O virar da esquina: o destino dos carros em Mid-Ohio

por Indycar

Por Curt Cavin

Vencer uma corrida da NTT INDYCAR SERIES é difícil em qualquer aspecto, então imagine tentar vencer duas corridas consecutivas — na mesma pista, nada menos.

Esse é o desafio de Alex Palou no The Honda Indy 200 de hoje em Mid-Ohio, apresentado pelo Civic Hybrid 2025. Tendo vencido a corrida da série do ano passado no Mid-Ohio Sports Car Course, o líder de pontos da temporada tentará fazer duas seguidas, desta vez partindo da primeira posição inicial. No ano passado, Palou se classificou em quarto.

A corrida de hoje está marcada para 13h30 ET (NBC, Peacock, INDYCAR Radio Network).

No início deste ano, Palou se tornou o sétimo piloto neste campo a vencer corridas consecutivas na mesma pista. Ele venceu o Sonsio Grand Prix no circuito de Indianápolis Motor Speedway para reforçar o troféu que ganhou lá em maio de 2023.

Josef Newgarden, da Team Penske, também fez a dobradinha este ano, repetindo como vencedor da Indianapolis 500 apresentada pela Gainbridge. Newgarden venceu corridas em anos consecutivos várias vezes em sua carreira: no oval IMS, no circuito de rua de St. Petersburg, no Barber Motorsports Park, no Texas Motor Speedway, no Iowa Speedway (duas vezes), e ele marcou três vitórias consecutivas no World Wide Technology Raceway.

Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, venceu três corridas consecutivas no Nashville Superspeedway e no Watkins Glen International, e venceu duas consecutivas no Exhibition Place em Toronto, Kansas Speedway, Texas Motor Speedway e Sonoma Raceway.

Alexander Rossi (Long Beach) da Arrow McLaren, Will Power (Barber Motorsports Park, Sonoma Raceway, circuito de rua de São Paulo e circuito de estrada IMS) da Team Penske, Graham Rahal (Detroit) e Colton Herta (WeatherTech Raceway Laguna Seca) também foram seguidos em pistas. Power venceu três seguidas em São Paulo.

Mas como sabemos, chegar à pista da vitória hoje não será fácil para Palou – ou qualquer piloto, nesse caso. Enquanto o vencedor de Mid-Ohio veio de uma das duas primeiras posições de largada em sete dos últimos nove anos, nenhum desses pilotos repetiu em anos consecutivos. Antes de Palou, os vencedores foram Scott McLaughlin, Newgarden, Herta, Power, Dixon e Rossi, da Team Penske.

No geral, Dixon lidera todos os pilotos da história com seis vitórias neste percurso de estrada de terreno natural de 13 curvas e 2,258 milhas. Newgarden, com duas vitórias, é o único outro piloto ativo a vencer aqui mais de uma vez.

O melhor classificado venceu cinco vezes desde 2016, com o titular nº 2 vencendo outra. Dixon saiu em oitavo em 2019.

Não é como se Palou tivesse uma vantagem enorme no campo de hoje. Ele superou Pato O’Ward da Arrow McLaren por 0,0024 de segundo, o mais próximo que o primeiro e o segundo classificados já estiveram em uma rodada do Firestone Fast Six (essas sessões são realizadas desde 2005). David Malukas da Meyer Shank Racing vai começar em terceiro; isso empata seu melhor esforço de qualificação de sua carreira.

Embora os principais candidatos a vencer a corrida de hoje sejam os mesmos das corridas passadas aqui, há algumas novas variáveis. Uma delas é a superfície da pista, que foi completamente repavimentada no outono passado.

A outra grande novidade é a nova tecnologia híbrida da INDYCAR, que será usada em uma corrida pela primeira vez. Os pilotos que tentam aprender as nuances do sistema forneceram opiniões diferentes sobre como isso impactará a corrida, mas é seguro dizer que a aceleração na curva 2 será mais significativa. Espera-se que o sistema adicione 60 cavalos de potência adicionais. Combinado com o sistema Push to Pass, um piloto pode obter 120 cavalos de potência adicionais.

Certamente há muito o que assistir hoje. Palou, que lidera a classificação por 23 pontos, está mirando sua terceira vitória na temporada e a segunda consecutiva nesta pista. Mas como ele e outros maximizam o novo sistema de recuperação de energia pode determinar quem chega na pista da vitória.

Será uma repetição ou uma novidade? Temos 80 voltas para descobrir.

You may also like