A precisão valeu a pena para Alex Palou no domingo em Detroit.
O vencedor do prêmio NTT P1, Palou, usou seu estilo de direção suave para prevalecer em um dos circuitos mais difíceis da NTT INDYCAR SERIES, conquistando o Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado por Lear nas ruas de Detroit. O espanhol Palou manteve a liderança durante duas reinicializações tardias no No. 10 Ridgeline Lubricants Honda da Chip Ganassi Racing e venceu o No. 12 Verizon Team Penske Chevrolet da Will Power até o final por 1,1843 segundos.
Foi a sexta vitória na carreira do campeão da temporada de 2021, Palou, e a segunda nas últimas três corridas desta temporada, já que ele também venceu o GMR Grand Prix em 13 de maio no circuito de Indianapolis Motor Speedway.
“O carro nº 10 da Ridgeline Lubricants estava no ponto hoje”, disse Palou. “Muito orgulhoso do trabalho que fizemos. Foi complicado lá no final, cara, com aqueles pneus (gastos) não conseguiam realmente chegar à temperatura (nas reinicializações).”
Felix Rosenqvist terminou como melhor terceiro da temporada no número 6 onsemi Arrow McLaren Chevrolet depois de ultrapassar o companheiro de equipe Alexander Rossi durante um duelo animado nas últimas voltas no circuito de rua temporário de nove curvas e 1,7 milhas.
O seis vezes campeão da série Scott Dixon terminou em quarto lugar no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda, colocando dois carros CGR entre os quatro primeiros. Rossi completou os cinco primeiros no No. 7 NTT DATA Arrow McLaren Chevrolet.
Palou liderou desde a queda da bandeira verde na corrida de 100 voltas sob o céu ensolarado. Ele ampliou sua vantagem para 9,1 segundos na volta 21 depois de largar com os pneus alternativos Firestone, cujo composto mais macio tem mais aderência, mas menos durabilidade. Power largou em sétimo com pneus primários Firestone e usou o desgaste mais longo desses pneus para reduzir a liderança de Palou para 1,5 segundos na volta 29.
Nesse ponto, a Chip Ganassi Racing decidiu chamar Palou aos boxes para os pneus primários Firestone, a mesma borracha do Power. Seis voltas depois, Power parou pela primeira vez, optando por sua corrida obrigatória em alternativas Firestone que usam borracha sustentável do arbusto guayule, e devolveu a liderança a Palou.
Depois que Power se misturou de volta à corrida desde sua parada, Palou gradualmente aumentou sua liderança para quatro segundos. Mas essa diferença evaporou na volta 43, quando Pato O’Ward caiu na curva 9 no No. 5 Arrow McLaren Chevrolet.
Palou segurou o Power no reinício na volta 49, mas a bandeira de advertência voou durante a primeira volta verde após o reinício, quando o novato Sting Ray Robb foi fundo na área de escape na curva 3 no nº 51 biohaven Honda.
O reinício que se seguiu na volta 56 foi o único ponto de incômodo durante todo o dia para Palou. Power, com pneus alternativos mais aderentes, mergulhou sob Palou para o primeiro lugar na curva 3 no final da longa reta traseira. O carro de Palou pareceu parar na saída daquela curva, aparentemente devido a um problema que o obrigou a alternar entre o modo eletrônico de emergência no volante antes que o serviço normal fosse restaurado.
O atual e bicampeão da série, Power, conseguiu uma vantagem de 2,8 segundos sobre Palou duas voltas após o reinício. Mas Palou se recompôs, focou para frente e mergulhou sob Power na curva 3 na volta 65 para recuperar a liderança.
“Tivemos um problema que provavelmente foi minha culpa, mas então ficamos presos lá”, disse Palou. “Eu realmente não poderia mudar de marcha. Orgulhoso por termos recuperado e conseguido outra vitória este ano.”
Depois que o campo passou por seus pit stops finais, Palou liderou por quase cinco segundos quando Romain Grosjean caiu na curva 4 no No. 28 DHL Honda na volta 82, provocando outra advertência de percurso completo. Palou segurou o Power naquele reinício na volta 87, outro na volta 91 depois que David Malukas caiu no No. 18 HMD Trucking Honda durante o reinício anterior e mais uma vez no reinício final na volta 96 após o No. AJ Foyt Racing Chevrolet e o carro de Robb foram fundo no segundo turno da Curva 3 enquanto duelavam por uma posição.
Houve muita condução muscular e contato nas últimas cinco voltas, incluindo Dixon batendo na traseira do carro de Power no reinício final e trocas de posição agressivas e espirituosas dos companheiros de equipe da Arrow McLaren Rosenqvist e Rossi. Palou levitou na frente do caos e cruzou para a vitória, liderando 74 das 100 voltas.
“Fiz tudo o que pude para conseguir Palou”, disse Power. “Ele era muito rápido, cara. Bom demais hoje.
Palou dividirá $ 10.000 com Chip Ganassi Racing e sua instituição de caridade escolhida, The American Legion, por sua vitória como parte do PeopleReady Force For Good Challenge. Ele venceu duas das três etapas necessárias para ganhar um bônus de $ 1 milhão, com uma vitória na pista de estrada em IMS e no circuito de rua em Detroit. Palou pode garantir o bônus com uma vitória em qualquer uma das três corridas ovais restantes, uma rodada dupla de 22 a 23 de julho no Iowa Speedway e 27 de agosto no World Wide Technology Raceway.
A próxima corrida da NTT INDYCAR SERIES é o Sonsio Grand Prix em Road America apresentado pela AMR no domingo, 18 de junho em Elkhart Lake, Wisconsin.
Por Paul Kelly | Publicado: 4 de junho de 2023