Por Staff Report
O novo torneio de temporada da NASCAR, com estreia prevista para 2025 , promete adicionar uma dimensão emocionante a um calendário já novo da Cup Series. O torneio contará com um formato de chaveamento de 32 pilotos, que lembra o March Madness da NCAA — mas para corridas de stock car.
Com o lançamento oficial do calendário da Cup Series de 2025, o panorama completo agora está em foco.
O torneio consistirá em cinco corridas, começando em 28 de junho de 2025, com uma corrida no sábado à noite no imprevisível Atlanta Motor Speedway. Este evento marcará o início da cobertura da NASCAR pela TNT Sports, embarcando em um retorno ao esporte após uma ausência de uma década. Após Atlanta, o torneio será transferido para o Chicago Street Course em 6 de julho, depois para o Sonoma Raceway em 13 de julho, Dover Motor Speedway em 20 de julho e concluído no Indianapolis Motor Speedway para o Brickyard 400 anual em 27 de julho. O vencedor do torneio receberá um prêmio de US$ 1 milhão.
A classificação para a chave de 32 pilotos será determinada pelos resultados das três corridas finais transmitidas no Prime Video antes do torneio. Os pilotos serão classificados com base em sua melhor colocação nas três corridas (Michigan, Cidade do México, Pocono), com desempates determinados pela próxima melhor colocação, seguida pela posição de pontos da temporada.
Ao longo do torneio, os pilotos competirão cabeça a cabeça, com o piloto com melhor colocação em cada confronto avançando para a próxima rodada. O campo será reduzido de 32 pilotos na corrida de abertura para 16 na segunda, oito na terceira, quatro na quarta e, finalmente, dois pilotos batalhando pela vitória do torneio na quinta e última corrida.
Este formato promete criar rivalidades intensas e potencialmente colocar os companheiros de equipe uns contra os outros, adicionando uma camada extra de excitação às corridas. Também pode influenciar a estratégia de corrida, pois os pilotos podem priorizar vencer seus oponentes frente a frente pela posição geral da corrida.
Este novo torneio certamente aumentará o engajamento dos fãs e criará histórias envolventes ao longo dos meses de verão. Ele também se alinha com o novo acordo de direitos de mídia da NASCAR, mostrando o comprometimento do esporte com a inovação e o engajamento dos fãs com seus parceiros de transmissão, novos e antigos.
Fonte: Nascar