Por Tom Howard
Sebastien Ogier explicou o motivo de suas respostas curtas nas entrevistas do final da etapa do Rally do Chile, afirmando: “A cúpula da FIA nos disse para ficarmos quietos”.
A reação do oito vezes campeão mundial de rali veio depois de ter recebido uma multa suspensa de € 30.000 da FIA por comentários que ele dirigiu aos oficiais no final da etapa de abertura do Rally da Acrópole, na Grécia, no início deste mês.
Como resultado, no final das etapas no Chile neste fim de semana, Ogier respondeu pouco às perguntas feitas pelos repórteres.
Ott Tanak, da Hyundai, juntou-se a Ogier nessa postura, com o campeão mundial de 2019 revelando que suas ações foram desencadeadas pelas atuais medidas da FIA para reprimir comentários de pilotos no WRC e o uso de palavrões em coletivas de imprensa da Fórmula 1.
Tanak admitiu que agora não tem certeza de como agir devido à recente ação da FIA contra os pilotos.
O protesto acontece após o próprio Max Verstappen receber uma punição de serviço comunitário por xingar em uma coletiva de imprensa da FIA no GP de Cingapura na semana passada, quando o piloto da Red Bull deu respostas curtas na sessão antes de fazer seu próprio depoimento à imprensa depois.
Falando no culto do meio-dia, Ogier explicou o motivo de suas ações, admitindo que lamentava aos fãs sua decisão de reagir daquela maneira.
“Você percebe que eu realmente não queria falar hoje, nos disseram que não deveríamos no momento”, disse Ogier ao falar com a RallyTV.
“Não é uma reação fantástica fazer o que faço e não é algo pessoal contra você [o entrevistador] e pelos fãs. Sinto muito por isso, mas temos muito poucas ferramentas que podemos usar.
“Hoje não sinto vontade de falar e, como eu disse, sinto muito por todas as pessoas que merecem mais do que isso, mas a cúpula da FIA nos disse para ficarmos quietos, então é um pouco triste.
“Não é só o momento em que estamos em alta, mas vamos ver o que o futuro reserva.”
Quando perguntado se ele manteria sua posição durante o fim de semana, ele acrescentou: “Espero que [os comentários] voltem.”
Fonte: Motorsport