O cavalheiro italiano Luigi Taverna precisava de um novo carro de corrida depois que o Alba do Grupo C2 que ele correu em 1986 e 1987 foi perdido em um incêndio de garagem no final de 1987. Em vez de mudar para um Spice ou Tiga comum, Taverna optou por ter seu próprio carro do Grupo C2 construído.
Ele contratou Gianni Lombartolo para projetar o carro e tê-lo construído pela Olmas Aluminium Company em Turim, Itália. Como o Alba, e diferente dos carros britânicos mais comuns, o novo Olmas GLT 200 de Taverna foi construído em torno de um sofisticado monocoque composto de fibra de carbono e Kevlar. Aparafusado diretamente ao monocoque estava um motor Cosworth DFV preparado por Judd e uma caixa de câmbio Hewland DGB que serviam como membros totalmente tensionados. A suspensão era por meio de braços duplos nos quatro cantos. A carroceria de efeito solo também foi construída em composto de fibra de carbono com uma trama de Kevlar.
O novo Olmas GLT 200 da Taverna estreou na Monza 1000 km de 1988. Problemas de pressão de combustível e elétricos impediram que o carro começasse a corrida. Um mês depois, na Silverstone 1000 km, o GLT 200 começou a corrida e terminou em 16º no geral e 9º na classe após começar em 25º no grid.
O Olmas exclusivo foi então escalado em Le Mans para Fabio Magnani, Roberto Ragazzi e o próprio Taverna. Infelizmente, outros problemas de motor fizeram com que o carro não pudesse começar a corrida novamente. Isso acabou sendo o fim da linha para os Olmas, pois Taverna optou por comprar caronas em um Porsche e Tiga pelo restante da temporada e, em seguida, mudou para um Spice para a temporada de 1989.
É uma pena que o Olmas GLT 200 nunca tenha tido a chance de viver de acordo com o potencial que certamente parecia ter.
Mais tarde, ele foi modificado e fez campanha como um carro de subida de montanha com o teto removido. Nos anos mais recentes, foi restaurado à sua configuração original do Grupo C2
Motor | |
Configuração | Ford Cosworth DFL 90º V8 |
Localização | No meio, montado longitudinalmente |
Peso | 145 quilos / 319,7 libras |
Construção | bloco e cabeça de liga de alumínio |
Deslocamento | 3.223 cc / 196,7 pol³ |
Furo / Curso | 90,0 mm (3,5 pol.) / 64,8 mm (2,6 pol.) |
Trem de válvulas | 4 válvulas / cilindro, DOHC |
Alimentação de combustível | Injeção de combustível |
Lubrificação | Cárter seco |
Alimentação | Aspirado naturalmente |
Potencia | 465 cv / 347 kW a 8.500 rpm |
Torque | 420 Nm / 310 ft lbs a 7.250 rpm |
BHP/Litro | 144 cv/litro |
Transmissão | |
Chassis | monocoque composto de fibra de carbono com motor totalmente tensionado |
Suspensão dianteira | braços duplos, molas helicoidais e amortecedores acionados por haste de pressão, barra estabilizadora |
Suspensão traseira | braços duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora |
Direção | cremalheira e pinhão |
Freios (fr/r) | Discos ventilados AP Racing, pinça de 4 pistões |
Câmbio | Hewland DGB 5 velocidades Manual |
Tração | Tração traseira |
Dimensões | |
Peso | 788 quilos / 1.737 libras |
Comprimento / Largura / Altura | 4.390 mm (172,8 pol.) / 2.000 mm (78,7 pol.) / 938 mm (36,9 pol.) |
Distância entre eixos / Trilha (fr/r) | 2.590 mm (102 pol.) / N/A / N/A |
Tanque de combustível | 100 litros (26,4 galões EUA / 22 galões imperiais) |
Pneus (fr/r) | 10/23,5 – 16 / 13/25 – 16 |
Números de desempenho | |
Potência | 0,59 cv/kg |