O Zeekr Mix é o Volkswagen ID.Buzz que queríamos

por InsideEVs

Por  Kevin Williams

Logo atrás do nostálgico, mas meio medíocre, Volkswagen ID. Buzz , a Zeekr divulgou detalhes sobre seu mini MPV totalmente elétrico de formato semelhante. Nós o vimos no início deste ano no Salão do Automóvel de Pequim , mas detalhes (e avaliações de primeira viagem) inundaram as interwebs automotivas. O Zeekr Mix é mais do que outro EV de mercado estrangeiro que temos uma chance mínima de obter aqui nos Estados Unidos. Sob as três portas deslizantes e o interior elegante do Mix está a primeira versão de produção da plataforma SEA-M, a mesma plataforma que sustenta o protótipo de EVs autônomos da Waymo nas estradas agora.Zeekr Mix (2025)Zeekr

Zeekr diz que o Mix é um “modelo revolucionário em forma de cápsula que encapsula a visão da jovem marca de mobilidade futura”, o que significa que é explicitamente destinado a famílias jovens e seus estilos de vida. Ele prevê o Mix como uma espécie de terceiro espaço onde famílias e outras pessoas podem se reunir. Seu design foi criado para facilitar atividades que não seriam necessariamente possíveis em um carro normal. Você quer jogar uma partida de cartas dentro do carro? Ou talvez, fazer ioga? O Mix pode fazer isso porque seus bancos dianteiros podem girar 270 graus. Ele também tem um console central que pode se mover para fora do caminho completamente ou servir como uma mesa central para fazer coisas. A tela central de infoentretenimento até gira para que os passageiros possam ter uma visão melhor.

A pièce de résistance do Mix é que o pilar B estrutural é integrado às suas portas. Ao contrário do ID. Buzz, o Mix não tem pilares com todas as suas portas abertas, o que deve deixar a cabine super arejada.

Estilisticamente, o carro teve apenas algumas mudanças mínimas desde que vimos o protótipo de pré-produção em exposição em Pequim. O estilo é quase o mesmo, mas agora o veículo tem maçanetas físicas, em comparação com os botões estritamente elétricos do protótipo. O Mix ainda é um veículo muito alto. Zeekr diz que a altura da cabine da van é de impressionantes 53 polegadas. Dimensionalmente, a distância entre eixos, a largura e o comprimento total do Zeekr Mix estão a uma polegada do VW ID.Buzz de 5 passageiros de distância entre eixos curta, não para os EUA. 

Conforme dito anteriormente, o Zeekr Mix usa uma variante do SEA (Sustainable Experience Architecture) usado em carros como o Polestar 4. No entanto, essa nova variante (chamada SEA-M) teve algumas alterações que a tornaram tendenciosa para transportar passageiros e mercadorias. Por exemplo, a metade traseira do carro usa a mesma estrutura traseira mega cast encontrada no Zeekr 007 e 009, mas a metade dianteira tem alterações para economizar espaço e aumentar o círculo de giro do veículo. Além disso, o Mix é steer-by-wire e tem um “conjunto avançado de sensores de lidar, câmeras de alta definição e radares de ondas milimétricas” configurados para o potencial de direção semiautônoma. Zeekr Mix (2025)

O Mix é alimentado por uma bateria LFP de 76 kWh ou uma bateria NMC de 102 kWH, ambas enviando energia para um motor montado na traseira que tem impressionantes 422 cavalos de potência. A Zeekr está mirando em um tempo de carga de 10-80% em apenas 10,5 minutos, o que parece bem idêntico ao que vimos em carros como o Zeekr 007 e 001. 

Agora, as chances do Zeekr Mix sair da China são bem pequenas. É um design legal, mas o conceito parece ter sido projetado muito para o público chinês. Na China, um veículo é comumente considerado um terceiro espaço fora de casa de maneiras um pouco diferentes do que pensamos aqui. Para aqueles no Ocidente, a única vez que passamos muito tempo em nossos carros sem dirigi-los é se estivermos fazendo a coisa da casa pequena ou viajando por terra. No entanto, seria tolice pensar que as vantagens tecnológicas ou inovações da plataforma SEA-M não chegarão a outros veículos no guarda-chuva da Geely. O Zeekr M-Vision (carro autônomo da Waymo) usa as mesmas entranhas deste MPV voltado para o consumidor. Talvez tenhamos um Volvo ou Polestar único que adapte as ideias do Mix a um público americano ou europeu.

O Zeekr Mix começou a ser vendido hoje na China, com preço inicial de US$ 39.278 (279.900 CNY).

Fonte: InsideEVs

You may also like