O Fan Car que qubrou o recorde do Top Gear

por admin

Quando o Aston Martin Valkyrie quebrou o recorde de carros de produção na pista de testes do Top Gear , mencionei que o McMurtry Spéirling tinha uma chance real de reivindicar o recorde absoluto. Apenas duas semanas depois, a loucura dos monopostos elétricos é de fato o novo rei indiscutível. Finalmente, o Renault R24 de Fórmula 1 de 2004 foi destronado, cerca de 21 anos depois de subir ao topo da tabela de classificação.

Ninguém menos que   o misterioso piloto de corrida do Top Gear , The Stig , é o responsável por quebrar o antigo recorde de volta em 3,1 segundos.  McMurtry Spéirling cruzou a linha de chegada em apenas 55,9 segundos na pista de 2,8 km do Aeródromo de Dunsfold, em Surrey, Reino Unido. Para colocar isso em perspectiva, The Stig precisou de 1 minuto e 9,6 segundos para completar a mesma volta no Valkyrie, o carro mais rápido para circular na famosa pista britânica.

Isso mesmo – o McMurtry Spéirling é 13,7 segundos mais rápido que o Valkyrie . Este último pode ser legalmente aprovado para as ruas, mas o hipercarro da Aston Martin tem raízes na F1, aclamado como um dos carros mais radicais a já ter uma placa. O novo recorde estabelecido pela pequena máquina elétrica foi alcançado com um protótipo de validação (VP1) da versão Pure.

Segundo Adrian Padeanu, da revista Motor1, o Pure representa uma evolução do carro que quebrou o recorde de volta no Festival de Velocidade de Goodwood em 2022, ao subir a famosa colina em 39,08 segundos. Comparado ao McMurtry Spéirling original, o modelo atualizado troca as rodas de 19 polegadas por um conjunto mais leve de 18 polegadas, com pneus slick dianteiros de 270 mm e traseiros de 300 mm mais largos. Ele tem para-lamas mais robustos, refrigeração aprimorada, ajustes aerodinâmicos e uma bateria de 100 kWh de melhor qualidade, que carrega em 20 minutos. De acordo com a marca, ele pode durar 10 voltas em Silverstone a todo vapor.

É difícil acreditar que o recorde será melhorado num futuro próximo. A menos que o Stig tente novamente reduzir ainda mais o tempo da volta já impressionante. O Spéirling leva o impressionante tempo de 1,55 segundo para atingir 96 km/h e completa o quarto de milha em oito segundos, atingindo uma velocidade máxima de 298 km/h.

O modelo Pure conta com 1.000 cavalos de potência distribuídos no eixo traseiro. Tudo isso em um carro que pesa apenas 1.200 quilos, ou quase o mesmo que um Mazda MX-5 Miata RF . O Spéirling possui um monocoque de fibra de carbono, com comprimento total de apenas 3,7 metros, 1,78 metros de largura e 1,02 metros de altura. Apesar de seu tamanho ultracompacto, motoristas de até dois metros de altura e até 150 quilos podem caber em seu interior.

Esse tipo de performance de tirar o fôlego não sai barato. Limitado a 100 unidades, o brinquedo de pista custa £ 895.000, ou US$ 1,17 milhão pelo câmbio atual.

You may also like