O Mercedes CLA-Class 2026 é uma reformulação inovadora de veículos elétricos e híbridos

por InsideEVs

Por Andrei Nedelea

O último Mercedes-Benz CLA-Class era um sedã bonito, aerodinâmico, com tração dianteira e integral, que visava trazer novos clientes para a marca Silver Arrow com um preço acessível e motores de quatro cilindros eficientes. Você provavelmente não diria que ele incendiou o mundo, no entanto. É por isso que a chegada de um novo CLA-Class pode não parecer grande coisa, mas, desta vez, é mais importante do que você pode pensar inicialmente.

Depois de voar para a Alemanha para ver como a Mercedes criou e testou o novo CLA ultraeficiente , eu diria até que o renascimento eletrificado do CLA pode se tornar um W201 (190) moderno — algo que reinicia o que essa empresa é capaz de fazer. É muito importante, e muito foi investido em seu desenvolvimento.Receba as melhores notícias, análises, colunas e muito mais diretamente na sua caixa de entrada.

Desta vez, o CLA vem em formato totalmente elétrico ou híbrido — mas não como um híbrido plug-in. Ele terá um plugue do Padrão de Carregamento Norte Americano (NACS) estilo Tesla e um do Sistema de Carregamento Combinado (CCS) para máxima flexibilidade. Ele visa nada menos que o Lucid Air em termos de eficiência de EV. E o sistema híbrido por si só é um fascinante e poderoso kit. 

A Mercedes precisa que o CLA tenha sucesso para garantir que a marca tenha um futuro, já que as coisas mudaram drasticamente nos últimos 10 anos. Como todas as montadoras estabelecidas do hemisfério ocidental, a posição da Mercedes está sob ameaça das montadoras chinesas, que estão avançando a uma taxa sem precedentes e agora estão procurando expandir as vendas de seus carros cada vez mais talentosos e desejáveis ​​para o Ocidente. As tarifas podem não ser suficientes para segurá-las. 

Enquanto estive em Stuttgart na semana passada, não pude deixar de notar quantos Nio , BYD e Lynk & Co plug-ins vi na cidade, que é o lar da Mercedes-Benz e da Porsche. Ainda há muitos carros dessas marcas da Suábia, já que os moradores locais são extremamente leais a elas, mas ainda fiquei surpreso com quantos carros da China vi.

A Mercedes também precisa de ajuda. As vendas de seus EVs da marca EQ não foram fantásticas , pois os compradores não se acostumaram com o estilo de barra de sabão; de fato, a rival BMW parece ter levado a vitória para a primeira rodada. Mas a Mercedes diz que o CLA é a prova de que está longe de terminar com carros elétricos com visão de futuro.

E mesmo em seu território , os carros chineses estão começando a ganhar espaço, e é por isso que parece que a Mercedes fez de tudo para tornar o CLA (e outros veículos construídos em sua plataforma modular MMA ) líder de classe. Ele tem grande alcance e eficiência, e com um trem de força elétrico com tração traseira, deve ser muito bom de dirigir também.

A plataforma traz mais do que apenas um sedan

O sedã CLA será lançado no ano que vem, e em breve será acompanhado por uma variante shooting brake wagon que infelizmente não chegará aos Estados Unidos. Dois crossovers virão em seguida, que servirão como substitutos para os atuais EQA e EQB , então um deles provavelmente será um de sete lugares.

A plataforma MMA foi projetada para ser escalável e modular, então provavelmente sustentará mais modelos no futuro, alguns deles maiores do que o que conhecemos atualmente. A Mercedes é conhecida por estar trabalhando em um Classe C elétrico (o próximo passo acima do CLA na hierarquia de sedãs da Mercedes), que chegará em 2026.Mercedes-Benz Classe CLAFoto por: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz Classe CLA

No entanto, mesmo que a Mercedes diga que pode ir ainda mais longe com veículos baseados em MMA, o Classe C elétrico (e o GLC elétrico) não o usarão. Em vez disso, eles serão construídos em outra arquitetura EV sob medida chamada MB.EA. Isso foi pensado para substituir a plataforma EVA2 usada no EQE e EQS , mas novos relatórios sugerem que as duas plataformas podem coexistir por mais alguns anos.

Com a plataforma AMG-EA, que será exclusiva dos modelos AMG , isso elevará o número total de plataformas EV dedicadas da Mercedes para quatro.

CLA elétrico puro

A plataforma MMA, abreviação de Mercedes Modular Architecture, é a chave para o CLA e permite tanto motores elétricos quanto híbridos. A Mercedes não está planejando fazer híbridos plug-in nessa plataforma, argumentando que dar aos compradores duas escolhas é o suficiente.

