A Volkswagen lançará o acesso ao Tesla Supercharger para seus clientes de veículos elétricos neste verão, quando os adaptadores estarão prontos para os veículos atuais equipados com CCS.
“Teremos acesso à rede em junho/julho , quando tivermos um adaptador oficial da VW”, disse o porta-voz da VW, Mark Gillies, à PCMag na CES 2025 esta semana, acrescentando que a montadora ainda está alinhando fornecedores para fabricá-lo. Observe que esse cronograma se aplica apenas à marca VW em si; Gillies não pôde falar sobre o cronograma de lançamento para outras marcas do maior Grupo VW.
Volkswagen ID.4 2025
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Rerports, as três marcas do Grupo VW que atualmente vendem EVs nos EUA — VW, Audi e Porsche — anunciaram acesso ao Supercharger e a eventual adoção da porta Tesla NACS em dezembro de 2023, junto com a nova marca Scout. A Scout não planeja entregar seus primeiros veículos antes de 2027.
Isso fez com que as marcas do VW Group estivessem entre as últimas a confirmar uma mudança para a porta NACS, como quase todas as principais marcas de EV no mercado dos EUA já confirmaram. Mas também é uma das poucas marcas não Tesla que já está operando uma rede de carregamento público considerável nos EUA — na forma da Electrify America.
Volkswagen ID.7 2025
A Electrify America foi criada como parte do acordo de fraude de emissões de diesel da VW, comprometendo a montadora a gastar US$ 2 bilhões em infraestrutura de carregamento . A VW disse que a Electrify America trabalhará para adicionar conectores NACS em suas estações de carregamento este ano, enquanto continua a usar conectores CCS.
Quando anunciou o acesso ao Supercharger pela primeira vez, a VW disse que também começaria a vender veículos com portas NACS em 2025. Até agora, a única montadora a fazer isso é a Hyundai, com o Ioniq 5 2025 atualizado . Mas ele carrega mais lentamente com uma porta NACS em comparação com uma porta CCS porque esses veículos podem aceitar tensões de carga mais altas do que o permitido pelos Superchargers.