Transportador de carros de corrida 5/5

por Gildo Pires

O transportador de carros de corrida 5/5

Part 5

Para encerrar, mais alguns exemplos de transportadores de carros de corrida ao longo do tempo.

1936

Os transportadores Ferrari e Alfa Romeo baseados em NAG Bussing, desenhados por Mike Sells, são baseados em fotografias, então provavelmente não são totalmente precisos de acordo com o artista. O transportador da Ferrari foi visto em 1936 e só foi usado em 1936 e 1937, antes que o Alfa Corse assumisse. O transportador com o logotipo Alfa é mostrado em seu disfarce de transporte Alfetta de 1946-1951. (© J. Michael Sells)

1950-’53

(© Livraria Simon Lewis Transportes)

O transportador Bianchi “Miles” de Enrico Platè no GP da Grã-Bretanha de 1950, com o Maserati 4CLT de Bira em Platè ao fundo.

(© Livraria Simon Lewis Transportes)

O Alta F2-1 de Tony Gaze está sendo trabalhado na frente do transportador Cromard’s Spikins no paddock do Troféu Internacional de 1951. (© Livraria Simon Lewis Transportes)

(© Livraria Simon Lewis Transportes)

Dois transportadores Dodge no Troféu Internacional de 1953: a versão americana de Chiron, com o exemplo verde britânico de Gerard por trás. Lance Macklin no HWM está alheio aos dois carros, enquanto o mecânico que trabalha no Connaught A-Type de Leslie Marr (A5) parece distraído pelo barulho que o HWM parece fazer.

1956-’58

(Retirado com permissão de ‘Reflections’ de Anthony Carter. © Veloce Books)

Um paddock movimentado durante o GP da Alemanha de 1956.

(Retirado com permissão de ‘Reflections’ de Anthony Carter. © Veloce Books)

O ‘transportador’ de Horace Gould, um ônibus de Bristol reconstruído que transportava seu Maserati 250F.

(Retirado com permissão de ‘Reflections’ de Anthony Carter. © Veloce Books)

Le Mans 1958: o maltratado Willy Mairesse / Lucien Bianchi Testa Rossa senta-se no topo do transportador ENB.

1958-’59

(Extraído de ‘BRM, A Mechanic’s Tale’ de Dick Salmon, publicado pela Veloce Books. © Dennis Perkins, usado com permissão)

Uma variedade de transportadores no paddock do GP da Alemanha de 1958, com um veículo de manutenção Rubery Owen rebocando um dos BRMs.

(Extraído de ‘BRM, A Mechanic’s Tale’ de Dick Salmon, publicado pela Veloce Books. © Dennis Perkins, usado com permissão)

Os três veículos BRM Austin Lodestar estacionaram em algum lugar da França a caminho do GP de Mônaco de 1958.

(Extraído de ‘BRM, A Mechanic’s Tale’ de Dick Salmon, publicado pela Veloce Books. © Dennis Perkins, usado com permissão)

Dick Salmon, Maurice Dove e Tony Rudd se alinham enquanto se preparam para deixar Bourne para Monza em 1959. O Standard Vanguard com trailer está levando o primeiro P48 para o passeio.

1960

(Retirado com permissão de ‘Maserati Tipo 63/64/65. From Birdcage to Supercage’ por Willem Oosthoek. © Egon Hofer na Coleção Hofer.)

Este Bianchi Visconteo vermelho escuro (não um Fiat) foi usado regularmente pela equipe Camoradi USA em 1960. Aqui é visto em Modena em julho, com duas das três entradas Camoradi para Le Mans, o chassi Birdcage de cauda longa 2464 e 2461.

1963-’64

(Retirado com permissão de ‘Those Were The Days. Goodwood In The 60s’ por Tony Gardiner. © Veloce Books)

Um ex-transportador Ferrari Baricchi em Goodwood em 1964, agora verde e creme.

(The Days.Goodwood In The 60s’ por Tony Gardiner. © Veloce Books)

Um Roy Winkelmann Lotus 23 pintado de prata em um trailer rebocado por uma caminhonete americana Ford, com um transportador Atkins Austin à direita e uma versão Normand ao fundo, em Goodwood em 1963.

(Retirado com permissão de ‘Those Were The Days. Goodwood In The 60s’ por Tony Gardiner. © Veloce Books)

O Aston Martin Project 214 de Bruce McLaren está abandonado no paddock de Goodwood de 1963, mas nossa atenção vai para o transportador Aston Martin Lagonda Special ao lado dele.

1964

(© Peter Sutcliffe.)

A partir de 1956, Peter Sutcliffe usou um Leyland Cub dos anos 40 com carroceria Luton para transportar seu MG TD nos dois primeiros anos e seu Frazer Nash nos dois seguintes. O velho Leyland, controle avançado com motor a gasolina, era muito barulhento, lento e sedento. O carro se chamava Ada, pois era um carro ex-Ada Washing Machine Co.. Interrompido por dois anos de serviço civil, Sutcliffe voltou às corridas em 1962, agora com um Jaguar D-type. Ele agora havia comprado um Commer de cinco toneladas, também chamado Ada (visto na foto, esperando a balsa em Dover). Foi pintado na cor metalizada, um modelo do final dos anos 50 que o serviria em toda a Europa. Em 1963-64, Sutcliffe dirigiu um E-type e em 1965 mudou para uma Ferrari GTO e um GT40. A partir de 1966, o Ford permaneceu seu carro de corrida, agora sendo rebocado em um trailer atrás de um Land Rover. Sutcliffe correu pela Scuderia Ferrari, Alan Mann, John Coombs, Filipinetti, HF Squadra Corse antes de reduzir suas corridas enquanto também dirigia pela Scuderia del Portello.

1968

(© A Biblioteca GP)
(© A Biblioteca GP)

O transportador da equipe Vestey em Le Mans em 1968. O ônibus foi chamado de Hannibal, pois foi usado para atravessar os Alpes para transportar a Ferrari LM de Paul Vestey.

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