Paddock Buzz: Rally de potência assustador, mas possível

por Indycar

Por Eric Smith

Se Will Power quiser superar a desvantagem de 33 pontos para Alex Palou e vencer o campeonato da NTT INDYCAR SERIES no Big Machine Music City Grand Prix apresentado pela Gainbridge no domingo no Nashville Superspeedway, muita coisa precisa dar certo para ele.

Houve apenas algumas ocasiões desde 2000 em que um piloto de série veio de tão longe para ganhar o título. Ryan Hunter-Reay fez 19 pontos na Power em 2012, e Scott Dixon foi do terceiro para o primeiro lugar – um salto de 47 pontos – na corrida de pontos duplos para encerrar a temporada de 2015.

Power percebe que o caminho à sua frente é assustador, mas também sabe que é possível.

Enquanto Power começa em quarto no No. 12 Verizon Business Team Penske Chevrolet, Palou está muito mais fundo no grid. Ele se classificou em 15º, mas começará a corrida oval de 206 voltas da 24ª posição (de 27 carros) depois que seu No. 10 DHL Chip Ganassi Racing Honda recebeu uma penalidade de grid por uma troca de motor não aprovada após a corrida de 1º de setembro em Milwaukee.

“Ele está numa situação meio ruim”, disse Power sobre Palou.

Palou se junta a Scott McLaughlin (nº 3 DEX Imaging Team Penske Chevrolet), Alexander Rossi (nº 7 Arrow McLaren Chevrolet), Nolan Siegel (nº 6 Arrow McLaren Chevrolet) e Christian Rasmussen (nº 20 GuyCare Chevrolet) nos carros que sofrerão punições de grid para a corrida que será exibida às 15h00, horário do leste dos EUA, na NBC, Peacock, Universo e INDYCAR Radio Network.

Considerando o quão longe ele começa, Palou disse que não acha que “podemos adotar uma abordagem muito conservadora”.

Palou enfrenta a desafiadora tarefa de encontrar o limite da agressividade versus ultrapassar os limites. A última vez que ele forçou os limites, ele caiu e terminou em 23º no Hy-Vee Homefront 250 apresentado pela Instacart em 13 de julho no Iowa Speedway. Ele não tem certeza de como equilibrar a agressividade necessária com os perigos de começar tão fundo no pelotão.

“Isso depende do que vejo acontecendo e de como estamos nos movendo”, ele disse. “A partir do 24º, não perdemos muitas posições.”

A Power e a Team Penske avaliaram o risco versus a recompensa ao tomar a decisão de trocar um motor como a equipe de Palou fez, mas decidiram manter seu atual motor.

Os 33 pontos que separam os dois são a sétima maior margem de pontos com uma corrida restante desde 2008. Durante esse período, a liderança média com uma corrida restante é de 29,9 pontos.

Power precisa terminar em terceiro ou melhor para levar seu terceiro campeonato da série. Se Power vencer, Palou precisa terminar em nono ou melhor.

“Não vamos pensar muito nele, para ser honesto”, disse Power. “Temos que vencer a corrida. A menos que ele bata cedo ou algo assim, ele eventualmente vai chegar lá.”

Kirkwood sofre acidente no treino final

A Andretti Global teve que trabalhar horas extras na noite de sábado depois que o vencedor do prêmio NTT P1, Kyle Kirkwood, sofreu um acidente no treino final atrasado pela chuva.

Uma chuva de faíscas saiu do Honda AutoNation nº 27 de Kirkwood depois que ele cruzou o obstáculo entre as curvas 3 e 4 que está capturando a atenção de todos os pilotos neste fim de semana. Kirkwood então girou e bateu na barreira SAFER na curva 4. Ele saiu do carro sem ferimentos, mas houve danos moderados em seu carro da pole.

Kirkwood disse ao estrategista da equipe Bryan Herta pelo rádio que achava que algo havia quebrado na parte traseira do carro.

