Por Iulian Dnistran
A promessa de baterias de estado sólido em veículos elétricos está ficando um pouco ultrapassada, mas é inegável que o progresso está sendo feito. Um exemplo: a Stellantis lançará uma frota de demonstração de muscle cars elétricos Dodge Charger Daytona equipados com células de estado quase sólido da Factorial, que são mais leves e contêm mais energia do que suas células de ânodo líquido comuns.
A frota chegará às ruas até 2026, mas não sabemos quantos carros receberão as baterias de estado sólido que prometem ser muito mais seguras, fornecer mais autonomia de direção e carregar mais rápido em comparação com as células de íons de lítio convencionais. A Stellantis também não forneceu um cronograma para quando as pessoas terão a chance de comprar EVs com baterias de estado sólido.
Stellantis , assim como Mercedes-Benz e Hyundai Motor Group , investiram centenas de milhões de dólares na tecnologia de bateria de estado sólido da Factorial. A startup alega que sua tecnologia proprietária Factorial Electrolyte System Technology (FEST) pode ser incorporada em fábricas de células de íons de lítio existentes, reduzindo assim os custos iniciais de fabricação. A desenvolvedora de baterias sediada nos EUA já tem a maior linha de baterias de estado sólido do país no subúrbio de Boston, Methuen, Massachusetts. Quando estiver totalmente operacional, produzirá 200 megawatts-hora de baterias todos os anos.
Nos próximos veículos elétricos de demonstração Dodge Charger, as células têm uma densidade de energia de mais de 390 watts-hora/quilograma, o que é superior aos cerca de 200 a 300 Wh/kg oferecidos pelas células de íons de lítio de ânodo líquido disponíveis comercialmente atualmente.
“Esta frota de demonstração é um marco importante em nossa parceria com a Factorial”, disse Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis. “Ao integrar a solução de bateria inovadora da Factorial na plataforma STLA Large, estamos validando seu potencial para aprimorar nossa linha de veículos elétricos, garantindo que os clientes se beneficiem de melhor desempenho, maiores alcances de direção e tempos de carregamento mais rápidos nos próximos anos.”Foto por: Dodge
Dodge Charger Daytona 2024
Célula de bateria de estado sólido de energia fatorial
A mesma plataforma STLA Large que sustenta o Dodge Charger Daytona será usada pela Jeep , Alfa Romeo, Chrysler e Maserati , então poderemos ver EVs movidos a bateria de estado sólido dessas marcas em breve também. O principal obstáculo para a ampla adoção desse tipo de célula até agora foi atribuído à complicada aceleração da produção. Normalmente, as fábricas de células de estado sólido precisam ser construídas do zero, mas com a abordagem da Factorial, as linhas de produção de fábricas de células de íons de lítio à base de líquido ou gel podem ser simplesmente atualizadas, para que as coisas possam se mover mais rápido.
Vamos torcer para que eles ajam rápido o suficiente, porque a promessa de veículos elétricos de estado sólido mais baratos, com maior alcance e carregamento mais rápido já existe há pelo menos uma década.Receba as melhores notícias, análises, colunas e muito mais diretamente na sua caixa de entrada.Inscrever-sePara mais informações, leia nossa
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Fonte: Stellantis / InsideEVs