Por Paul Kelly
Pato O’Ward venceu a primeira corrida da Hy-Vee Milwaukee Mile 250 no sábado, e Will Power acirrou seu duelo pelo campeonato da NTT INDYCAR SERIES com Alex Palou, faltando duas corridas para o fim desta temporada.
O’Ward conquistou sua terceira vitória da temporada no No. 5 Arrow McLaren Chevrolet, batendo o No. 12 Verizon Business Team Penske Chevrolet of Power na chegada por 1,8215 segundos. A sétima vitória da carreira de O’Ward veio após três resultados consecutivos de 15º ou menos desde o final de julho, efetivamente removendo-o da corrida pelo título.
“Tivemos um fim de semana muito difícil na semana passada em Portland, e esta é uma ótima maneira de nos recuperarmos”, disse O’Ward. “Temos outra oportunidade amanhã. O carro estava fantástico. Estava ficando um pouco complicado lá no final, mas estou feliz por poder levar isso para casa para os meninos. Eles foram fantásticos nos pit stops. A estratégia foi incrível.”
A cobertura ao vivo da segunda corrida dupla de 250 voltas no oval de 1,015 milhas começa às 2:30 pm ET de domingo na USA Network, Peacock e INDYCAR Radio Network. Palou selará seu terceiro campeonato em quatro anos se vencer e liderar o maior número de voltas. Caso contrário, a corrida pelo título irá para o Big Machine Music City Grand Prix, que encerra a temporada, no domingo, 15 de setembro, no Nashville Superspeedway.
Conor Daly terminou em terceiro no sábado em uma corrida emocionante no No. 78 Juncos Hollinger Racing Chevrolet, sua melhor corrida desde o melhor resultado da carreira de segundo em junho de 2016 em Detroit. Daly emocionou a multidão com 51 ultrapassagens na pista, o maior número de qualquer piloto em uma corrida nesta temporada, usando todas as linhas de corrida disponíveis na pista.
Santino Ferrucci ficou em quarto lugar no No. 14 Phoenix Investors Chevrolet da AJ Foyt Enterprises, com o líder do campeonato Alex Palou completando os cinco primeiros no No. 10 DHL Chip Ganassi Racing Honda. A liderança de Palou para o segundo lugar Power, que era de 54 pontos entrando nesta corrida, foi reduzida para 43 pontos.
Os cinco primeiros colocados na corrida de hoje eram de equipes diferentes, apenas a segunda vez que isso ocorreu nesta temporada. A outra vez foi na abertura da temporada, o Firestone Grand Prix de St. Petersburg, apresentado pela RP Funding em março, também vencido por O’Ward.
Esta foi uma corrida de estratégias variadas de pit stop e muita ação na volta da liderança e no tráfego ultrapassado, já que a NTT INDYCAR SERIES retornou ao oval histórico pela primeira vez desde 2015. Houve 667 ultrapassagens na pista, o recorde da temporada, e 326 ultrapassagens por posição — o maior número já registrado na Milwaukee Mile.
Várias estratégias de “undercut” e “overcut” foram testadas pelas equipes durante as primeiras paradas na esperança de que talvez pneus Firestone Firehawk novos, correr em menos tráfego ou uma advertência oportuna pudessem garantir a vitória.
Em vez disso, O’Ward venceu no ritmo após começar em sexto no grid de 27 carros. Ele assumiu a liderança para sempre sob cautela na volta 195, quando Power fez seu pit stop final. A última parada de O’Ward aconteceu na volta 186, entregando a liderança para Power.
Duas voltas depois, o último dos três períodos de cautela foi acionado quando a roda dianteira esquerda do Gainbridge Honda nº 26 de Colton Herta, da Andretti Global com a Curb-Agajanian, se desprendeu quando não foi apertada durante seu pit stop na volta 185.
Power e um grupo de três outros carros líderes tiveram que fazer sua última parada sob aquela cautela, e O’Ward pedalou para a frente, onde ele ficaria. O’Ward liderou 133 voltas, o recorde da corrida.
Após sua parada final sob essa cautela, Power pedalou para o terceiro lugar atrás de O’Ward e Ferrucci. Power eventualmente passou Ferrucci para o segundo lugar, com Daly passando Ferrucci para o terceiro lugar na volta 224.
Um emaranhado de tráfego bloqueado diminuiu a velocidade de O’Ward, e Power avançou para 0,3 de segundo na volta 236. Mas Power nunca conseguiu fazer uma tentativa de ultrapassagem para assumir a liderança, e O’Ward passou por uma agulha no tráfego de 150 mph para se afastar de Power nas últimas voltas.
“Estava ficando instável”, disse O’Ward sobre o manuseio do carro sob pressão de Power. “Estava me lembrando um pouco da classificação, só que ficando um pouco no nariz (manuseio frouxo). O carro estava mudando muito do início da corrida até o fim da corrida.”
Disse Power, que venceu no último domingo no Portland International Raceway: “O carro estava em todo lugar com ajustes conforme você avança na corrida. Estou empolgado para chegar ao pódio. Mais um (lugar) era o que precisávamos, mas Pato foi super bom e forte, e ele passou pelo tráfego muito bem. Alex foi super consistente, então é difícil diminuir essa diferença de pontos, mas estamos fazendo tudo o que precisamos no momento. Vamos continuar cavando.”
O metronômico Palou se recuperou da 12ª posição inicial para sua 13ª colocação entre os cinco primeiros em 15 corridas nesta temporada. Ele teve problemas no começo, atolado no meio do pelotão e quase sofreu um acidente de dois carros na volta 147 que eliminou os vencedores da Indianápolis 500, Josef Newgarden, no No. 2 PPG Team Penske Chevrolet, e Marcus Ericsson, no No. 28 Delaware Life Honda da Andretti Global da corrida.
Mas como ele aparentemente faz com a consistência do nascer e do pôr do sol, Palou encontrou uma maneira de entrar no top cinco, apesar de cair uma volta atrás em sétimo quando a última advertência voou durante sua volta de saída após sua parada final. Palou e um punhado de outros pilotos receberam a onda durante aquela advertência final, retornando-o à volta da liderança.
“Um pouco de azar com aquele amarelo”, disse Palou. “Fomos um pouco agressivos para tentar assumir a liderança. Não foi o dia mais sortudo, mas um top cinco. O carro estava incrível.
“Ansiosos por amanhã. Estou feliz que tivemos um dia bom e sólido. Espero que possamos estar um passo à frente de todos amanhã.”
Fonte: Indycar