Dixon liderou a curta sessão com 195.621 no Honda No. 9 da PNC Bank Chip Ganassi Racing, mais de 1,5 mph mais rápido que o segundo colocado David Malukas com 194.087 no Honda No. 66 da AutoNation/Arctic Wolf da Meyer Shank Racing.

Os protagonistas do campeonato Palou e Power terminaram em 14º e 15º, respectivamente, mas separados por uma distância considerável de 1,287 mph.

Companheiros de equipe da Penske prontos para ajudar a Power

Power começa uma fila atrás do companheiro de equipe da Penske, Josef Newgarden, que largará em segundo em seu Chevrolet nº 2 da Hitachi Astemo da Equipe Penske.

Newgarden, um nativo do subúrbio de Nashville, Hendersonville, Tennessee, venceu 10 das últimas 17 corridas ovais na programação da NTT INDYCAR SERIES. Embora uma vitória no domingo não necessariamente ajude Power, é possível que Newgarden possa ser um amortecedor entre os candidatos ao título.

Power disse que abordará Newgarden para conversar sobre a coordenação de um plano no início, mas destacou os desafios de um início coordenado.

“Ele conhece o plano”, disse Power sobre Newgarden. “Ele sabe que temos que tentar conseguir o máximo de pontos e chegar à frente. Acho que (a equipe de Newgarden) vai correr sua corrida por um tempo, mas você sempre fala sobre ajuda de companheiros de equipe. Você tem que estar perto deles para receber ajuda.”

McLaughlin também está disposto a ajudar Power. Ele é o melhor piloto estatístico de oval nesta temporada e empatou com Newgarden em mais vitórias em oval (duas). Sua média de chegada de 3,5 e 556 voltas em oval lideradas são as melhores entre todos os pilotos. Ele se classificou em nono, mas a penalidade do grid por uma troca de motor o deixou em 18º.

“Will está em uma ótima posição”, disse McLaughlin. “Nenhuma penalidade de motor certamente ajuda. Faremos o que for preciso para ajudá-lo também.”

Poder enfrentando o fim de semana emocional

Power teve um transbordamento de emoção quando venceu a Indianápolis 500 de 2018 apresentada pela Gainbridge. Com os desafios pessoais que Power enfrentou em sua temporada de defesa do campeonato de 2023, espere uma explosão de emoção se Power se recuperar para garantir seu terceiro campeonato no domingo.

“Seria um momento fantástico para todos nós”, ele disse. “Eu ficaria muito emocionado. Estou ficando arrepiado só de pensar nisso.”

A esposa de Power, Liz, e o filho, Beau, estão em Nashville Superspeedway para participar da perseguição do campeonato neste fim de semana. A família reunida permite que Power se sinta sortudo por correr.

Liz estava com problemas de saúde há um ano, lidando com uma infecção com risco de vida na coluna vertebral. Sua saúde quase levou Power à aposentadoria. Sua mente não estava no lugar certo para atuar na pista em uma série competitiva em 2023. Pela primeira vez em 17 temporadas, Power não conseguiu vencer uma corrida. Essa foi a primeira vez desde 2004 e Dixon que um campeão da série defensora ficou sem vitórias um ano depois.

“Eu me sinto sortudo por fazer isso, e ela conseguiu passar por isso”, ele disse. “Ainda somos muito sortudos como pessoas, por fazer esse trabalho e viver do jeito que vivemos. Simplesmente um homem de sorte.”

Palou tem sorte de lutar pelo título

Palou parou para conversar com Power durante a confusão da mídia pós-qualificação no pit road do Nashville Superspeedway. Os dois trocaram gentilezas e, apesar da intensa batalha pelo campeonato, eles compartilharam insights sobre suas respectivas corridas de qualificação.

“Tem sido ótimo”, disse Palou sobre seu relacionamento com Power. “Acho que ele tem sido um dos melhores relacionamentos que tive com pessoas que não estão na minha equipe (Chip Ganassi Racing). Não é que saímos juntos ou algo assim, mas apenas um relacionamento puro e bom. Tenho um grande respeito por ele como piloto. É bom. Como você pode ver, gostamos de brincar, mas também levamos isso a sério.”

