O interesse por veículos elétricos está se estabilizando nos EUA. Veja o porquê.

por Road and Track

A combinação de uma guerra comercial em ebulição rápida e um período de rápido desenvolvimento de veículos elétricos (em grande parte impulsionado por exigências governamentais) significa que a indústria automobilística como a conhecemos está, francamente, em meio a uma mudança drástica. Mesmo assim, os consumidores ainda terão a chance de expressar suas preferências sobre veículos elétricos — votando com seus bolsos.

Pelo menos, é assim que a Gallup vê o futuro da indústria automobilística em seu recém-publicado estudo sobre o interesse por veículos elétricos. O renomado grupo de pesquisa convocou uma amostra aleatória de 1.002 adultos com 18 anos ou mais, residentes nos EUA, entre 3 e 16 de março deste ano, para avaliar seu interesse em veículos elétricos. Os resultados não são inovadores — mas existem alguns padrões que se destacam e que valem a pena analisar.

Rivian e Volkswagen aumentam investimento em joint ventureMario Tama // Getty Images

Em primeiro lugar, o interesse por veículos elétricos entre o público em geral, comprador de carros, estagnou um pouco. No entanto, apenas 3% dos adultos americanos pesquisados ​​possuíam um veículo elétrico, enquanto 47% disseram que não considerariam comprar um. Esse nível de ceticismo caiu 1% em relação ao ano anterior — pode-se dizer que foi um empate —, mas aumentou consideravelmente em relação aos 41% que disseram que não comprariam um veículo elétrico em 2023.

No entanto, o número de entrevistados que afirmaram que considerariam comprar um veículo elétrico aumentou, com 40% da população seguindo a linha em 2025, contra 35% no ano passado. No entanto, apenas 8% disseram que considerariam seriamente a compra, em comparação com 9% em 2024 e 12% em 2023. No total, a pesquisa constatou que 51% dos entrevistados de 2025 possuem ou considerariam possuir um veículo elétrico — o mesmo nível de 2024.

Outra pergunta da pesquisa Gallup pode servir de guia para os fabricantes: quando questionados sobre veículos híbridos, 65% dos adultos já possuíam um ou estavam abertos (seriamente e moderadamente) a comprar um. A porcentagem total de potenciais compradores de híbridos ficou em 57%, em comparação com 48% para potenciais compradores de veículos elétricos.

Subaru Forester híbrido 2025Subaru

Dentro dessas divisões, no entanto, existem delineações ainda maiores. Uma pesquisa Gallup constatou que democratas, liberais, jovens adultos, graduados universitários e moradores da Costa Oeste eram anteriormente os mais propensos a possuir, ou a aspirar a possuir, veículos elétricos. Em 2025, no entanto, todos esses grupos apresentaram declínio, com exceção dos liberais. O interesse dos moradores da Costa Oeste por veículos elétricos caiu 12%, enquanto o interesse dos graduados universitários caiu 11%; o interesse dos democratas por veículos elétricos caiu 11%, enquanto pessoas que se identificam como moderadas politicamente tiveram uma queda de 13%.

A renda familiar também influencia os resultados. Aqueles que ganham menos de US$ 50.000 por ano tiveram uma queda de 9% nos juros de veículos elétricos — o que reflete exatamente a queda de 9% observada entre aqueles que ganham mais de US$ 100.000.

Apesar disso, os liberais políticos (78%) e os democratas (71%) continuam sendo os mais propensos, entre todos os principais subgrupos demográficos e políticos analisados, a serem consumidores atuais ou potenciais de veículos elétricos. Isso contrasta com 32% dos conservadores e 31% dos republicanos”, diz a análise da pesquisa .

Mais uma vez, os veículos híbridos alteram um pouco esses resultados, à medida que despertam interesse em diferentes grupos demográficos e partidos políticos. Os republicanos, em particular, parecem ter uma afinidade crescente por híbridos, com o interesse em possuir um veículo aumentando 24% em relação ao ano anterior entre os membros do Grand Old Party; 55% dos republicanos entrevistados agora se declararam interessados. Americanos com mais de 55 anos, bem como aqueles que ganham entre US$ 50.000 e US$ 99.000, também apresentaram um aumento de 19% no interesse desde 2024.

São muitos números para assimilar, mas há pelo menos uma conclusão clara: o interesse por veículos elétricos e híbridos não pode ser agrupado. É evidente que os veículos híbridos despertam um interesse muito maior do que os puramente elétricos nos Estados Unidos de 2025.

E tenha em mente as circunstâncias em rápida evolução da situação mundial atual, que podem influenciar as crenças. A Gallup observou que as datas de suas pesquisas coincidiram com “crescentes protestos e atos de vandalismo contra produtos e instalações de veículos elétricos da Tesla”, bem como com a “compra de um carro da Tesla pelo presidente Donald Trump em 11 de março”.

presidente trump fala ao lado de veículos tesla na casa brancaAndrew Harnik // Getty Images

Ainda assim, a estabilização do interesse por veículos elétricos não significa que devamos descartar veículos exclusivamente movidos a bateria. Para nos ajudar a destrinchar essa porção de dados estatísticos, Nancy Dunham, analista principal da WardsAuto , explicou que o interesse pesquisado nem sempre corresponde aos números de vendas, cortesia do Relatório de Inteligência E-Vision da JD Power.

“Apesar de toda a volatilidade nas manchetes, a participação geral no mercado de veículos elétricos subiu para 9,3% em março de 2025 – acima dos 8,4% do ano anterior, de acordo com o relatório”, disse Dunham. “Embora a tendência de alta seja modesta e o crescimento do varejo de veículos elétricos pareça estar se estabilizando, a participação está se alinhando perfeitamente com a projeção da JD Power para 2025 de 9,1%, estável em relação a 2024 e acima da penetração de mercado em 2023. O mercado de veículos elétricos está amadurecendo, não recuando.”

You may also like