O México está avançando com um veículo elétrico subsidiado pelo governo federal

por Green Car Reports

Enquanto o novo governo Trump continua comprometido com tarifas rígidas sobre as importações mexicanas, o governo mexicano está avançando com seu projeto de veículos elétricos acessíveis.

O projeto, chamado “Olinia”, que significa “movimento” na língua indígena náuatle, foi anunciado em outubro passado , mas a presidente Claudia Sheinbaum forneceu os primeiros detalhes no início deste mês.

Conforme Stephen Edelsen, da Green Car Reports, e relatado pelo Financial Times , o objetivo é um carro elétrico “ultracompacto” — projetado e construído no México — com um preço base entre 90.000 e 150.000 pesos, ou aproximadamente US$ 4.400 e US$ 7.300 nas taxas de câmbio atuais.

Montagem do Ford Mustang Mach-E - México
Montagem do Ford Mustang Mach-E – México

Isso será alcançado com pequenez e simplicidade. De acordo com o Financial Times, as autoridades querem que o Olinia EV seja recarregável usando uma tomada doméstica convencional em vez de uma estação de carregamento dedicada — mais como um eletrodoméstico do que um carro. Essa abordagem evita a questão da infraestrutura de carregamento público, que continua sendo um problema para a adoção de EV no México, assim como nos EUA.

Mas em vez de EVs convencionais, sua competição pode ser as pequenas motocicletas frequentemente usadas para viagens curtas ou como táxis em bairros de classe trabalhadora. Nesse sentido, é um pouco como uma atualização elétrica do Tata Nano , o carro a gasolina ultrabarato projetado para o mercado indiano como uma alternativa mais segura e confortável aos veículos de duas rodas.

O Olinia provavelmente também competirá com EVs de nível básico da Índia e da China. Um em cada cinco veículos vendidos no México em 2023 foi feito na China, de acordo com o Financial Times, refletindo que, embora o México construa um número substancial de carros, a maioria é exportada. Este projeto poderia produzir um EV feito no México que mais cidadãos do país poderiam pagar, embora, dado o orçamento modesto de 25 milhões de pesos (cerca de US$ 1,2 milhão), a probabilidade de ser feito em volumes consequentes permaneça em dúvida.

Fábrica do Grupo BMW em San Luis Potosí, no México
Fábrica do Grupo BMW em San Luis Potosí, no México

Enquanto isso, espera-se que o presidente Trump coloque em ação um plano tarifário agressivo discutido durante a campanha presidencial de 2024. Isso incluiu a promessa de uma tarifa de 100% sobre carros fabricados no México por marcas chinesas — EV ou não. Ele também prometeu “punir” empresas que enviam empregos para o México ou dependem fortemente de fábricas fornecedoras sediadas no México. Uma ampla gama de analistas e especialistas do setor projetaram que tais políticas aumentariam os preços dos carros novos para os consumidores dos EUA, mas sem a política real aqui ainda, isso equivale a especulação.

Em novembro, a Ward’s Intelligence projetou que as mudanças tarifárias com o México afetariam quase 3 milhões de veículos anualmente, incluindo alguns dos modelos mais acessíveis que chegam ao mercado dos EUA. Com notícias sugerindo que uma tarifa de 25% é o que a administração pode impor, o México provavelmente perderá alguma alavancagem econômica — e precisa elaborar mais planos próprios para dar suporte à manufatura.

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