Se Palou conseguisse segurar Power, ele se tornaria o primeiro campeão consecutivo da série desde o reinado de três anos de Dario Franchitti, de 2009 a 2011.

Juncos Hollinger implanta painéis exclusivos

A Juncos Hollinger Racing se tornou neste fim de semana a primeira equipe da NTT INDYCAR SERIES a ativar painéis de exibição dentro de seu carro, no Chevrolet No. 77 dirigido por Romain Grosjean. A equipe testou o conceito na Milwaukee Mile durante a rodada dupla do fim de semana do Labor Day e recebeu sinal verde para implantar a tecnologia inovadora no Nashville Superspeedway para o final da temporada.

A Seamless Digital colaborou com a JHR para exibir logotipos e imagens de parceiros como impressões estáticas na parte interna da aeroscreen. O carro apresenta um sistema de display digital personalizável, permitindo um visual inovador em tecnologia de publicidade, anúncios rotativos.

“Uma das principais prioridades da nossa equipe é defender as coisas que outras equipes não fizeram antes, liderando a mudança para mudar a indústria para melhor”, disse Ricardo Juncos, fundador e coproprietário da JHR. “A tecnologia e as oportunidades que a Seamless Digital fornece para aumentar nossos patrocinadores e parceiros permitirão que nossa equipe cresça além do que era possível antes.”

CEO da McLaren Racing, Brown, é homenageado

O CEO da McLaren Racing, Zak Brown, foi homenageado na quinta-feira com o 10º Prêmio Cameron R. Argetsinger do International Motor Racing Research Center, concedido por suas contribuições excepcionais ao automobilismo.

Brown recebeu um troféu de vidro gravado em um jantar de gala do membro fundador e ex-presidente do IMRRC, JC Argetsinger.

“É uma honra, um privilégio e uma surpresa ganhar este prêmio tão prestigioso”, disse Brown. “As lendas que ganharam este prêmio são alguns dos meus heróis enquanto crescia. Estou muito feliz por poder trabalhar neste nosso esporte incrível e com a McLaren, especificamente.”

Diversos

  • Três pilotos já largaram no Nashville Superspeedway: Dixon, Power e Graham Rahal. Dixon tem seis largadas, o maior número de todos os pilotos. Apenas Dixon liderou voltas na pista, liderando 247 voltas em suas seis largadas. Ele venceu três corridas seguidas aqui de 2006 a 2008.
  • Felix Rosenqvist se classificou em terceiro em seu No. 60 AutoNation/SiriusXM Honda para Meyer Shank Racing. Rosenqvist se classificou no top 10 em seis das sete corridas finais desta temporada, incluindo quatro no top cinco.
  • Malukas se classificou em sexto em seu No. 66 AutoNation/SiriusXM Honda, dando à Meyer Shank Racing dois carros no top seis da escalação inicial, igualando o melhor esforço de qualificação anterior da MSR definido em julho em Toronto. Ambos os pilotos estão começando nas mesmas posições no domingo e na Honda Indy Toronto. A MSR tem 15 corridas de qualificação no top seis nesta temporada, marcando a quinta vez neste ano que ambos os carros se classificaram no top 10. Essa corrida inclui duas posições de largada no top 10 em quatro das cinco últimas largadas em pista oval do ano.
  • Pato O’Ward da Arrow McLaren (No. 5 Arrow McLaren Chevrolet) fará um retorno aos treinos de Fórmula 1 em 25 de outubro para a sessão de treinos de abertura do Grande Prêmio do México. A oportunidade de pilotar um carro em seu país natal faz parte de suas funções como piloto reserva da McLaren F1. O’Ward pilotou o carro em duas primeiras sessões de treinos na temporada passada para a equipe.

Fonte: Indycar

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