Por Mack Hogan
Eu não esperava que a estratégia de veículos elétricos da Honda para 2024 funcionasse. Principalmente porque eu não estava convencido de que ” vender um EV da General Motors com um emblema da Honda ” se qualificasse como uma “estratégia”. O único EV da marca, o Honda Prologue , é essencialmente um Chevy Blazer EV remodelado e com Apple CarPlay incluído . Mas como a GM é muito mais generosa com gastos de incentivo , o Honda tende a ser muito mais caro para alugar. Eu pensei que tudo isso era uma receita para uma catástrofe de vendas, mas aqui estou eu comendo torta humilde. O Honda Prologue está arrasando.
A Honda registrou 4.130 vendas do Prologue em outubro, após 3.785 vendas em setembro e 5.401 em agosto. A General Motors não relata vendas mensalmente, mas registrou 7.998 vendas do Blazer EV no terceiro trimestre de 2024. O calendário de vendas automotivas é altamente sazonal, então não podemos realmente anualizar essas taxas de forma simples.
Mas a Honda está mantendo um ritmo de vendas mais alto com o Prologue do que a GM está com o Blazer EV. Notavelmente, no entanto, o Prologue foi introduzido mais tarde e teve um lançamento mais suave do que o Blazer EV. E o Blazer EV agora tem concorrência dentro do showroom da Chevy: o novo Chevy Equinox EV, que é apenas um pouco menor do que o Blazer EV, já está à venda. Ele também pode ser adquirido por menos de US$ 35.000 com créditos fiscais .
Fator nas vendas da Equinox — 9.772 entregas no último trimestre — e a General ainda tem a Honda derrotada. O Cadillac Lyriq da empresa também está postando números maiores do que o ZDX da Acura , que é novamente bem parecido por baixo. A GM movimentou 7.224 Lyriqs no último trimestre, um período de dois meses e meio. A Acura entregou 1.212 ZDXs em outubro, 979 em setembro e 1.003 em agosto. Além disso, a GM vende três caminhões elétricos e tem mais EVs chegando em breve.
Mas já sabíamos que o plano da GM estava dando certo. O que é surpreendente é o quão bem a Honda conseguiu se recuperar de seu início tardio em EVs. Sua decisão de renomear um produto da GM atraiu muitas críticas, mas os compradores estão respondendo. Apesar dos preços de aluguel mais altos do que os SUVs EV quase idênticos da GM, o Prologue oferece as mesmas especificações EV competitivas de uma marca na qual os consumidores parecem confiar mais. A Honda tem 20 anos de história levando os híbridos a sério, e os consumidores esperam amplamente que a Honda e a Toyota também liderem a carga em EVs. Foto de: Mack Hogan/InsideEVs
Meu Chevy Blazer EV pessoal, que é praticamente o mesmo carro que o Prologue.
Eu não diria que nenhuma das marcas atingiu essa expectativa ainda. Mas o ímpeto da Honda está crescendo, e seu primeiro EV de longo alcance produzido internamente está programado para chegar no ano que vem. O Prologue já é um produto melhor do que o Toyota bZ4X de carregamento lento , para o qual a Toyota nem se preocupou em desenvolver software de planejamento de rotas no carro ou telas de dados de carregamento. A opção da Honda é mais completa, com um número de alcance sólido e bom software. Além disso, enquanto os EVs da Chevy não oferecem Apple CarPlay, o Prologue oferece. Essa é uma grande vitória para os consumidores normais, que estão acostumados com o software.
Além disso, a Honda tem um pipeline de compradores que se importam com eficiência e custos de funcionamento, e confiam na marca para entregar essas métricas. É por isso que os híbridos também estão se tornando uma fatia maior do bolo de vendas. Enquanto as vendas do Accord Hybrid e do CR-V Hybrid caíram até agora neste ano, o novo Civic Hybrid é uma versão eletrificada de um dos carros mais populares para compradores jovens. Para os compradores jovens que estão prontos para trocar seus Civics, a Honda agora tem uma opção EV real, e está convertendo muitos deles. Mais importante para a marca, agora que tem uma opção elétrica, não está mais perdendo todos os clientes que querem uma experiência puramente EV. Só isso já faz o Prologue valer a pena para a Honda.
Então é um sucesso. Mas não grande o suficiente para carregar a marca. Possuir o futuro exigirá a capacidade institucional de construir EVs competitivos e definidos por software internamente. A Honda ainda não provou que pode fazer isso. Ela planeja fazer isso em 2025. Como o Prologue mostra, se a empresa conseguir fazer um esforço decente, não terá muita dificuldade em encontrar compradores.
Fonte: Inside EVs