O Ford 1949

por Gildo Pires

O Ford 1949

Após a Segunda Guerra Mundial, a Ford Motor Company passou de um centro de fabricação militar de volta ao construtor de veículos de consumo que havia sido anteriormente. O Ford 1949 foi o primeiro veículo do pós-guerra que a empresa produziu com um design completamente novo, sob a liderança de Henry Ford II, e criado pelo famoso designer industrial e automotivo, George Walker.

Walker procurou combater o volume existente que era comum em projetos de veículos na época. Ele e sua equipe projetaram um veículo com laterais lisas, criando algumas das primeiras considerações aerodinâmicas para um automóvel na década de 1940. O carro foi apresentado ao público no Waldorf-Astoria Hotel, em Nova York, em 10 de junho de 1948. O Ford 1949 ganhou o Fashion Academy Award pelo estilo geral. Foi anunciado como o “Carro do Ano” e seu estilo inovador de carroceria atraiu compradores em grande número.

O design de 1949 foi moldado em linhas funcionais, resultando em sua silhueta baixa e arrebatadora. A frente icônica era distinta, o capô grande, mas menor do que os modelos de veículos anteriores. O veículo veio em duas linhas, a Ford e a Ford Custom. Os estilos de carroceria em ambas as linhas incluem o sedã de quatro portas, o sedã de duas portas e o cupê do clube. Os modelos conversível e station wagon foram obtidos apenas na linha Custom e o cupê de três passageiros apenas na linha Ford. Havia oito novas cores exteriores oferecidas, incluindo Bayview Blue Metallic e Arabian Green.

As vendas de veículos refletiam a popularidade do carro. Em 1949, a Ford Motor Company vendeu mais de um milhão de Fords, Mercurys e Lincolns para o povo americano. Sua nova popularidade se refletiu na Ford dobrando seu lucro, emergindo dos anos de ganhos escassos e perdas desanimadoras para o sucesso e a força.

Um total de 1.118.762 Fords 1949 foram produzidos. Os historiadores referem-se ao carro como o veículo que salvou a Ford Motor Company, pois foi o Ford de 1949 que iniciou a empresa na pista de perdas no período imediato do pós-guerra para lucros na década de 1950. O veículo foi produzido apenas por alguns anos, mas foi crucial para o retorno da empresa da fabricação em tempo de guerra para a produção de veículos.

O Ford 1949 foi o veículo que provou que a Ford Motor Company permaneceria forte no novo mundo pós-guerra.

You may also like