por Jeff Carter
A coletiva de imprensa pós-corrida com os vencedores do Lone Star Le Mans
Robert Kubica – no83 AF Corse Ferrari 499P – Hipercarro
“Optamos por uma estratégia um pouco diferente nos pneus. Acho que isso nos deu uma melhor compreensão do que poderíamos jogar na parte final da corrida, também para Yifei e Robert, e acho que foi a escolha correta. Eu estava bastante confiante de que isso funcionaria. E, sim, funcionou. Acho que tivemos um bom ritmo, estávamos, pelo menos do meu lado, administrando os pneus. Acho que o ponto-chave foi, claro, que tivemos um pequeno problema durante o primeiro stint com os pneus. Então, tivemos que reagir a isso. É por isso que fui na frente de Antonio. Tive que forçar e tentar resolver o problema, o que consegui.
“Então tivemos que mudar a estratégia de pneus, o que, claro, no segundo turno, houve muita conversa sobre o que deveríamos fazer, qual é o melhor? Eu tento, claro, dar minhas ideias. Nunca é fácil, porque, uma vez que você tem seu plano, uma vez que você sabe que tudo está indo na direção correta, então de repente as coisas estão se reorganizando. Optamos por uma estratégia muito segura com Yifei com quatro pneus duros, o que, do ponto de vista do ritmo, sabíamos que não seria provavelmente o caminho mais rápido, mas o caminho mais seguro para nos trazer de volta aos, digamos, bons pontos para o final da corrida com a estratégia de pneus.
“Parecia bem fácil de fora, mas tenho que dizer que, na minha segunda passagem, acho que fiquei uns 15 minutos no rádio enquanto dirigia. Nós sempre tentamos fazer, fazer o nosso melhor também pelos companheiros de equipe, e isso foi definitivamente um trabalho em equipe e é um grande. Acho que depois de Le Mans, onde meio que sentimos, provavelmente a vitória escapou de nossas mãos por causa da aposentadoria.
“Isso é algo especial, e tem sido uma corrida difícil. Também foram sete dias bons. Estou voltando da ELMS, onde venci em Spa. É a terceira vez em quatro corridas em Spa com um carro LMP2. Então, é uma boa sensação.”
Yifei Ye – no83 AF Corse Ferrari 499P – Hipercarro
“Como Robert mencionou, tivemos alguns pequenos problemas na parte inicial da corrida, o que significou que, para não comprometer a parte final da corrida, tive que administrar o stint duplo, o que, com certeza, foi um desafio. Mas, felizmente, você sabe, antes de eu pular no carro, Robert colocou o carro em uma liderança decente com lacunas decentes para o carro atrás. Eu sabia que com a estratégia de pneus que estávamos usando, eu seria pego pelos outros.
“Então, a dificuldade para mim foi apenas controlar o ritmo durante o duplo stint e garantir que poderíamos ficar em uma boa posição, sabe, para Robert Shwartzman tentar pressionar pela vitória.
“Nosso carro estava funcionando muito bem hoje, embora, eu diria que provavelmente alguns outros carros tiveram vantagem na corrida, mas, acho que no final de hoje, fizemos uma boa corrida sem cometer erros, e eu consegui dar o carro na liderança da corrida para Robert Shwartzman, e no final, ele fez um ótimo trabalho para trazer a vitória de volta para a equipe. Estou muito orgulhoso do trabalho em equipe que conseguimos fazer.”
Robert Shwartzman – no83 AF Corse Ferrari 499P – Hipercarro
“Quando começamos a corrida, quando eu saí, a Toyota conseguiu nos ultrapassar; eles estavam realmente no ritmo. Digamos que o ritmo deles era muito forte, então quando eu estava atrás deles, eu tentava apenas ficar perto.
“Em algum momento no meio daquele turno, no primeiro turno, recebi algumas informações de que havia algo acontecendo com a Toyota, que talvez eles tivessem cometido uma infração. Tenho que ficar perto, porque não sabemos como será a penalidade. Eu ainda estava fazendo o meu melhor para ficar o mais perto possível, porque eu sabia que se houvesse uma pequena chance de um drive through para eles, eles estariam para trás.
“No final, eles aceitaram a penalidade e no segundo stint, o único objetivo que eu tinha era apenas manter o carro na pista. Foi muito difícil, especialmente nas últimas voltas, onde comecei a realmente perder a aderência. O carro estava bem difícil de dirigir; era como derrapar. Fiquei feliz que no final, foi um bom resultado e finalmente vencemos.”
Ian James – n.º 27 Heart of Racing Team Aston Martin Vantage AMR LMGT3
“Eu realmente preciso me beliscar, sabe, estar aqui em solo americano, fazer parte desse trabalho é uma conquista incrível e um sonho para nós três e para a equipe, e estamos batendo na porta o ano todo.
“Então, para vir aqui, você sabe, a sorte simplesmente nos acompanhou. A equipe foi impecável nos pit stops. Esses dois simplesmente dirigiram incrivelmente e cruzar a linha de chegada em primeiro é um momento de muito orgulho para ficar lá com a bandeira americana e o hino nacional.”
Daniel Mancinelli – n.º 27 Heart of Racing Team Aston Martin Vantage AMR LMGT3
“Quando saí dos boxes, eu estava apenas focando em ganhar alguma vantagem atrás de nós, e a equipe foi perfeita nos pit stops. A estratégia foi ótima e eu dei 100% para ganhar alguma vantagem. E então Alex terminou o trabalho perfeitamente, trazendo o carro sob a bandeira quadriculada em primeiro lugar. É muito orgulhoso para nós vencer na frente de nossos fãs aqui na América e como uma equipe dos EUA.
“Estou muito orgulhoso de ser também o primeiro piloto italiano a estar em um carro Aston Martin em uma corrida do campeonato mundial; este campeonato é tão incrível e muito obrigado.
Alex Ribera – n.º 27 Heart of Racing Team Aston Martin Vantage AMR LMGT3
“Primeiramente, todo o meu crédito vai para toda a equipe, uma execução impecável em todos os níveis, todas as fases da corrida. Eles fizeram um trabalho fenomenal. E um grande grito para meus dois companheiros de equipe aqui, ambos dirigiram fenomenalmente. Quero dizer, o desempenho de Ian ontem e hoje e Danny conseguindo essa lacuna e tornando minha vida muito mais fácil no final da corrida,
“Depois que entrei, é sempre difícil julgar o quanto você quer forçar, porque você sempre tem que cuidar dos pneus por aqui, e sabíamos que em um ponto faríamos um stint duplo com os pneus. Então, com Klaus Bachler, depois que passamos pelo pit stop, e ele colocou os pneus e nós não, isso nos deu uma pequena margem onde, depois disso, só tivemos que administrar a diferença e começar em casa. Eu diria que a equipe merece a vitória devido à sua execução impecável.”
Fonte: WEC News