Oitava Colocação Satisfaz o Fim de Semana de Ferrucci

por Indycar

Por Curt Cavin 

O oitavo lugar certamente não foi a vitória que o pole position Santino Ferrucci esperava no domingo no BITNILE.COM Grand Prix de Portland, mas mesmo assim foi um fim de semana vitorioso.

A pole não foi apenas a primeira do piloto em 74 corridas da NTT INDYCAR SERIES, mas também foi a primeira posição de qualificação para a AJ Foyt Racing em mais de uma década (Takuma Sato em junho de 2014 em Detroit).

Ferrucci admitiu que freou cedo demais antes da primeira curva da corrida de 110 voltas de domingo, permitindo que Will Power, da equipe Penske, assumisse a liderança. (Eles também tiveram contato leve na curva 2.) Depois que Power disparou em uma corrida vencedora, Ferrucci correu entre os cinco primeiros até a sequência final dos boxes, quando perdeu algumas posições.

Mesmo assim, foi um ótimo fim de semana.

“O fim de semana foi incrível”, disse Ferrucci após a corrida. “Para começar na pole (ao lado) de Will, obviamente ele me pegou por dentro na Curva 1. Eu quebrei um pouco cedo – (há) uma primeira vez para tudo, mas vamos aprender.

“A equipe fez um trabalho fenomenal. Simplesmente não tivemos o ritmo que pensávamos que teríamos hoje. Obviamente, com o calor chegando, estávamos todos na pista, e estava super oleoso. É uma pena, mas me diverti. É uma corrida longa para ficar verde, desde que tenha sido assim.”

Ferrucci observou que ganhar a pole lhe rendeu o melhor box para a primeira corrida da rodada dupla Hy-Vee Milwaukee Mile 250s do próximo fim de semana. A corrida é às 18h ET no sábado (Peacock, INDYCAR Radio Network).

O dia de Dixon termina cedo

Aqui está a estatística surpreendente da temporada: pela segunda vez em 399 corridas na carreira, Scott Dixon não terminou a primeira volta de uma corrida da NTT INDYCAR SERIES.

A primeira vez que isso aconteceu foi em 2005 no circuito Twin Ring Motegi no Japão, quando Dixon teve contato com Jeff Bucknum. Desta vez, foi o contato de Pietro Fittipaldi que derrubou o piloto do No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda na barreira da reta final.

Curiosamente, Dixon não culpou Fittipaldi, cujo Honda No. 30 Localiza Rent a Car da Rahal Letterman Lanigan Racing pulou o meio-fio direito e atingiu o carro de Dixon. Em vez disso, Dixon disse que a penalidade de drive-through que foi para Fittipaldi deveria ter sido para Kyle Kirkwood da Andretti Global, que o empurrou para fora na Curva 6.

“(Kirkwood), eu acho, causou todo esse caos, para ser honesto”, disse Dixon. “Só uma investida e então me deu espaço zero na saída (da curva 6), o que me derrubou, e então você está tentando se recuperar.

“Obviamente, com Fittipaldi honestamente recebendo a penalidade lá, não há nenhuma falha real nele. (A pista) simplesmente se afunila ali. A penalidade deveria ter sido em (Kirkwood).”

Terminar em último no campo de 28 carros praticamente tirou Dixon da disputa por um sétimo campeonato da série, empatando o recorde. Ele caiu para o quinto lugar na classificação, 101 pontos atrás de Palou. Ele entrou no fim de semana de Portland em terceiro, 65 pontos atrás da liderança.

Dixon está programado para fazer sua 400ª largada na rodada dupla Hy-Vee Milwaukee Mile 250s do próximo fim de semana. Apenas Mario Andretti (407) fez tantas largadas na história. Helio Castroneves é o terceiro na categoria com 394. Tony Kanaan tem 390.

McLaughlin faz o que pode

O candidato ao campeonato Scott McLaughlin teve uma péssima experiência ao entrar na corrida de domingo, já que seu Freightliner nº 3 da Team Penske Chevrolet teve que cumprir uma penalidade de seis posições de largada no grid por uma troca de motor não aprovada desde a corrida mais recente no World Wide Technology Raceway.

Com Palou terminando em segundo, McLaughlin perdeu terreno para o líder da série – ele caiu 88 pontos atrás – mas ainda foi um dia produtivo para o piloto da Team Penske. Ele terminou em sétimo.

“Eu disse à minha esposa… um top sete hoje seria como um pódio (finalização)”, ele disse. “É, estou orgulhoso disso.”

McLaughlin venceu a primeira de duas corridas no Iowa Speedway nesta temporada – essa foi sua primeira vitória em pistas ovais na carreira – e ele frequentemente corre bem em pistas ovais, o que é um bom presságio para suas esperanças de título, já que ainda faltam três corridas ovais na temporada.

“Mal posso esperar para chegar em casa e ir para as três últimas corridas em ovais, onde fomos muito bem este ano”, disse ele. “Vamos ver como vamos.”

Sowery tem uma corrida forte

Se domingo foi a última corrida da temporada de estreia de Toby Sowery, ele terminou com uma boa impressão.

O inglês de 28 anos pilotando o No. 51 Global Karting League/Vuzix Honda saiu vitorioso das batalhas com Kirkwood e o novato Nolan Siegel (No. 6 Arrow McLaren Chevrolet), e se não fosse por perder o ápice da Curva 1 no final da corrida, ele poderia ter terminado muito mais alto do que 17º na bandeira quadriculada. Ele estava em oitavo lugar chegando ao seu pit stop final.

Sowery teve três drives durante a temporada. Ele terminou em 13º no Mid-Ohio Sports Car Course e em 15º no Exhibition Place em Toronto. Essa é uma média de chegada de 15,0. Ele terminou a corrida de domingo como o primeiro carro uma volta atrás dos líderes.

Fonte: Indycar

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