Antes do lançamento atrasado do seu hardware V4 Supercharger, a Tesla está instalando cabos mais longos e fazendo outras mudanças que podem ajudar a evitar atritos nas estações Supercharger, já que veículos elétricos de outras marcas estão começando a usá-las com mais frequência.
A conta oficial do Tesla Charging no X (anteriormente conhecido como Twitter), a rede social de propriedade do CEO da Tesla, Elon Musk, publicou recentemente que a montadora está aumentando o número de carregadores de cabos mais longos — em locais definidos como V4 — e espera que eles superem em número os carregadores de cabos curtos nos próximos 18 meses .
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, a Tesla também modificou mais de 1.500 sites para ajudar os motoristas a chegarem melhor aos carregadores e atualizou o software que informa aos motoristas da Tesla quais pontos de carregamento estão disponíveis, de acordo com a mesma publicação.
Chevrolet EVs em uma estação Tesla Supercharger
Para levar ainda mais em conta o potencial bloqueio de espaços para conexão em carregadores com cabos curtos pelos veículos elétricos, a Tesla afirma que agora pode detectar quando um veículo elétrico com uma porta de carga localizada em algum lugar diferente da parte traseira esquerda ou dianteira direita do veículo é conectado em pontos com cabos mais curtos, em um esforço para não prometer demais a disponibilidade do carregador.
Isso é possível porque a Tesla agora pode detectar que tipo de veículo está conectado, disse Max de Zegher, diretor de carregamento da Tesla na América do Norte, em uma publicação no X , acrescentando que o algoritmo de disponibilidade do carregador agora é atualizado a cada 15 segundos.
Polestar 3 em uma estação Tesla Supercharger
A Tesla anunciou o hardware V4 Supercharger em 2022 e fez algumas primeiras instalações em 2023, naquela época projetado para fornecer o carregamento de maior potência necessário para o Semi e o Cybertruck.
Os supercarregadores V3 da Tesla, e até mesmo os pontos de carregamento que parecem instalados hoje como V4, permanecem com a especificação V3 e não conseguem carregar veículos elétricos de 800 volts em suas taxas de pico.
Uma migração da maioria das principais marcas de carros para o North American Charging Standard (NACS) da Tesla começou em maio de 2023 com a Ford, e pode ter mudado um pouco a trajetória. Isso levou à formalização do NACS como um verdadeiro padrão pela SAE e ao apoio desse padrão pela administração Biden, que priorizou o financiamento para a expansão do carregamento público. Musk, enquanto isso, quase fechou a equipe Supercharger no início deste ano antes de voltar atrás e prometer uma expansão de US$ 500 milhões da rede.
Essa expansão provavelmente será necessária à medida que mais fabricantes de automóveis equipam seus EVs para carregar em estações Supercharger. Até o momento, Ford, General Motors, Rivian, Polestar e Volvo disponibilizaram adaptadores aos clientes, enquanto o Hyundai Ioniq 5 2025 será entregue com uma porta NACS a partir do final deste mês e mais EVs não Tesla com eles devem aparecer em 2025 .