Olmas GLT 200

por Gildo Pires
© Wouter Melissen 

O cavalheiro italiano Luigi Taverna precisava de um novo carro de corrida depois que o Alba do Grupo C2 que ele correu em 1986 e 1987 foi perdido em um incêndio de garagem no final de 1987. Em vez de mudar para um Spice ou Tiga comum, Taverna optou por ter seu próprio carro do Grupo C2 construído.

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Ele contratou Gianni Lombartolo para projetar o carro e tê-lo construído pela Olmas Aluminium Company em Turim, Itália. Como o Alba, e diferente dos carros britânicos mais comuns, o novo Olmas GLT 200 de Taverna foi construído em torno de um sofisticado monocoque composto de fibra de carbono e Kevlar. Aparafusado diretamente ao monocoque estava um motor Cosworth DFV preparado por Judd e uma caixa de câmbio Hewland DGB que serviam como membros totalmente tensionados. A suspensão era por meio de braços duplos nos quatro cantos. A carroceria de efeito solo também foi construída em composto de fibra de carbono com uma trama de Kevlar. 

O novo Olmas GLT 200 da Taverna estreou na Monza 1000 km de 1988. Problemas de pressão de combustível e elétricos impediram que o carro começasse a corrida. Um mês depois, na Silverstone 1000 km, o GLT 200 começou a corrida e terminou em 16º no geral e 9º na classe após começar em 25º no grid.

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O Olmas exclusivo foi então escalado em Le Mans para Fabio Magnani, Roberto Ragazzi e o próprio Taverna. Infelizmente, outros problemas de motor fizeram com que o carro não pudesse começar a corrida novamente. Isso acabou sendo o fim da linha para os Olmas, pois Taverna optou por comprar caronas em um Porsche e Tiga pelo restante da temporada e, em seguida, mudou para um Spice para a temporada de 1989.

É uma pena que o Olmas GLT 200 nunca tenha tido a chance de viver de acordo com o potencial que certamente parecia ter.

Mais tarde, ele foi modificado e fez campanha como um carro de subida de montanha com o teto removido. Nos anos mais recentes, foi restaurado à sua configuração original do Grupo C2

© Wouter Melissen 
Motor
ConfiguraçãoFord Cosworth DFL 90º V8
LocalizaçãoNo meio, montado longitudinalmente
Peso145 quilos / 319,7 libras
Construçãobloco e cabeça de liga de alumínio
Deslocamento3.223 cc / 196,7 pol³
Furo / Curso90,0 mm (3,5 pol.) / 64,8 mm (2,6 pol.)
Trem de válvulas4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustívelInjeção de combustível
LubrificaçãoCárter seco
AlimentaçãoAspirado naturalmente
Potencia465 cv / 347 kW a 8.500 rpm
Torque420 Nm / 310 ft lbs a 7.250 rpm
BHP/Litro144 cv/litro
Transmissão
Chassismonocoque composto de fibra de carbono com motor totalmente tensionado
Suspensão dianteirabraços duplos, molas helicoidais e amortecedores acionados por haste de pressão, barra estabilizadora
Suspensão traseirabraços duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora
Direçãocremalheira e pinhão
Freios (fr/r)Discos ventilados AP Racing, pinça de 4 pistões
CâmbioHewland DGB 5 velocidades Manual
TraçãoTração traseira
Dimensões
Peso788 quilos / 1.737 libras
Comprimento / Largura / Altura4.390 mm (172,8 pol.) / 2.000 mm (78,7 pol.) / 938 mm (36,9 pol.)
Distância entre eixos / Trilha (fr/r)2.590 mm (102 pol.) / N/A / N/A
Tanque de combustível100 litros (26,4 galões EUA / 22 galões imperiais)
Pneus (fr/r)10/23,5 – 16 / 13/25 – 16
Números de desempenho
Potência0,59 cv/kg

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