O novo caminhão militar da GM é um Silverado HD elétrico com gases de diesel

por Green Car Reports

Por Stephen Edelstein

A General Motors transformou uma picape pesada Chevrolet Silverado em um híbrido pronto para combate.

Revelado esta semana na reunião anual da Association of the US Army (AUSA), o protótipo do veículo tático GM Next Gen é baseado no Chevy Silverado 2500HD ZR2 focado em off-road. Mas em vez dos motores V-8 a gasolina ou diesel dos modelos civis, o caminhão tático combina um turbodiesel menor de 2,8 litros em linha-4 com um pacote de bateria de 12 módulos e motores elétricos alimentando os eixos dianteiro e traseiro.

Chevrolet Silverado HD ZR2 2024
Chevrolet Silverado HD ZR2 2024

O comunicado da GM descrevendo o projeto com poucos detalhes parece semelhante em abordagem ao sistema híbrido plug-in usado no extinto Chevrolet Volt , no qual o motor é usado principalmente como um gerador para motores elétricos que fornecem a maior parte da propulsão real.

Neste caso, os motores elétricos fornecem toda a propulsão neste layout que foi confirmado como um híbrido de série pela GM ao Green Car Reports.

E o layout tem muitas vantagens, de acordo com a montadora. “A redução de peso correspondente de peças reduzidas permite que nossos clientes de defesa se beneficiem de maior espaço de embalagem e uma solução mecânica menos complexa, o que fornece vantagens de manutenção em ambientes austeros”, disse Sonia Taylor, diretora de comunicações da GM Defense. “Além disso, o gerador opera com eficiência máxima, carregando a bateria para permitir operações quase silenciosas quando necessário e apoiando a redução da demanda de combustível.”

Supondo que os módulos neste pacote de bateria sejam os mesmos módulos de células de bolsa de grande formato que a GM anteriormente chamava de Ultium, isso ofereceria aproximadamente a mesma capacidade de bateria de 102 kWh — o suficiente para rodar mais de 160 quilômetros totalmente elétrico, mesmo em um caminhão militar blindado volumoso. A GM Defense diz que o caminhão Next Gen “contém 85% de peças comerciais prontas para uso”, incluindo o sistema de frenagem regenerativa do GMC Hummer EV.

A GM abandonou os híbridos de qualquer tipo há alguns anos, mas no início deste ano indicou que traria de volta os motores híbridos plug-in .

O trem de força eletrificado oferece várias vantagens, de acordo com a empresa, incluindo a capacidade de entrar e sair silenciosamente de áreas perigosas e uma assinatura térmica mais baixa que também torna o caminhão mais difícil de detectar. O uso de um motor a diesel também torna a logística menos complicada, já que o caminhão pode utilizar a infraestrutura de abastecimento militar existente se o carregamento não estiver disponível, argumenta a GM.

Protótipo de veículo tático GM Defense Next Gen
Protótipo de veículo tático GM Defense Next Gen

O conjunto de baterias também pode ser usado como fonte de energia para equipamentos, e o caminhão retém muitos dos auxílios ao motorista de modelos civis, incluindo freios antibloqueio, controle de estabilidade e um sistema de câmera de 360 ​​graus. Ele está disponível em configurações de dois, quatro e seis assentos.

A GM Defense observa que o protótipo Next Gen “pode ​​ser testado por nossa comunidade de usuários de defesa, resultando em feedback que ajudará a moldar futuras soluções de mobilidade”.

A GM tentou reaproveitar algumas de suas outras tecnologias de EV para aplicações militares. Em 2021, a montadora anunciou planos para construir protótipos de um veículo militar totalmente elétrico baseado no GMC Hummer EV, e revelou uma versão conceitual em 2023. No início deste ano, a GM também disse que estava fornecendo baterias para os militares para fins de pesquisa, mas principalmente visando armazenamento de energia em vez de veículos elétricos.

Fonte: Green Car Reports

You may also like