Por Paulo Kelly
Pato O’Ward mais uma vez mostrou porque está atrasado para uma vitória na NTT INDYCAR SERIES, liderando os treinos de sexta-feira para o Acura Grand Prix de Long Beach.
O’Ward fez uma volta máxima de 1 minuto e 6,6874 segundos no Chevrolet Arrow McLaren nº 5 no circuito de rua temporário de 11 curvas e 1,968 milhas. O’Ward terminou em segundo lugar no Firestone Grand Prix de São Petersburgo de abertura da temporada, apresentado pela RP Funding, enquanto busca conquistar sua primeira vitória na série desde julho de 2022 no Iowa Speedway, um período de seca de 24 corridas.
“O carro está na janela e temos feito pequenos ajustes aqui e ali”, disse O’Ward. “Algumas coisas funcionaram, algumas coisas não funcionaram.”
Menos de um segundo separou os 15 melhores pilotos na sessão de sexta-feira, estabelecendo um sábado emocionante de treinos e qualificação para o Prêmio NTT P1. Os treinos começam às 11h25 ET, seguidos por três rodadas de qualificação começando às 14h25. Ambas as sessões serão transmitidas pela Peacock, INDYCAR LIVE e pela INDYCAR Radio Network.
O bicampeão da série Will Power foi o mais rápido dos três pilotos da Team Penske entre os cinco primeiros na sexta-feira, terminando em segundo lugar com 1: 06,7811 no número 12 da Verizon Business Team Penske Chevrolet. Power venceu este prestigiado evento em 2008 e 2012.
Scott McLaughlin ajudou as equipes com motores Chevrolet a conquistar as três primeiras posições na tabela de tempos, ao ser terceiro com 1: 06,8258 no número 3 da Odyssey Batteries Team Penske Chevrolet.
McLaughlin e Power terminaram entre os três primeiros, apesar de ambos terem roçado nas barreiras de concreto que revestem o complicado circuito de rua em incidentes separados durante a sessão de 75 minutos, que foi dividida em uma sessão só de carros para começar e terminar com dois grupos separados.
Felix Rosenqvist continuou sua forte forma no início da temporada, terminando em quarto lugar com 1: 06,8600 na Honda nº 60 da AutoNation / SiriusXM, disputada pela Meyer Shank Racing. Rosenqvist mudou-se para MSR nesta temporada depois de três anos na Arrow McLaren, e ele respondeu terminando em sétimo em São Petersburgo e em terceiro no The Thermal Club $ 1 Million Challenge, sem pontos, no mês passado.
O líder de pontos da série, Josef Newgarden, completou os cinco primeiros com 1m06s8976 no número 2 da Hitachi Team Penske Chevrolet. Newgarden conquistou uma vitória dominante na abertura da temporada em São Petersburgo.
Dois novatos também ganharam as manchetes na sexta-feira sob o céu ensolarado no sul da Califórnia.
O campeão do 2023 INDY NXT by Firestone, Christian Rasmussen, foi o nono geral com 1: 07,2773 no 20º Guy Care Chevrolet pilotado pela Ed Carpenter Racing, o mais rápido dos seis estreantes em campo por mais de um segundo.
O atual campeão de Fórmula 2 da FIA, Theo Pourchaire, foi o segundo estreante mais rápido em suas primeiras voltas em um carro da NTT INDYCAR SERIES, terminando em 21º às 1:08.2857 no número 6 Arrow McLaren Chevrolet. O francês Pourchaire foi convocado esta semana para dirigir o piloto em tempo integral da Arrow McLaren, David Malukas, que continua se recuperando de uma cirurgia para reparar uma lesão no pulso sofrida em um acidente de mountain bike na pré-temporada.
A corrida de 85 voltas de domingo será às 15h (horário do leste dos EUA) na USA Network, Peacock e na INDYCAR Radio Network.