Por Eric Smith
A Honda está 4 em 4 desde que a NTT INDYCAR SERIES retornou ao WeatherTech Raceway Laguna Seca em 2019. Será que a Chevrolet, que produziu o vencedor do Barber Motorsports Park, Scott McLaughlin, e o vencedor da Road America, Will Power, em percursos naturais, pode lutar?
Os carros movidos pela Team Penske Chevrolet terminaram três vezes entre os três primeiros nos últimos dois anos no WeatherTech Raceway Laguna Seca e estão 2 em 3 em vitórias em pistas naturais nesta temporada.
Favoritos
Scott McLaughlin (nº 3 da equipe Good Ranchers Penske Chevrolet)
McLaughlin está subindo no WeatherTech Raceway Laguna Seca, terminando em sexto em 2022 e vice-campeão no ano passado. Ele também venceu em Barber Motorsports Park, uma pista semelhante a esta, em 28 de abril, terminando em sexto lugar no Sonsio Grand Prix de 11 de maio no Indianapolis Motor Speedway e em terceiro há duas semanas em Road America. Sua posição final média em três percursos de estrada natural começa nesta temporada é de 3,33.
Scott Dixon (No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda)
O seis vezes campeão da NTT INDYCAR SERIES, Dixon, terminou entre os três primeiros em suas últimas quatro tentativas no WeatherTech Raceway Laguna Seca, incluindo a vitória do ano passado. Dixon terminou em quarto lugar no Sonsio Grand Prix de 11 de maio no Indianapolis Motor Speedway, mas em 15º no Barber Motorsports Park e em 21º no Road America. Este é Dixon, porém, e ele deve lutar por um resultado entre os três primeiros no domingo.
Alex Palou (nº 10 da DHL Chip Ganassi Racing Honda)
O terceiro lugar na corrida do ano passado no WeatherTech Laguna Seca Raceway é o pior resultado em três tentativas no pitoresco percurso da Califórnia para o bicampeão da série Palou. Antes ele terminou em segundo e primeiro, respectivamente. Palou também liderou 118 voltas combinadas em três largadas. Seu percurso natural de estrada nesta temporada é o quinto no Barber Motorsports Park, o primeiro no percurso de 2.439 milhas do Indianapolis Motor Speedway e o quarto no Road America.
Will Power (nº 12 da equipe da Verizon, Penske Chevrolet)
Power tem três resultados entre os quatro primeiros em suas últimas quatro tentativas no WeatherTech Raceway Laguna Seca e uma melhor média de resultados da NTT INDYCAR SERIES em corridas de estrada natural nesta temporada de 1,66. Ele foi vice-campeão em Barber Motorsports Park e Indianapolis Motor Speedway, além de uma vitória em Road America.
Colton Herta (Nº 26 Gainbridge Honda)
O piloto da Andretti Global, Herta, venceu as duas primeiras visitas de volta a esta pista vindo da pole, liderando 83 das 90 voltas em 2019 e 91 das 95 em 2021. Não houve corrida em 2020 devido a restrições pandêmicas. Nos últimos dois anos, Herta terminou em 11º e 23º, respectivamente, depois de decepcionantes dias de qualificação em 18º e 12º. Nesta temporada, Herta terminou em oitavo, sétimo e sexto, respectivamente, em percursos de estrada natural, levando a uma média de finalização de 7,0. A melhoria do ritmo deve levar Herta de volta ao ponto onde estava antes da pandemia.
As zebras
Linus Lundqvist (Nº 8 da American Legion Chip Ganassi Racing Honda)
O piloto novato terminou em terceiro no Barber Motorsports Park no início desta temporada, conquistando seu primeiro pódio na NTT INDYCAR SERIES. Em quatro partidas do INDY NXT by Firestone no WeatherTech Raceway Laguna Seca, Lundqvist terminou em segundo, terceiro, sexto e quarto, respectivamente. Entrando com o impulso de seu primeiro prêmio NTT P1 na Road America, Lundqvist pode brilhar neste fim de semana.
Marcus Armstrong (No. 11 Ridgeline Lubricants Chip Ganassi Racing Honda)
O atual Rookie of the Year da NTT INDYCAR SERIES terminou em oitavo no WeatherTech Raceway Laguna Seca no ano passado. Em três largadas em estradas naturais nesta temporada, Armstrong terminou em nono, quinto e 26º, respectivamente. O 26º lugar em Road America não foi indicativo da velocidade que seu carro possuía, com Armstrong qualificando-se como o melhor segundo da carreira.
Christian Lundgaard (nº 45 Hy-Vee Honda)
Lundgaard terminou em quinto e sexto, respectivamente, em suas duas largadas em Laguna Seca. Ele se classificou em terceiro no ano passado. Em percursos de estradas naturais nesta temporada, Lundgaard ficou em sexto, terceiro e 11º lugar, respectivamente, levando a um quarto melhor resultado médio de 6,6 em percursos de estradas naturais.
Felix Rosenqvist (nº 60 AutoNation/SiriusXM Honda)
Rosenqvist recebeu honras do prêmio NTT P1 no ano passado, mas terminou em 19º. Ele terminou entre os cinco primeiros em três partidas anteriores do WeatherTech Raceway Laguna Seca. Em percursos de estrada natural nesta temporada, Rosenqvist terminou entre os 10 primeiros em três largadas.
Romain Grosjean (Chevrolet nº 77 Juncos Hollinger Racing)
Este carro qualificou-se em segundo lugar com Callum Ilott em 2022 e terminou em quinto com ele há um ano. Grosjean terminou em terceiro nesta pista em 2021 com a Dale Coyne Racing e em sétimo e 11º, respectivamente, em duas largadas aqui com a Andretti Global. Grosjean tem a sétima melhor posição final média em percurso natural nesta temporada de 10,33.