
Alex Palou encerrou o treino de abertura de sexta-feira para o The Thermal Club IndyCar Grand Prix com a volta mais rápida e todos os três pilotos da Andretti Global logo atrás.
Palou fez uma volta de 1m40.5486s no Honda nº 10 e teve Kyle Kirkwood da Andretti em segundo com o Honda nº 27 (+0.0901s), Marcus Ericsson no Honda nº 28 em terceiro (+0.1884s) e Colton Herta fechando o grupo com motor Honda (+0.2953s) no carro nº 26.
Christian Rasmussen, da Ed Carpenter Racing, foi o próximo, o primeiro entre os pilotos com motor Chevy, em quinto com o carro nº 21 (+0,3242s) e Pato O’Ward, da Arrow McLaren, completou os seis primeiros com o Chevy nº 5 (+0,3606s).
A longa e quente sessão sob céu azul viu as equipes completarem voltas de instalação, retornarem aos boxes e ficarem paradas pelos próximos 10 minutos. Assim que a sessão começou a se movimentar, a primeira bandeira vermelha apareceu quando Robert Schwartzman, da PREMA Racing, parou com pequenas chamas saindo da traseira do Chevy nº 83. Um problema no trem de força encerrou seu dia na hora e, no final da primeira sessão de grupo dividido, no final da tarde, outra bandeira vermelha foi necessária para limpar o Honda nº 30 Rahal Letterman Lanigan Racing de Devlin DeFrancesco.
DeFrancesco pareceu parar na Curva 1, religou seu carro, mas não conseguiu ir embora. A máquina nº 30 foi eventualmente levantada e levada na traseira de um caminhão de reboque.
Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, com tempo suficiente no relógio para o primeiro grupo sair e fazer mais uma volta rápida, Felix Rosenqvist, da Meyer Shank Racing, que liderou o grupo, foi superado no final por Herta. No segundo grupo, Palou estabeleceu sua marca e ela se manteve até a bandeira quadriculada.
Os pneus — o grande tópico do evento — não receberam tanta atenção quanto o esperado na sexta-feira, já que a natureza de paradas e partidas da sessão, juntamente com o esforço de todo o paddock para ficar parado por longos períodos e guardar conjuntos de pneus para sábado e domingo, fez com que poucos pilotos fizessem mais do que algumas voltas com os compostos primários e alternativos.
Os tempos mais rápidos do dia, definidos nos grupos divididos, foram feitos em alternância, mas as velocidades não foram particularmente notáveis depois que chuvas fortes caíram recentemente e lavaram toda a borracha do percurso de 3,067 milhas e 17 curvas.
