Ônibus escolar elétrico de última geração da Thomas Jouley estreia com novo eAxle

por Green Car Reports

A Thomas Built Buses fabrica a maioria dos ônibus escolares amarelos que circulam nas estradas dos EUA, e um número cada vez maior deles são elétricos.

A empresa revelou na terça-feira seu ônibus escolar elétrico de segunda geração . Chamado de Saf-T-Liner C2 Jouley, ele apresenta uma série de mudanças em relação ao modelo de primeira geração lançado em 2017.

Segundo Stephen Edelstein, da Green Car reports, a principal entre essas mudanças é um eAxle da Accelera , uma divisão da fabricante de motores a diesel Cummins. Onde o Jouley de primeira geração tinha um eixo de transmissão conectando um motor elétrico ao eixo, o arranjo eAxle reúne o motor, uma caixa de câmbio de 2 velocidades, freios a disco e cubos de roda, e um diferencial traseiro em uma unidade.

Isso reduz o peso e a complexidade, diminui os custos de manutenção ao diminuir o número de peças e melhora a aceleração e o torque ao encurtar a conexão mecânica entre o motor e as rodas, afirma a Thomas Built.

O novo ônibus escolar também adota um sistema elétrico de 800 volts da Proterra, conhecida principalmente por seus ônibus elétricos de trânsito. A Thomas Built também fez algumas mudanças para facilitar a manutenção, incluindo um painel de acesso ao piso para a caixa de junção de alta tensão, um componente que antes exigia a remoção das baterias do ônibus para acesso. O tanque de surto do circuito de aquecimento da carroceria também foi movido para o lado esquerdo do ônibus para facilitar o acesso.

A Thomas Built já está montando uma versão de distância entre eixos de 219 polegadas que pode acomodar até 60 passageiros. Outras opções de distância entre eixos estarão disponíveis no final deste ano, disse a empresa, acrescentando que abandonar os eixos de transmissão para o eAxle permite distâncias entre eixos mínimas mais curtas, melhorando a manobrabilidade.

Os ônibus escolares elétricos percorreram um longo caminho desde 2014, quando o primeiro entrou em serviço nos EUA, com Oakland, Califórnia, ostentando uma frota totalmente elétrica em agosto de 2024. Eles também receberam um grande impulso sob o governo Biden, que destinou bilhões de dólares em financiamento para que os distritos escolares os comprassem, uma política que pode ser revertida pelo governo Trump, anti-VE.

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