Josef Newgarden sabia que as probabilidades estavam contra ele na tentativa de ultrapassar Alex Palou para o campeonato NTT INDYCAR SERIES, e a segunda metade do Bommarito Automotive Group 500 de domingo, apresentada por Axalta e Valvoline, estava tornando as coisas ainda mais desafiadoras.
Então veio o último pit stop da corrida no World Wide Technology Raceway, e Newgarden ficou preso no trânsito, perdendo a chance de vencer a quarta corrida consecutiva na pista. Ele sabia que tinha que fazer alguma coisa, mas essa coisa acabou dando errado.
Andando atrás do carro rodado de Devlin DeFrancesco, o número 2 da equipe PPG Penske Chevrolet de Newgarden conseguiu um toque alto ao se aproximar da Curva 2, e os detritos naquela ranhura não combinaram com os pneus Firestone do lado direito. A próxima coisa que Newgarden percebeu foi que não conseguia evitar que o carro empurrasse em direção à parede externa.
Baque!
“Eu estava apenas tentando recuperar o atraso”, disse Newgarden depois que a corrida terminou com um 25º lugar e eliminação da disputa pelo título. “Eu sabia que perderíamos para alguém na economia de combustível – provavelmente (Scott) Dixon ou alguém – mesmo que o amarelo saia, acho que ainda estamos atrás. Então, eu estava apenas tentando passar pelos carros o mais rápido que pude quando paramos, e não deu certo.
“Eu entrei na bola de gude, fiquei um pouco alto demais. Eu estava tentando, eu estava tentando recuperar o atraso. Acabou não sendo uma boa jogada. Foi aí que pousamos.”
Newgarden irá para as duas últimas corridas da temporada 125 pontos atrás de Palou. Ele precisava estar a 108 pontos para ter alguma chance de conquistar o terceiro campeonato da carreira.
O desafio de Newgarden agora é voltar à segunda posição, onde terminou cada uma das últimas três temporadas. Dixon, que venceu a corrida de domingo, está 51 pontos à frente dele com duas corridas restantes – o Grande Prêmio BITNILE.COM de Portland em 3 de setembro no Portland International Raceway e o Grande Prêmio Firestone de Monterey em 10 de setembro no WeatherTech Raceway Laguna Seca .
“Olha, montamos um bom carro, uma boa corrida”, disse Newgarden. “Simplesmente não deu certo, então passaremos para o próximo.”
Em segundo lugar, novamente
Pato O’Ward apresentou o segundo lugar de domingo da melhor forma possível.
“Estou feliz com o resultado de hoje”, disse ele. “Outro segundo lugar nos livros para 2023.”
Esses tipos de dias estão se acumulando para o motorista do Chevrolet nº 5 Arrow McLaren. Ele terminou em segundo lugar pela quarta vez nesta temporada e pela décima vez em sua carreira.
O’Ward agora tem 20 resultados entre os três primeiros na carreira em 70 corridas nesta série – isso representa sólidos 28,5 por cento – mas apenas quatro vitórias. Junto com os 10 segundos estão seis terceiros lugares.
Domingo, O’Ward venceu todos os outros pilotos que fizeram pelo menos quatro pit stops, mas Dixon fez apenas três no número 9 do PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda. Quando O’Ward ouviu de sua equipe que Dixon estava tentando fazer o resto do caminho com uma parada a menos, ele não duvidou que o hexacampeão da série conseguiria sua 55ª vitória na carreira.
“Ele vai chegar até o fim”, disse O’Ward. “Então, eu estava (resignado) por termos ficado em segundo lugar na corrida real.”
O’Ward venceu corridas em cada uma das últimas duas temporadas e não desistiu de poder estender sua seqüência ininterrupta para três temporadas.
“Esperamos conseguir o indescritível número 1 que estamos tentando procurar”, disse ele. “Apenas continue empurrando.”
Outra memória de Malukas
David Malukas não parou de pensar no momento de destaque da temporada passada, quando duelou com dois pilotos da Team Penske – Newgarden e Scott McLaughlin – neste oval de 1,25 milhas para marcar o melhor resultado de sua jovem carreira.
Malukas não conseguiu repetir o segundo lugar em seu retorno, mas terminar em terceiro ainda foi memorável. Para completar, ele venceu todos os três pilotos de Roger Penske, incluindo o atual campeão da série Will Power no 12º lugar da Verizon Team Penske Chevrolet.
“Foi muito bom”, disse Malukas, que dirige o 18º HMD Trucking Honda da Dale Coyne Racing com a HMD. “Nosso carro era um carro vencedor de corridas. Estávamos lá com Newgarden no início, e eu sabia que se abaixassemos a cabeça… (mas) a estratégia não funcionou.”
Malukas saltou de sexto para quarto na largada e seguiu uma estratégia de economia de combustível durante grande parte da primeira metade da corrida. Mas a sua paragem na volta 168 deixou-o cair para 14º, o que exigiu uma mudança de abordagem.
“Estávamos perdendo muito tempo”, disse ele. “Estávamos comprometidos com uma (estratégia) e depois tivemos que mudar (para outra estratégia). Tivemos que empurrar.
“Perdemos muito tempo tentando chegar (em três paradas). Como nosso carro estava muito bom, conseguimos voltar ao P3.”
Isso foi o suficiente para marcar seu segundo pódio na carreira e prepará-lo para mais um ano de expectativa de retorno ao World Wide Technology Raceway.
Por Curt Cavin | Publicado: 27 de agosto de 2023