Por Stephen Edelstein

O show anual SEMA em Las Vegas é normalmente uma vitrine para veículos de produção modificados e peças de reposição, mas este ano a Kia trouxe um veículo conceito elétrico pronto para a aventura.
O conceito Kia PV5 WKNDR é uma van elétrica derivada do Kia PV5, um de uma série de conceitos Platform Beyond Vehicle (PBV) que a Kia revelou na CES no início deste ano. Esses conceitos previam uma linha de vans elétricas flexíveis para uso comercial, mas o PV5 WKNDR é voltado para recreação.
Conceito Kia PV5 WKNDR
Um para-choque dianteiro equipado com guincho, pneus grossos sob para-lamas alargados e um acessório de camper pop-up preparam esta van para viagens off-grid, enquanto painéis solares integrados ajudam a garantir um nível de autossuficiência uma vez lá. Um compressor de ar de bordo também pode ser usado para esvaziar os pneus para off-road ou inflar um colchão de ar.
Quando estacionado, um sistema de armazenamento modular permite que suprimentos e equipamentos sejam armazenados com segurança do lado de fora, liberando mais espaço interno, ao mesmo tempo em que oferece fácil acesso, de acordo com a Kia. Isso também inclui um conjunto de cozinha móvel para cozinhar em um acampamento.
Conceito Kia PV5 WKNDR
Conforme detalhado pela Kia na CES no início deste ano, o PV5 e outros conceitos PBV diferem significativamente dos EVs atuais. Não houve menção à plataforma de skate , mas sim a corpos superiores intercambiáveis, presos ao chassi por meio de acoplamentos magnéticos, que permitem que o mesmo veículo desempenhe funções diferentes. Uma van poderia mudar de táxi durante o dia para uma van de entrega à noite, para um veículo de recreação como o WKNDR em, bem, fins de semana.
A Kia montou uma fábrica dedicada para seu negócio de PBV na Coreia do Sul que deve começar a produção em 2025 com uma capacidade anual de 150.000 unidades , e protótipos camuflados da van elétrica PV5 foram vistos em testes. A Kia vê essas vans elétricas como produtos-chave para seu futuro impulso EV, e pode usá-las como base para robotaxis caso a tecnologia de direção autônoma atinja a maturidade.
Fonte : Green Car Reports