O próximo BMW M4 Coupe será exclusivamente elétrico: Relatório

por InsideEVs

A BMW vai manter os carros M movidos a combustão à venda mesmo depois do fim da década, mas um relatório sugere que o M4 de duas portas não estará entre eles. Seu irmão de quatro portas, o M3, estará disponível com uma escolha de combustão ou energia elétrica, e tudo tem a ver com como a BMW quer moldar sua linha daqui para frente.

Segundo Andrei Nedelea, da revista InsideEVs, o BMW Blog diz que as chances de outro M4 de combustão são pequenas porque a BMW não tem planos de dar continuidade ao atual G22 4 Series com um modelo totalmente novo para substituí-lo no final de seu ciclo de vida. O artigo de origem observa que a BMW está atualmente escrevendo o design para um 4 Series elétrico , cuja variante M será lançada no final da década.

Ao contrário do Série 4, que não receberá uma substituição direta, o Série 3 receberá uma geração totalmente nova, o G50. Ele será construído em um desenvolvimento da arquitetura CLAR que sustenta a maior parte de sua linha atual, e contará com um modelo M350 voltado para o desempenho e um novo codinome M3 G84, que deve entrar em produção no verão de 2028.

A BMW vende números aproximadamente iguais de M3s e M4s de combustão globalmente hoje, então o desaparecimento do ICE M4 aumentará as vendas do sedã. Mas será que os compradores que procuram um duas portas vão querer o M4 elétrico? Bem, a mudança ainda está a alguns anos de distância, e as preferências dos compradores podem mudar, mas há uma grande chance de que a falta de um M4 a gás envie os compradores para os showrooms dos fabricantes que ainda oferecem um cupê de combustão de desempenho.

Isso não quer dizer que os próximos carros elétricos M da BMW não serão emocionantes porque provavelmente estarão entre os EVs mais divertidos de dirigir disponíveis. A BMW começou a provocar o próximo M3 elétrico , que contará com uma configuração de quatro motores, com cada roda recebendo sua própria unidade de acionamento individual. Não temos certeza se isso será padrão ou se os M3s elétricos básicos terão apenas dois motores acionando as rodas traseiras, mas deve proporcionar uma dinâmica de direção muito agradável.

A BMW disse que durante o evento de direção interna organizado para que os executivos da empresa tentassem dar sinal verde para o M3 elétrico, os executivos ficaram sem palavras . O fabricante não compartilhou nenhum detalhe técnico além do fato de que o protótipo tinha quatro motores, mas ouvimos rumores de que o M3 EV poderia ter mais de 1.000 cavalos de potência.

Isso parece excessivo para algo como um M3, mas dado que é um EV e tem mais peso para carregar, será mais potente do que a variante de combustão. Cerca de 700 cavalos de potência são provavelmente adequados para o M3 EV e seu irmão de duas portas, o M4 EV. Este último será baseado no próximo 4 Series EV, que provavelmente será chamado de i4 e será o primeiro cupê construído na plataforma Neue Klasse.

O novo i4 será lançado em 2028, mas a variante M pode não ser lançada no mesmo ano e provavelmente chegará em 2029. Ele será precedido pelo lançamento do elétrico Série 3 , que usará o emblema i3 e estreará em 2026, com sua variante M seguindo um ano depois .

You may also like