Vicente Orige e Sarin Carlesso estão impossíveis na temporada 2024 do Império Endurance Brasil. Neste sábado (19), no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), a dupla do protótipo AJR #444 venceu sua terceira prova consecutiva na temporada, logo à frente da Ligier #9, de Xandinho Negrão/Marcos Gomes, que mesmo vendo a primeira vitória do ano escapar novamente, manteve a liderança do campeonato na classificação geral e na classe P1.
A prova foi marcada pela chuva a partir da metade da disputa, o que fez a direção de prova decidir pelo encerramento com um mínimo de 75% do tempo determinado, que era de três horas mais uma volta. A corrida no interior paulista também foi marcada pela definição do primeiro título de 2024, para Jacques Quartiero/Alan Hellmeister, que pela primeira vez não venceram uma prova na classe GT4, mas levantaram a taça com uma prova de antecedência.
P1: AJR e Ligier travam batalha ferrenha por vitória e título
Depois de cravar a sexta pole position seguida no ano, Orige/Carlesso mantiveram a ponta numa largada marcada por um acidente, ocorrido a partir de uma rodada de Victor Foresti, que abandonou, assim como a Mercedes de Marco Billi. Guilherme Figueiroa e Pedro Burger também foram envolvidos, mas conseguiram seguir na prova. Voltas mais tarde, Gomes superou Carlesso e assumiu a ponta, mas na segunda hora de corrida, Orige assumiu o #444 e voltou à liderança, superando Xandinho Negrão, que estava no comando da Ligier.
Na metade da prova, a chuva apareceu, mas os líderes seguiam na pista com pneus slick à espera da melhoria do clima. Com 1h44, Ricardo Rosset bateu seu Mercedes na entrada da reta e provocou a entrada do Safety Car, que só deixaria a pista na bandeirada, com 2h25 de prova. Neste intervalo, a chuva aumentou e reduziu de intensidade, o que fez os times trocarem de ideia sobre qual pneu utilizar enquanto os carros estavam parados para o último pit stop.
“Agradecer à equipe maravilhosa que eu tenho, aos pilotos… é um ano difícil, mas a gente fez um trabalho excelente”, emocionou-se o chefe da equipe JLM Racing e criador do protótipo AJR, Juliano Moro. “Vamos para a Goiânia atrás do nosso título!”, emendou Carlesso.
GT3: Vitória dominante e disputa acirrada pelo título
Pela GT3, a prova foi liderada quase de ponta a ponta por Ricardo Baptista e Rafael Suzuki, que largaram na pole position. Baptista conduziu o carro nos dois primeiros stints e perdeu a liderança apenas de forma breve para o rival na luta do título, o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart, com Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller. Com a conquista, só uma vitória do Porsche na última etapa, dia 30 de novembro, em Goiânia (GO), impede o título de Baptista/Suzuki em seu primeiro ano de parceria.
“A gente acabou largado com um pneu usado, tivemos dificuldades com o ritmo, mas conseguimos manter a liderança. Ficamos na dúvida entre pneu de chuva e pneu slick no final, mas saímos com o pneu de chuva e foi a decisão certa”, destacou Baptista. “Hoje, o mérito é todo do Ricardo. Eu nem andei com bandeira verde. O Ricardo foi muito bem nos dois stints, manteve a diferença para os nossos principais adversários e ainda andou de slick na chuva. Ainda falta uma etapa e vamos tentar brigar pelo caneco”, completou Suzuki.
GT4: Título antecipado em dia de vitória inédita
Pela GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister confirmaram o título na primeira prova de 2024 em que não foram os vencedores: a dupla do Porsche 718 Cayman GT4 #21, da Stuttgart, liderava até a chuva aumentar de intensidade, quando entrou nos boxes para trocar os pneus. A MC Tubarão, responsável pela equipe Eurobike, manteve o Audi RS3 LMS de Fernando Gorayeb/Witold Ramasauskas na pista até a entrada do Safety Car, o que fez o sedã assumir a liderança e vencer pela primeira vez no ano.
“Toda vitória é emocionante. É como se fosse a primeira, foi muito estratégica. Usamos muito bem a troca de pneus, corroborando o trabalho que fizemos em todas as etapas. No ano que vem, vamos brigar pelo campeonato”, vibrou Gorayeb. “Entramos no meio do campeonato e essa vitória estava batendo na trave. A competência foi da equipe toda, o parceiro é excelente e vamos comemorar muito”, continuou Ramasauskas.
Já no Troféu Legends, Victor Foresti perdeu a chance de confirmar o título ao abandonar com o incidente da largada. A vitória, pela segunda vez consecutiva na temporada, ficou com o Sigma da FTR Motorsport, com Emílio Padron e Henrique Assunção. Mesmo assim, o brasiliense só precisa pontuar na última prova, em Goiânia, para confirmar o título.
Confira o resultado da prova no Velocitta:
- Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR/JLM Racing – P1) – 81 voltas
- Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier/A. Mattheis – P1) – a 1s040
- Marco Pisani/Werner Neugebauer/Renan Guerra (Ligier/KTF Sports – P1) – a 1 volta
- Gustavo Martins/Vitor Genz (AJR/JLM Racing – P1) – a 2 voltas
- Emílio Padron/Fernando Ohashi/Henrique Assunção (Sigma/FTR Motorsport – P1) – a 2 voltas
- Guilherme Bottura/Gaetano di Mauro/Pedro Bürger (Ligier/BTZ Motorsport – P1) – a 2 voltas
- Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes AMG GT3/Team RC – GT3) – a 3 voltas
- Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart – GT3) – a 3 voltas
- Christian Rocha/Marcelo Vianna/Sérgio Jimenez (Sigma/Sigma Kraucher – P1) – a 4 voltas
- Flávio Abrunhoza/André Moraes Jr./Leandro Ferrari (Ligier/BTZ Motorsport – P1) – a 4 voltas
- Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes AMG GT3/Tech Force) – a 4 voltas
- David Muffato/Pedro Queirolo (AJR/TMG Racing – P1) – a 5 voltas
- Fernando Poeta/Andersom Toso/Pietro Rimbano (Ligier/FTR Motorsport – P1) – a 6 voltas
- Fernando Gorayeb/Witold Ramasauskas (Audi RS3 LMS/MC Tubarão – GT4) – a 8 voltas
- Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart – GT4) – a 8 voltas
- Eric Santos/João Tesser/Giuliano Bertuccelli (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart – GT4) – a 9 voltas
- Kim Camelo/Enzo Visconde/Henry Visconde (BMW M2 CS/MC Tubarão – GT4) – a 9 voltas
- Marcelo Servidone/Andrew Maciel (Audi A3/Mamba Negra – GT4) – a 13 voltas
- Guilherme Figueiroa/Júlio Campos/Ricardo Rosset (Mercedes AMG GT3/Team RC – GT3) – a 21 voltas
- Lucas Foresti/Victor Foresti/Adriano Buzaid (Ligier/Foresti Sports – P1) – a 81 voltas
- Marco Billi/Maurizio Billi/Max Wilson (Mercedes AMG GT3/Team RC – GT3) – a 81 voltas
Negrito: vencedores por categoria
Itálico: vencedores do Troféu Legends
SOBRE O IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL
O Império Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2024 são Cerveja Império, Stuttgart Porsche, Pirelli e Eurobike.
Texto: Geferson Kern