Por Paul Kelly
O atual campeão da NTT INDYCAR SERIES, Alex Palou, manteve a pressão em sua busca pelo terceiro título ao ganhar o prêmio NTT P1 para o Firestone Grand Prix de Monterey no sábado, no WeatherTech Raceway Laguna Seca.
Palou conquistou sua segunda pole da temporada e a quinta de sua carreira com uma melhor volta de 1 minuto e 7,1465 segundos no número 10 da DHL Chip Ganassi Racing Honda. Palou está em segundo lugar na classificação do campeonato, cinco pontos atrás de Will Power, que se classificou em 15º lugar no 12º lugar da Verizon Business Team Penske Chevrolet.
“Foi muito difícil, muito apertada toda a qualificação para chegar ao Fast 12 e depois ao Fast Six”, disse Palou. “Foi realmente complicado com as condições da pista. Assim que houve algum vento, não conseguimos terminar a volta porque não havia aderência.
“Muito feliz. O carro estava nos trilhos hoje, então a melhor posição de largada para amanhã.”
A cobertura ao vivo da corrida de 95 voltas começa às 18h (horário do leste dos EUA) de domingo na USA Network, Peacock e na INDYCAR Radio Network. Um aquecimento de 30 minutos precede a corrida às 15h00 horário do leste dos EUA, ao vivo no Peacock e na INDYCAR Radio Network.
O pólo deu continuidade a uma história impressionante para Palou neste pitoresco percurso rodoviário do norte da Califórnia, um traçado de 11 curvas e 2.238 milhas que inclui o famoso complexo de curvas “Saca-rolhas”. Palou venceu esta corrida em 2022 e terminou em segundo em 2021 e em terceiro em 2023.
Kyle Kirkwood se juntará a Palou na primeira fila depois de uma melhor volta de 1: 07,2204 na AutoNation Honda nº 27 da Andretti Global. A segunda posição de largada foi o melhor desempenho de Kirkwood na qualificação desde a conquista da pole e da corrida em abril de 2023 no Acura Grand Prix de Long Beach.
Felix Rosenqvist continuou seu revigoramento com a Meyer Shank Racing, qualificando-se em terceiro em 1m07s2917 na Honda nº 60 da AutoNation/SiriusXM. Colton Herta, que liderou o treino de sábado de manhã, qualificou-se em quarto lugar com 1m07s2972 na Gainbridge Honda nº 26 da Andretti Global com Curb-Agajanian. Herta venceu esta corrida em 2019 e 2021.
Alexander Rossi qualificou-se em quinto lugar com 1: 07,3594 no nº 7 Arrow McLaren Chevrolet. Christian Lundgaard completou o Firestone Fast Six e a linha 3 em 1: 07,5112 na Hy-Vee Honda nº 45, pilotada por Rahal Letterman Lanigan Racing.
Os outros três pilotos entre os cinco primeiros da classificação do campeonato – o terceiro colocado Scott Dixon, o quarto colocado Pato O’Ward e o quinto colocado Scott McLaughlin – tentarão acompanhar Palou da quarta e quinta filas do grid de largada. .
McLaughlin qualificou-se em sétimo lugar no nº 3 Good Ranchers Team Penske Chevrolet, O’Ward em nono no nº 5 Arrow McLaren Chevrolet e Dixon em 10º no nº 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda.