Por Eric Smith
Pela segunda corrida consecutiva da NTT INDYCAR SERIES, um carro da AJ Foyt Racing foi lançado no ar após contato com um Arrow McLaren Chevrolet.
Na volta 73 das 85 voltas da Ontario Honda Dealers Indy Toronto, Santino Ferrucci (foto acima no início da corrida) passou por cima do Arrow McLaren Chevrolet nº 5 de Pato O’Ward.
O’Ward girou ao entrar na Curva 1 e bateu no muro de concreto. Ele disse que os freios do carro travaram, o que causou o giro.
Enquanto seu carro de corrida destruído estava parado indefeso na saída da curva, Marcus Ericsson não tinha para onde ir e bateu no muro ao lado de O’Ward na tentativa de evitá-lo. O carro de Pietro Fittipaldi que vinha atrás não conseguiu diminuir a velocidade para evitar O’Ward e passou por cima da frente do carro de O’Ward em seu No. 30 HUB International Honda.
Diretamente atrás de Fittipaldi e seguindo seus rastros de pneu estava Ferrucci, que também não tinha para onde ir e passou por cima do cone dianteiro de O’Ward. Isso fez o Chevrolet No. 14 da AJ FOYT RACING/SEXTON PROPERTIES voar.
Nolan Siegel e seu Arrow McLaren Chevrolet nº 6 também atingiram seu companheiro de equipe Arrow McLaren.
Felizmente, todos os motoristas saíram dos carros e não ficaram feridos.
“Primeiramente, muito, muito grato à Equipe Médica (AMR)”, disse Ferrucci. “Os carros são tão seguros e ter um acidente assustador como esse só para sair ileso.”
Ferrucci disse que não sabia que O’Ward estava sentado ali e não podia fazer nada para evitar o contato. Ele estava junto na viagem naquele momento e grato por não ter sido pior.
No último domingo, no Iowa Speedway, Sting Ray Robb da AJ Foyt Racing passou por cima da traseira do No. 7 Arrow McLaren Chevrolet de Alexander Rossi depois que o carro de Rossi estava diminuindo a velocidade devido à falta de combustível. O No. 41 Goodheart Vet/Pray.com Chevrolet de Robb foi lançado no ar antes de cair na reta final no Hy-Vee One Step 250 apresentado pela Gatorade.
Robb correu no domingo, terminando em 25º depois de abandonar na volta 13 devido a uma falha mecânica.
Os problemas da equipe Penske são o ganho de Palou
A volta 77 de 85 da corrida de domingo em Toronto pode ser a principal razão pela qual um piloto da Team Penske não vai levantar o troféu do campeonato da Astor Challenge Cup neste outono.
Naquela reinicialização, a equipe tinha Scott McLaughlin e Will Power correndo entre os cinco primeiros, com Josef Newgarden em oitavo. O líder de pontos Alex Palou estava em sétimo.
Newgarden atropelou detritos com seu Chevrolet nº 2 da Hitachi Team Penske e teve que reduzir a velocidade na pista devido a um pneu furado.
Power tentou atacar McLaughlin, mas os dois fizeram contato, fazendo com que o Chevrolet Gallagher Team Penske nº 3 de McLaughlin batesse no muro da Curva 5.
McLaughlin, que optou por correr com estratégia o dia todo como o único piloto no top 12 da escalação inicial a começar com os pneus alternativos Firestone, e então usar um novo conjunto deles para o trecho final, correu principalmente em quarto lugar. Ele saiu frustrado por ser tirado por um companheiro de equipe.
“É uma jogada de baixa porcentagem quando provavelmente nós dois vamos ter um dia muito bom”, disse McLaughlin. “Ele vem de muito longe e é difícil parar. Você faz isso com um companheiro de equipe? Não sei.
“Tivemos contato com Laguna Seca e entendo que estamos correndo por um campeonato, mas quando estamos ambos à frente de Palou, é apenas uma movimentação de baixa porcentagem. É um pouco decepcionante. Achei que poderíamos realmente ter alguns pontos realmente bons hoje e nos colocar na luta pelo campeonato, mas agora tornamos isso um pouco mais difícil.”
Power foi penalizado por essa manobra e caiu para 12º na chegada. Newgarden cruzou a linha de chegada em 11º.
Com duas vagas entregues a ele, Palou passou mais um carro na reinicialização subsequente para terminar em quarto. O ganho de 14 posições na corrida permitiu que Palou aumentasse sua liderança de pontos sobre Power de 35 entrando no fim de semana para 49.
“Estávamos lá apenas esperando que outra pessoa cometesse esses erros”, disse Palou. “Eu fiz isso na semana passada em Iowa e não ia fazer isso aqui hoje.”
Palou sabia no sábado que tinha um carro rápido na qualificação, mas perder suas duas melhores voltas de qualificação por interferência na rodada de abertura o relegou a uma largada em 18º lugar.
“Dirigir superfácil”, ele disse. Foi uma pena termos que começar em 18º, mas o carro era incrível.”
McLaughlin perdeu 18 pontos entrando no fim de semana 65 atrás de Palou em quinto e deixa 83 atrás em oitavo. Newgarden caiu de 132 pontos atrás para agora 145.
Dr. Vaizer premiado
A diretora médica da NTT INDYCAR SERIES, Dra. Julia Vaizer, recebeu um prêmio Shero da WIMNA (Women in Motorsports North America Group) no sábado em Toronto.
O grupo entrega muitos desses prêmios ao longo do ano e entregará um prêmio nacional no PRI Summit em dezembro, em Indianápolis.
Vaizer foi indicado pela Dra. Tegan Turner, residente em medicina de emergência no Canadá, que o Dr. Vaizer orienta há alguns anos.
A Dra. Turner espera ser médica especialista em automobilismo no futuro.
Miudezas
· Scott Dixon teve uma média de terceiro lugar em circuitos de rua nesta temporada e terminou lá na corrida de domingo. O pódio foi o 141º de sua carreira histórica, empatando com Mario Andretti como o maior número de todos os tempos.
· Chip Ganassi chamou o desempenho de qualificação de sua equipe de “embaraçoso”, com todos os seus cinco carros sendo eliminados na primeira rodada de qualificação. A carranca virou de cabeça para baixo com Ganassi conquistando três das cinco primeiras posições de chegada entre Dixon em terceiro, Palou em quarto e Marcus Armstong em quinto.
· O 17º lugar de O’Ward interrompe uma sequência de sete top 10 consecutivos na temporada e também encerra uma sequência de ver a bandeira quadriculada por 21 corridas consecutivas. O último DNF entrando no fim de semana foi uma queda na Indianápolis 500 de 2023 apresentada pela Gainbridge.
· A Honda ficou com as posições de chegada de 1 a 7 e produziu oito dos 10 primeiros colocados na corrida de 85 voltas. A dupla de pilotos da Chevrolet a terminar no top 10 foi Rinus VeeKay, da Ed Carpenter Racing, em oitavo, que marcou seu terceiro top 10 consecutivo no Chevrolet nº 21 da Ed Carpenter Racing, e Romain Grosjean (Chevrolet nº 77 da Juncos Hollinger Racing), que marcou em nono.
· Em um intervalo de menos de 48 horas, o piloto novato Theo Pourchaire estava em casa na França na sexta-feira, então entregou um top 15 no No. 7 Arrow McLaren Chevrolet no domingo no Canadá. Sem qualquer treino ou nunca tendo visto o circuito de rua de Toronto de 1.786 milhas antes, Pourchaire terminou em 14º em uma função de subestação para Alexander Rossi, que quebrou o polegar em um acidente de treino na tarde de sexta-feira.