
A Penske Entertainment compilou duas listas de seus principais pilotos da NTT IndyCar Series, seguindo a tradição da NBA, NFL e outras ligas esportivas de baseball que publicam listas anuais das principais vendas de camisas e produtos de seus jogadores mais populares.
O líder de 2024 não deve ser nenhuma surpresa, já que o piloto mais popular da IndyCar — Pato O’Ward, da Arrow McLaren — liderou as vendas de produtos por meio dos fornecedores oficiais da categoria.
Os 10 maiores pilotos da NTT IndyCar Series em vendas gerais de produtos:
- Pato O’Ward
- José Newgarden
- Alexandre Rossi
- Scott Dixon
- Romain Grosjean
- Colton Herta
- Alex Palou
- Força de vontade
- Scott McLaughlin
- Kyle Kirkwood
O jovem mexicano também continuou a capitalizar sua popularidade por meio de tendas pop-up independentes vendendo sua linha de bonés e camisetas, incluindo a linha “Pato Who?”, que surgiu no final do ano, mas esses números de vendas privadas não estão incluídos nas contagens da IndyCar.
O vencedor consecutivo da Indianápolis 500, Josef Newgarden, que abraçou o uso do proverbial chapéu preto e foi ocasionalmente vaiado pelos fãs nas apresentações dos pilotos antes da corrida, não viu uma queda na popularidade entre as vendas de mercadorias devido aos seus seguidores leais e ficou em segundo lugar na tabela. Alexander Rossi, o rei da excentricidade de longa data da IndyCar, também viu sua base dedicada de fãs gastar livremente na temporada passada, o que deu aos pilotos da Arrow McLaren P1 e P3 na lista.
Com Newgarden em P2, Will Power em P8 e Scott McLaughlin em P9, a Team Penske é a única participante a ter todo o seu elenco dentro do top 10. De interesse em outro lugar na lista é como o top 10 de mercadorias quase corresponde aos 10 primeiros colocados no campeonato de pilotos. Nove dos 10 estão representados no top 10 para vendas de mercadorias, exceto Romain Grosjean, que ficou em 17º na classificação de pilotos. Apenas Santino Ferrucci da AJ Foyt Racing, que ficou em nono lugar no campeonato, está ausente do top 10 de mercadorias.
Segundo o correspondente da revista Tacer, Marshall Pruett, analisando os itens específicos dos pilotos que mais despertaram o interesse dos fãs, foram as camisas e os modelos de carros.
Os cinco principais produtos para pilotos da NTT IndyCar Series:
- Camisa Pato O’Ward
- Pato O’Ward fundido
- Camisa Josef Newgarden
- Camisa Alexander Rossi
- Camisa Scott Dixon

O trailer de produtos da Team Penske fez bons negócios para todos os três pilotos. Motorsport Images
A Penske Entertainment compartilhou outras notas interessantes da temporada de vendas de produtos, começando com: “Fora da Indy 500, o fim de semana de corrida da Honda Indy Toronto foi a parada mais vendida na programação da NTT IndyCar Series”, e as ofertas para os fãs também tiveram uma nova entrada com cartões colecionáveis feitos pela Parkside Collectables, que estavam entre as “cinco primeiras unidades de produtos vendidas em geral”.
“A mercadoria não é transacional, então acho que os números refletem o interesse dos fãs, mas também o interesse ardente dos fãs, então essa é uma coisa que eu acho que se destaca”, disse o vice-presidente de comunicações da Penske, Alex Damron, à RACER. “No geral, temos um número tremendo de pilotos talentosos com grandes personalidades e a mercadoria como um todo é uma arena crescente para nós, e isso é impulsionado principalmente pelo interesse dos fãs nas estrelas da NTT Indy Car Series.
“Este é o sétimo ano consecutivo em que vemos as vendas de produtos aumentarem em geral — excluindo as temporadas em que o público foi afetado pela COVID-19 — e parte disso é ter uma estratégia muito direcionada para trazer novos produtos ao mercado e novas opções para os fãs terem à sua frente quando chegarem à pista em um fim de semana de corrida ou visitarem a loja da IndyCar.
“Outra parte do quebra-cabeça tem sido trabalhar mais de perto com equipes e pilotos para fazer campanhas especiais de merchandising e criar produtos que sejam realmente atraentes para suas bases de fãs individuais.”
A série também usa as métricas de vendas de maneiras óbvias para aumentar a oferta de produtos para aqueles cujos produtos estão apresentando bom desempenho e buscar novos itens para incluir na temporada seguinte.
“Nós certamente olhamos para o topo da lista de uma perspectiva de planejamento e notamos o que os fãs estão mais entusiasmados de uma perspectiva de compra, e isso realmente, às vezes, pode abrir conversas adicionais sobre linhas de produtos estendidas e promoções especiais”, disse Damron. “Queremos ter certeza de que quando os fãs estão comprando muito de um determinado produto, estamos olhando para oportunidades de expansão que são boas, antes de tudo, para o piloto individual, mas também geram algum benefício positivo para a série e a equipe.
“Eu acho que, dado o fato de que as vendas de mercadorias continuaram a se expandir e quase todos os números que você pode olhar estão se movendo na direção certa, isso é um bom presságio para toda a lista de pilotos em geral, em termos de oportunidades que podemos oferecer daqui para frente. A capacidade de obter produtos adicionais, tanto como uma oportunidade de ponto de venda durante um fim de semana de corrida, ou também na loja da IndyCar daqui para frente, existe.”
Uma área que Damron se recusou a discutir foi a divisão de receita de mercadorias que ocorre entre a Penske Entertainment e seus pilotos e equipes cujos nomes ou imagens são usados na linha de produtos oficiais da IndyCar.
Conversando com um piloto e um dono de equipe que pediram para não revelar seus nomes, o piloto descreveu sua participação anual como “muito, muito, muito pequena”, e o dono apresentou sua participação como sendo “minúscula”, mas nenhuma porcentagem foi fornecida.