Os pilotos de Fórmula E gostam muito de Homestead, mas ainda preferem uma pista de rua

por Racer

A Fórmula E visitou seu quinto local diferente nos Estados Unidos, com sua primeira viagem ao Homestead-Miami Speedway. A corrida teve as características típicas da Fórmula E – retas longas e frenagens bruscas combinadas para maximizar a importância da eficiência, além de uma superfície abrasiva que deixou os pilotos lutando por aderência – e recebeu elogios dos pilotos.

“Em termos de dirigibilidade e da diversão de correr aqui e fazer as voltas classificatórias por aqui, foi bom — foi muito divertido”, disse o piloto da TAG Heuer Porsche, Antonio Felix da Costa. “Acho que até resultou em um bom produto de corrida; havia muita movimentação na corrida.”

Segundo Dominik Wilde, da rvista Racer, Lucas di Grassi, da Lola Yamaha Abt, também gostou, destacando os desafios que ela representava com suas superfícies variadas e níveis de aderência.

“Embora esta seja uma pista muito técnica e difícil, o asfalto é muito abrasivo — destrói os pneus ou os superaquece”, disse ele. “A pista é complicada com todas as modificações e os diferentes níveis de aderência. Com o concreto apenas no ápice da curva, você nunca sabe se precisa correr [ou] se quer abrir um pouco mais.”

“É tecnicamente extremamente difícil, então gostei de dirigir aqui.”

Mas, embora o circuito do sul da Flórida tenha sido bem recebido, ele obviamente não se encaixava no modelo do centro da cidade que se tornou o modus operandi da Fórmula E na última década.

“Perguntamos à Fórmula E: se conseguimos correr nos centros urbanos na nossa primeira temporada, precisamos conseguir fazer isso na nossa 11ª temporada”, insistiu da Costa. “Então, espero que possamos migrar de volta para os centros urbanos — isso seria incrível.”

Di Grassi concordou: “Minha opinião pessoal é que a Fórmula E deveria correr nas ruas sempre que possível. Se este é o lugar para estarmos em Miami, ótimo. Adoramos correr em Miami, mas, novamente, no primeiro ano corremos aqui no centro de Miami. Aquela pista também foi muito, muito legal. Então, se eu pudesse escolher, escolheria o centro.”

O primeiro E-Prix de Miami da Fórmula E aconteceu na temporada inaugural da categoria e correu nas ruas da Baía de Biscayne. Foi seguido por uma corrida em Long Beach, em uma versão modificada do circuito de um grande prêmio, e quando perguntaram a da Costa e di Grassi qual seria a única pista americana para a qual gostariam de retornar, a concordância foi maior: “Long Beach!”

You may also like