14 curvas. A equipe Lone Star Racing Mercedes lutou contra problemas mecânicos, relegando-a a um 13º lugar geral.
Palou então dirigiu seu Honda nº 10 DHL Chip Ganassi Racing ao redor do oval de 2,5 milhas nos dias 10 e 11 de outubro para testes da Firestone e da equipe.
“Acabei de dirigir esta manhã de casa”, disse Palou. “Acho que nas últimas quatro semanas parece que estive aqui quase todos os dias, como se trabalhasse aqui agora.”
Palou qualificou seu carro esportivo em segundo lugar no dia 4 de outubro no circuito de rua e foi o mais rápido em um teste de 11 carros da NTT INDYCAR SERIES no dia 11 de outubro, com uma velocidade de 224,342 mph.
“Eu acho que (os dois carros) são tão diferentes que é fácil ir de um carro para o outro”, disse Palou. “Se eles estivessem mais próximos, isso seria diferente. Talvez como o INDY NXT para um carro Indy, eles são mais próximos, a maneira como você dirige e a maneira como você se sente, talvez eu levasse um pouco mais de tempo. Mas tendo um carro tão diferente, é bem fácil.”
A experiência e o conforto de construir uma casa na mesma cidade da icônica pista de corrida colocaram Palou na mentalidade certa ao dirigir pelo túnel do IMS.
“Eu diria que costumava ficar nervoso ao entrar no portão”, disse Palou. “Como o tipo bom de nervosismo. Não estou dizendo que perdi isso. Ainda sinto aqueles arrepios, como se eu sentisse um pouco aqui na minha barriga, tipo, ‘Oh, cara, vou estar no Speedway hoje.’ Mas não estou com medo nenhum. Estou apenas ansioso por isso.”
Palou usou o teste de pneus Firestone de quatro horas em 10 de outubro para melhorar seu carro no trânsito. A sessão de seis horas na sexta-feira ajudou Palou a dar o próximo passo para melhorar o carro em ovais.
“Tente obter mais velocidade dos carros”, disse Palou sobre o teste da NTT INDYCAR SERIES. “Nós lutamos este ano (em ovais) em 2024, então só precisamos de uma melhor qualificação, melhor ritmo de corrida.
“É importante. É (Indianapolis 500) a maior corrida. Temos muitos testes aqui, na verdade, então não faz muita diferença ter mais um dia. Mas sempre ajuda, e especialmente agora tendo uma boa e longa offseason, nos ajuda a apenas revisar tudo.”
Palou tem 11 vitórias em 54 largadas em circuitos de rua e estrada, incluindo os dois últimos eventos do Sonsio Grand Prix no circuito de estrada IMS. Mas ele não venceu em 27 largadas ovais, incluindo 0-para-5 na Indianápolis 500 apresentada por Gainbridge.
Em 2020, Palou se classificou em sétimo em Indy, mas caiu com um 28º lugar em um carro da Dale Coyne Racing. Um ano depois, seu primeiro com a Chip Ganassi Racing, Palou teve um lugar na primeira fila para a história ao assistir Helio Castroneves se tornar o mais recente quatro vezes vencedor do “500”. Palou terminou .4928 de segundo atrás em segundo.
Palou estava liderando a corrida em 2022 quando foi prejudicado por uma advertência inoportuna pouco antes da marca de 200 milhas. Ele estava chegando ao pit lane como líder da corrida no momento em que a advertência ocorreu. Com raciocínio rápido, Palou teve que dirigir pelos boxes sem fazer nenhum serviço. No entanto, com seu combustível acabando, duas voltas depois ele acabou tendo que fazer um pit e recebeu uma penalidade de serviço de emergência. Isso o forçou a reiniciar no final do grid. Palou voltou para o nono lugar no final.
Em 2023, Palou esteve na frente durante boa parte da primeira metade da corrida antes de ser preso contra a parede do pit por um Rinus VeeKay girando durante um pit stop no meio da corrida sob cautela. Mais uma vez, ele foi forçado a ir para o final para a reinicialização subsequente. Ele ainda se recuperou para terminar em quarto.
No ano passado, Palou saiu do 14º lugar e terminou em quinto.
A qualificação em ovais foi um ponto crucial para Palou na temporada passada. Ele começou em 10º ou pior em cinco das seis corridas ovais.
O teste de dois dias em Indianápolis é um ótimo começo para a recuperação da qualificação em 2025.
Fonte: Indycar