Parece uma escolha inteligente porque, embora os PHEVs sejam ótimos no papel e tenham certos casos de uso específicos em que se destacam, usá-los corretamente exige recargas regulares , e isso é algo com que muitos proprietários simplesmente não estão dispostos a se comprometer.Mercedes-Benz Classe CLAFoto por: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz Classe CLA

Com uma arquitetura de 800 volts , a plataforma MMA tem um pico de potência de carga de 320 quilowatts em veículos equipados com baterias NMC. Elas podem adicionar 186 milhas (320 km) de alcance em apenas 10 minutos se você começar a carregar em torno de 10% após ter pré-condicionado a bateria no caminho para o carregador. A Mercedes diz que o carregamento de 10 a 80% pode ser concluído em apenas 22 minutos.

Graças às tomadas de carregamento CCS e NACS , os proprietários do CLA EV poderão escolher entre conectá-lo a uma rede Tesla Supercharger ou a qualquer carregador rápido CC.

A unidade de tração traseira de 268 cavalos de potência incluirá um motor síncrono de ímã permanente (PSM) e uma transmissão de duas velocidades , semelhante à que a Porsche tem no Taycan. Ela melhora a elasticidade, permitindo tanto aceleração melhorada quanto maior eficiência em altas velocidades.

O CLA 4Matics de motor duplo tem uma unidade de acionamento menor adicional que aciona o eixo dianteiro por meio de um mecanismo de engrenagem de redução de velocidade única. Ele também roda um PSM e tem uma saída de pico de 107 cv, elevando a saída de potência total para o norte de 300 cv — o valor de potência combinado ainda não foi divulgado. Ambos os motores podem ser desacoplados, permitindo que o carro deslize livremente, ajudando a aumentar a eficiência em certas situações.

Com ambos os motores acionados, o CLA EV será capaz de regenerar até 200 kW de energia em desaceleração.

O CLA de bateria grande, que tem 85 quilowatts-hora de capacidade utilizável, tem até 466 milhas (750 km) de alcance WLTP . A variante mais acessível contará com um pacote de bateria LFP de 58 kWh que ainda deve obter uma classificação oficial de alcance de cerca de 310 milhas (500 km) WLTP. A Mercedes emparelhará o CLA de tração traseira com motor único básico com esta bateria menor, o que deve reduzir seu peso e manter a eficiência alta.

A potência de carregamento para carros equipados com baterias LFP será menor, mas, como elas também têm menor capacidade, a diferença no tempo de carregamento não deve ser significativa.

O CLA Híbrido

A Mercedes desenvolveu um motor de quatro cilindros totalmente novo para a versão híbrida do novo CLA e modelos subsequentes construídos na plataforma.

É um quatro cilindros de 1,5 litro chamado M252, que é relacionado ao seis cilindros em linha de 3,0 litros da Mercedes, o M256, mas seu foco é puramente na eficiência. Ele atende ao novo e rigoroso padrão de emissões EU7, que será aplicado a partir de 2026, que além do escapamento também levará em conta as emissões de pneus e freios.

O novo M252 usa 17% menos espaço do que o motor de 2,0 litros do CLA atual e, como seu motor elétrico fica na caixa de câmbio, ele não tem um gerador de partida integrado como o atual modelo híbrido leve. Alimentando o sistema híbrido de 48 volts do carro está uma pequena bateria de 1,3 kWh localizada sob o assento do motorista.

O CLA híbrido estará disponível com três saídas de potência e tração dianteira ou integral. Os níveis de potência são 134, 160 e 187 cv com respectivos valores de torque de 147 lb-ft (200 Nm), 184 lb-ft (250 Nm) e 221 lb-ft (300 Nm). Todos apresentam a mesma transmissão de dupla embreagem de oito velocidades com um motor de 27 cv integrado, o que permite navegação elétrica (basicamente desligando o motor de combustão e dirigindo apenas com eletricidade) a velocidades de até 62 mph (100 km/h).

A Mercedes não chegou a fornecer uma classificação de eficiência para o híbrido, mas ouvimos eles mencionando seu objetivo de fazer com que ele tenha um consumo semelhante ao do diesel.

O que vem a seguir?

Estamos ansiosos para ver mais em breve, incluindo o design de produção final. O CLA-Class está previsto para o final de 2025 como um modelo de 2026. Quando estrear, fará pelos EVs da Mercedes o que os carros EQ até agora não fizeram — tudo isso enquanto oferece flexibilidade com uma versão híbrida muito inteligente também. 

Será um sucesso quando fizer sua estreia nos EUA? Descobriremos em breve. 

Fonte: InsideEVs

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