O prólogo da Honda já está provando que a Toyota estava errada

por InsideEVs

Por Patrick George

Um dos estudos mais interessantes — talvez até desconcertantes — que destacamos este ano é o que indicou que a maioria dos consumidores está convencida de que as montadoras japonesas são as que lideram o caminho em veículos elétricos. Isso, é claro, não é verdade; enquanto empresas como Toyota, Honda e Nissan foram pioneiras em veículos híbridos e se saem muito bem lá (as duas primeiras, pelo menos), elas agora estão tentando recuperar o atraso quando se trata de carros totalmente elétricos. 

Mas as pessoas ainda pensam nessas marcas como “verdes” e confiam em suas reputações geralmente excelentes de confiabilidade e qualidade. Simplificando, as pessoas querem bons EVs das montadoras japonesas. E a Honda está provando que isso é verdade mais e mais a cada mês.Receba as melhores notícias, análises, colunas e muito mais diretamente na sua caixa de entrada.

Como já relatamos antes , o Honda Prologue totalmente elétrico está provando ser o sucesso inesperado de EV de 2024. Os dados mais recentes até o final de outubro tinham o Prologue com 18.309 vendas este ano; ele superou o Ford Mustang Mach-E naquele mês e já superou o Nissan Ariya e o Toyota bZ4X com vendas no acumulado do ano. Nada mal para um novato total no espaço totalmente elétrico moderno.

Embora a Honda tenha tido algumas ofertas de EV nos EUA aqui e ali, como o antigo Fit Electric e o Clarity Electric , o Prologue é a primeira entrada realmente séria da Honda no espaço. A versão básica tem quase 300 milhas de alcance EPA, enquanto a de cima tem 273 milhas devido à sua tração nas quatro rodas e rodas maiores.Honda Prologue Elite 2024

Honda Prologue Elite 2024

Por baixo da pele, o Honda Prologue nem sequer é um Honda; é um General Motors Ultium EV, feito na fábrica da GM em Ramos Arizpe, México, junto com seus primos Chevy Blazer EV e Equinox EV . Mas quem se importa? As especificações são boas e o pacote inteiro tem muitos toques Honda, incluindo sua própria versão do sistema de software baseado no Android Automotive e — diferentemente da maioria dos EVs da GM — Apple CarPlay e Android Auto. Se você não consegue viver sem essas coisas, o Honda pode ser o único a ter dos três. 

Na verdade, o Prologue é o assunto de uma história recente da Bloomberg sobre como a Honda está transformando seus fãs fiéis à marca em fãs de veículos elétricos pela primeira vez: 

MeLissa Jones, uma desenvolvedora de software de 45 anos de Utah, não está muito preocupada com a qualidade do ar ou com as mudanças climáticas, mas ela ama um Honda. O Pacific Blue Prologue que ela ganhou em junho é seu 19º. “Não é que eu realmente goste de elétrico, é só que eu queria o novo Honda para experimentá-lo”, disse Jones. “Nós o dirigimos assim que (a concessionária) nos entregou um.”

[…] Grande parte do atrativo do Prologue está em quão banal ele é. Seu preço inicial — antes de incentivos ou opções mais sofisticadas como tração nas quatro rodas — é de US$ 47.400, apenas US$ 400 a menos que o valor médio de mercado de todos os carros dos EUA em setembro, de acordo com a Bloomberg Intelligence. Ao contrário de muitos EVs, o desempenho do Prologue não vai deixar ninguém em choque, mas ele apresenta detalhes bem pensados ​​e elevados do tipo que os evangelistas da Honda passaram a amar. Há um enorme compartimento de armazenamento sob o console central, por exemplo, um teto solar enorme, uma base de carregamento de smartphone superdimensionada e uma série de botões e maçanetas para impedir uma caçada e bicada de tela plana típica da experiência de dirigir da Tesla.

Quando perguntados sobre o motivo de escolherem um Prologue, os compradores da Honda citam a confiança na marca seguida pelo valor, de acordo com a porta-voz da empresa Natalie Kumaratne. Além disso, quase dois terços dos compradores do Prologue já tiveram um Honda antes e quase 80% nunca tiveram um EV.

Outras empresas de automóveis, tomem nota: é provavelmente assim que os EVs conquistam uma adoção mais popular. As pessoas não querem naves espaciais, elas querem boas especificações e preços acessíveis de marcas em que confiam. Enquanto a Hyundai e a Kia usaram a revolução dos EVs como uma chance de redefinir suas percepções de marca, há toneladas de compradores de Honda CR-V e Toyota RAV4 por aí que querem apenas os mesmos carros que sempre amaram, sem a necessidade de paradas em um posto de gasolina. É a maneira de conquistar os motoristas de EVs populares da próxima onda. Interior do Honda Prologue Elite 2024

Interior do Honda Prologue Elite 2024

Eu diria que o acima é o motivo pelo qual o bZ4X da Toyota se saiu tão bem em certos meses, especialmente quando acordos e incentivos extra-generosos estão envolvidos. Mas tudo o que o bZ4X pode fazer, o Prologue faz melhor: tem mais alcance, melhor carregamento rápido, melhor software e é, como Edmunds disse , “um veículo melhor em todos os sentidos significativos”. Mesmo que não seja o melhor EV que existe, ele está claramente entregando o que os proprietários da Honda querem. 

E eu diria que está provando que a Toyota está errada agora. O bZ4X — que é um carro que eu realmente gosto de dirigir — tem um potencial tremendo. Toda vez que a equipe do InsideEVs testa o Toyota elétrico, recebemos toneladas de perguntas animadas de curiosos; geralmente, é alguma variação de ” A Toyota faz um veículo elétrico?” As pessoas querem EVs de marcas que conhecem e confiam. Se a Toyota aumentasse as especificações do bZ4X ou talvez tivesse algumas outras ofertas semelhantes neste espaço, estaria arrasando agora. No entanto, poucos dias após uma eleição que pode desacelerar o crescimento do espaço de veículos elétricos nos EUA, os executivos da Toyota estão lá fora jogando água nas metas de EV da Califórnia . Talvez se eles se esforçassem um pouco mais, isso não seria um problema para eles. (E talvez uma competição um pouco mais intensa da Honda faça a Toyota se mover.) Análise do Honda Prologue 2024

Foto: Jeff Perez / Motor1

Análise do Honda Prologue 2024

O ponto é que as montadoras precisam encontrar as pessoas onde elas estão, e as vendas crescentes do Prologue em seu primeiro ano provam que o consumidor pode estar mais “pronto” do que algumas empresas pensam que estão. Essa corrida só vai esquentar em breve; todas elas precisam pensar se têm a tecnologia para encontrar o momento ou não.

Fonte: InsideEVs

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