Andretti mostra velocidade no WWTR

por Indycar

Por Paul Kelly

A Team Penske é a atual dominadora das corridas ovais na NTT INDYCAR SERIES, vencendo 10 dos últimos 13 eventos de pista circular desde o início da temporada de 2022.

Mas os mestres ovais podem ter companhia perto do topo das planilhas de tempos no sábado, 17 de agosto, durante o Bommarito Automotive Group 500 apresentado pela Axalta e Valvoline no World Wide Technology Raceway, se os testes de 1º de agosto no oval de 1,25 milhas à sombra do Gateway Arch de St. Louis servirem de indicação.

Foi um dia movimentado de testes privados na quinta-feira, quando os motores da NTT INDYCAR SERIES ganharam vida após uma semana de pausa olímpica, com nove pilotos combinados da Andretti Global, Arrow McLaren, Chip Ganassi Racing, Ed Carpenter Racing e Juncos Hollinger Racing testando na WWTR, e a Rahal Letterman Lanigan Racing olhou para o futuro com um teste de carro único no circuito de Indianápolis Motor Speedway.

Embora os tempos e velocidades não tenham sido divulgados oficialmente nos testes privados, vários relatos da mídia e feeds de mídia social deram a oportunidade de tentar fazer algumas deduções detalhadas:

Andretti Trio lidera o grupo no WWTR

Uma combinação de veteranos e novatos conduziu testes privados na WWTR antes da próxima corrida da programação, em 17 de agosto, no circuito de 1,25 milha, e a Andretti Global foi a líder clara.

Os pilotos da equipe de Michael Andretti ficaram com as três primeiras posições na planilha de tempos, com o vencedor de Toronto, Colton Herta, ditando o ritmo no No. 26 Gainbridge Honda. Kyle Kirkwood ficou apenas 0,020 de segundo atrás em seu No. 27 AutoNation Honda, com Marcus Ericsson em terceiro, apenas 0,077 atrás de Herta, no No. 28 Delaware Life Honda.

“Eu sempre gosto de voltar aqui”, disse Ericsson. “Foi muito bom para mim no passado. É um oval, mas dirige um pouco como uma pista de corrida, por algum motivo.

“O que eu realmente gosto nessa pista é que as duas pontas são muito diferentes. É uma técnica de pilotagem completamente diferente, sensação e equilíbrio nas (curvas) 1-2 em comparação com as (curvas) 3-4. Então, exige bastante da configuração, mas também de você como piloto. Eu gosto desse desafio.”

Embora nenhuma equipe possa se comparar ao sucesso recente da Penske em pistas circulares, o programa oval de Andretti está começando a tomar forma. Herta ganhou o prêmio NTT P1 pela Hy-Vee Homefront 250 apresentada pela Instacart em 13 de julho em Iowa, sua primeira pole da carreira em um oval. Kirkwood e Ericsson terminaram entre os 10 primeiros naquela corrida, e Herta liderou 86 voltas. Herta então terminou em quinto no dia seguinte na Hy-Vee OneStep 250 apresentada pela Gatorade.

Novatos experimentam WWTR

Os novatos Kyffin Simpson da Chip Ganassi Racing, Christian Rasmussen da Ed Carpenter Racing e Nolan Siegel da Arrow McLaren testaram para se preparar para sua primeira largada na NTT INDYCAR SERIES na WWTR. O companheiro novato Linus Lundqvist, que correu no ano passado na WWTR como parte de sua convocação de fim de temporada para a INDYCAR SERIES, também testou.

Simpson foi o mais rápido dos pilotos do primeiro ano, .310 de segundo atrás da volta líder da sessão de Herta. Simpson e Siegel aproveitaram ao máximo o tempo de pista que se estendeu até o início da noite, já que ambos fizeram 240 voltas, o recorde do teste, apesar do clima quente e pegajoso.

Trabalho extra pela frente para Juncos Hollinger, ECR

Não há espaço para erros em corridas ou testes ovais, e a Juncos Hollinger Racing e a Ed Carpenter Racing foram lembradas disso novamente na quinta-feira.

Reportagens da mídia indicaram que Romain Grosjean, da JHR, e o novato Rasmussen, da ECR, caíram em incidentes separados no oval complicado e assimétrico.

Mas o tempo está do lado de ambas as equipes, já que a próxima corrida será em apenas duas semanas.

RLL analisa Maloney na IMS

A Rahal Letterman Lanigan Racing confirmou uma vaga aberta para 2025 com o anúncio de que o destaque da RLL, Christian Lundgaard, se juntará à Arrow McLaren a partir da próxima temporada.

O vencedor da corrida de Fórmula 2, Juri Vips, ainda está trabalhando com a equipe depois de competir com ela nas duas últimas corridas da temporada passada, mas a RLL também deu uma olhada em outro veterano da F2, Zane Maloney, durante testes privados na quinta-feira no circuito de 14 curvas e 2,439 milhas.

Maloney deu 88 voltas em condições de calor escaldante no centro de Indiana. Sua viagem mais rápida pelo circuito aconteceu na 85ª volta, um bom sinal de sua aclimatação à máquina da INDYCAR SERIES.

Maloney, 20 anos, natural de Barbados, está em quarto lugar na classificação da F2 nesta temporada, com duas vitórias pela Rodin Motorsport.

Fonte: Indycar

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